Veja as as frases mais marcantes de Martinho Lutero

Hoje (10/11), é comemorado o dia do nascimento de Matinho Lutero, uma das figuras centrais da reforma protestante

No dia 10 de novembro de 1483, há exatos 537 anos, nascia um dos maiores nomes da Reforma Protestante, Martinho Lutero. O seu nascimento aconteceu na cidade de Eisleben, Saxônia-Turíngia, na Alemanha. A sua passagem foi marcada por diversos pensamentos e frases que ainda possuem utilidades na atualidade.

O ambiente onde cresceu possuía um grande rigor em relação à religião, podendo ser um dos motivos que o levou, mais tarde, a liderar o movimento reformista cristão. A sua vida acadêmica começou aos 16 anos, quando ingressou na Universidade de Erfurt.

Seguindo as influências da época e também as suas tendências, em 1505, ele decidiu entrar no Mosteiro Agostiniano de Erfurt. Mas o momento que deu início a sua importância histórica, aconteceu no dia 31 de outubro de 1517, quando ele elaborou e colocou na porta da igreja as “95 teses contra a venda de indulgências”.

Como já falado, os seus pensamentos foram eternizados na história, podendo ser representado na apresentação das teses, ou nas suas diversas frases que deixa claro como era o seu modo de pensar.

Gosta de frases reflexivas? Clique aqui e veja uma lista com as melhores frases de pensadores e celebridades.

Principais frases e pensamentos de Martinho Lutero

Pintura do monge Martinho Lutero | Foto: reprodução / Revista Galileu

Toda a sua trajetória acadêmica e também a sua liderança dentro da Reforma Protestante, fizeram com que o seu pensamento fosse moldado. É claro que muitos deles, quando ditos na atualidade, podem causar certa estranheza.

É importante ler as frases para entender qual era o contexto que ele estava inserido, percebendo que, muitas vezes, os seus pensamentos são apresentados como atuais, quando comparado com pensadores no século XXI.

Confira agora algumas de suas frases mais marcantes:

O coração do homem é como um moinho que trabalha sem parar. Se não há nada para moer, corre o risco de se triturar a si mesmo.

Pode-se ver claramente como ele entendia que o amor é uma necessidade. Podemos trazer essa reflexão para atualidade e entender como o vazio de uma existência, bastante comum na era das redes sociais, pode ser uma tortura.

O cristão vive não em si mesmo, mas em Cristo e no próximo. De outro modo, ele não será um cristão.

Aqui tem uma crítica implícita ao modo como muitos seguiam a religião cristã. Ele afirma, de um modo mais sutil, que para ser considerado cristão, o homem deve seguir a Cristo e ser compassivo ao próximo. Caso contrário, por mais que existisse a afirmação de que o cristianismo estava sendo seguido, de acordo com Lutero, se o ser estivesse longe desses comportamentos, a religião não estaria sendo representada.

É bastante comum, em suas frases, a representação sobre os caminhos corretos que um cristão deve seguir para que a religião e a sua fé, pudessem ser validadas.

Clique aqui e veja uma lista com frases de outros pensadores e celebridades.

A mais amorosa, fraterna e encantadora relação, comunhão ou companhia é a do bom casamento.

Frases como essa, também serão bastante encontradas. Lutero afirmava a importância do casamento, mas também não deixava de expor as dificuldades que o matrimônio podia trazer. Ele foi casado com a freira Catarina de Bora ou Katie, como ele a chamava.

Ensinamos melhor aquilo que precisamos aprender.

Essa frase é a representação da sua experiência como professor. De fato a afirmação falada faz total sentido, pois ensinar é um aprendizado constante.

Frases de Martinho Lutero: considerações finais

Está claro que Martinho Lutero teve a sua contribuição para os fatos históricos e acontecimentos que vieram após a sua existência. A apresentação de suas frases, como já citado, podem ser utilizadas como a representação dos pensamentos da época.

A ideia principal da apresentação de Martinho Lutero através das suas frases, é a ativação do pensamento questionador, abrindo novos caminhos para a  mente. Essa abertura pode trazer tanto  críticas quanto a perpetuação de algumas ideias que podem ser consideradas válidas para a atualidade.

Clique aqui e veja uma lista com frases de outros pensadores e celebridades.

Comments are closed.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais

Política de Privacidade e Cookies