Chá de casca de manga: evite desperdício fazendo esta incrível e benéfica bebida

O consumo desse item proporciona ao seu corpo a reposição de vitaminas e minerais que irão melhorar a sua saúde consideravelmente

Foto do revisor (Andreia de Souza)
Revisado por: (Andreia de Souza)
Anúncio


A manga, conhecida cientificamente como Mangifera indica, é uma fruta bem comum no Brasil, e dessa forma, de fácil acesso. Porém, poucas pessoas consomem a sua casca. Por isso, o Folha Agro, do site Folha Go mostrará hoje, 06 de março, como evitar o desperdício fazendo um delicioso chá de casca de manga.

Continua depois da publicidade

Rica em nutrientes essenciais para o corpo, a manga é uma fruta muito consumida. Contudo, sua casca, que possui uma concentração ainda maior de alguns elementos, é geralmente descartada. Ou seja, o fazer o chá de casca de manga é o modo ideal para potencializar usufruir de todas as propriedades da fruta e incrementar a sua dieta.

Saiba mais: O que plantar na lua nova? Aproveite esse período para deixar sua horta abastecida e produtiva
Benefícios do chá de casca de manga
As cascas de manga podem trazer grande ajuda ao organismo devido as suas propriedades anti-inflamatórias e os seus antioxidantes. Do mesmo modo, o consumo desse ingrediente proporciona ao seu corpo vitaminas A e C, além das fibras e minerais como ferro, zinco, cálcio, potássio e magnésio.

Continua depois da publicidade

Chá de casca de manga Chá de casca de manga (Reprodução Canva Pro)
Melhora a digestão
Pela abundância de fibras que contem a casca da manga, quando consumida, é benéfica ao sistema digestivo. Ou seja, ela estimula o trânsito intestinal, reduzindo e prevenindo inchaços, gases e obstruções. Além disso, ela possui enzimas que podem quebrar as proteínas, facilitando a digestão e eliminação das fezes.

Veja também: Soja deve manter o ritmo de produção, porém com estoque limitado
Fortalece o sistema imunológico
As propriedades anti-inflamatórias presentes no chá auxiliam no fortalecimento da imunidade, tornando o corpo mais resistente contra doenças. Além do mais, ainda possui a vitamina A, que auxilia diretamente no funcionamento do sistema imunológico e protege a visão.
Controle dos níveis de açúcar
O chá de casca de manga tem propriedades que auxiliam no controle dos níveis de insulina no sangue. Sendo assim, funciona como um grande redutor de glicose. Nesse sentido, o consumo dessa bebida pode ajudar no controle da diabetes.
Prevenção ao câncer
Os antioxidantes que esse fruto possui servem para eliminar radicais livres. Desse modo, protege o corpo ao eliminar substâncias que podem causar o envelhecimento precoce e até mesmo o câncer. Portanto, eles auxiliam eficientemente o sistema imunológico.
Benefícios estéticos
Além das vitaminas, a casca da manga possui funções antibacterianas, antissépticas e anti-inflamatórias, que auxiliam na manutenção de uma pele saudável, hidratada e sem acnes. Além disso, funciona como diurético, facilitando a eliminação de líquidos pelo sistema urinário, evitando inchaços e auxiliando na perda de peso.
Como fazer o chá de casca de manga
Em primeiro lugar, você deve higienizar bem a fruta, de preferência com hipoclorito de sódio. Juntamente com um litro de água, coloque 2 xícaras de casca de manga no fogo e deixe ferver por 15 minutos. Após esse período, desligue e deixe descansar por mais 5 minutos. Por fim, basta coar e consumir o chá de casca de manga pela manhã.

Você também pode gostar: Agronegócio pode registrar maior aumento do PIB dos últimos 20 anos

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais

Política de Privacidade e Cookies