Arroz de natal: veja receitas especiais para entrar no clima; confira

Receita especial de arroz de natal.

Arroz de natal é uma daquelas receitas que são cercadas de polêmicas, não por si, mas como ele é feito, lembra daquela história: com passas ou sem passas? Pois é, mas hoje 30/11, o WebNews, do site Folha Go, preparou duas receitas fáceis e especiais, para passar longe das polêmicas,  e claro entrar no clima natalino!

O arroz de natal é um prato importante na ceia, não deixe de incluir na lista de comidas.
O arroz de natal é um prato importante na ceia, não deixe de incluir na lista de comidas. Foto: Pexels.

Alguns preferem arroz branco, para servir como acompanhamento de outros pratos, já há quem prefira o arroz temperado, afinal é um dia especial.  Mas tem outros ainda, que não se importam muito quanto ao estilo, só não querem saber das uvas passas. 

Leia ainda: Arroz com atum e legumes; uma combinação leve, fácil e nutritiva para o jantar

Arroz de natal –  duas receitas fáceis 

Há arroz e arroz. Tem aqueles com muitos temperos, detalhes técnicos, tipos diferentes, mas tem aqueles mais simples, fácil de fazer e que agrada todo mundo! Que tal começar por esse último estilo? 

1. Arroz de natal branco 

Para quem tem experiência na cozinha, essa receita é simples muito fácil, mas para os que não levam jeito é importante dar atenção aos detalhes. De todo modo, é uma receita tranquila. Anote os ingredientes e fique alerta no preparo. 

Você vai precisar de:

  • 1 xícara de arroz parboilizado ou branco; 
  • 2 xícaras de água;
  • ½  cebola picada;
  • 1 dente de alho amassado ;
  • Azeite.

Faça da seguinte maneira 

  1. Primeiro lave o arroz e reserve;
  2. Em seguida, em uma panela coloque dois fios de azeite (pode ser óleo ou manteiga) e aqueça;
  3. Depois coloque a cebola, mexa, e depois o alho; 
  4. Refogue bem e quando o alho estiver dourado e a cebola transparente coloque o arroz e mexa bastante para que o tempero incorpore no grão;
  5. Coloque a água, sal a gosto e tampe. Por fim, espere a água secar e cozinhar para ficar pronto. 

Esse arroz não é escorrido, espere a água secar na panela, e cuide da temperatura do fogo e da quantidade água, se o cozimento demorar muito o arroz ficará empapado. 

Você também pode gostar de: Do trivial ao diferenciado: veja como fazer um maravilhoso contrafilé especial na manteiga, alho e orégano

2. Arroz de natal amarelo 

O arroz amarelo é diferente do arroz branco pelo toque especial de açafrão em pó, que é a cúrcurma, uma especiaria facilmente encontrada perto de temperos comuns, como o orégano, curry, canela etc. 

Para fazer esse arroz, o modo de preparo é o mesmo, o grande truque é acrescentar uma ou duas colheres de café, da cúrcuma enquanto refoga os temperos. Mexa bem para dissolver o pó e só coloque o arroz quando estiver mais dourado. 

Para o gosto ficar realmente bom, se certifique que a cúrcuma está dissolvida, e totalmente misturada no arroz refogado. Depois coloque a água e cozinhe normalmente.

Veja outra receita de natal: Como preparar um salpicão leve e com sabor marcante: confira agora

O arroz de natal branco é preferido por muitas pessoas, serve como um acompanhamento simples em uma mesa farta
O arroz de natal branco é preferido por muitas pessoas, serve como um acompanhamento simples em uma mesa farta. Faça essa opção simples, e depois veja como também fez sucesso. Foto: Getty Images.

3- Risoto de natal

O grande diferencial do risoto não são os outros componentes da receita e sim o tipo de arroz e como ele é cozido.

Use o arroz arbóreo e cozinhe sempre mexendo, isso fará com que o grão solte amido e o prato fique cremoso, sem precisar de nenhum adicional como creme de leite.  Confira a receita completa desse arroz de natal mais incrementado. 

Você vai usar:

  • 4 xícaras de arroz, de preferência arbóreo;
  • 1 kg de pernil cozido em água com tempero básico de alho e sal;
  • Curry, 1 colher de sobremesa;
  • Milho, 1 lata;
  • Ervilha, 1 lata;
  • 1/2 copo de água.

Como preparar:

  1. Primeiro desfie o pernil e reserve e guarde também a água do cozimento;
  2. Em seguida refogue o arroz normalmente, do mesmo jeito que faz o tradicional, acrescente o curry igual a cúrcuma na receita do arroz amarelo;
  3. Depois cozinhe o arroz com a água do pernil;
  4. Separe a carne em dois: uma parte bata com temperos de sua preferência mais meio copo de água. A outra parte deixe desfiado e misture no arroz já cozido;
  5. Logo depois coloque o milho e a ervilha;
  6. Por fim sirva com o pernil.

Aprenda mais: Como fazer uma salada de maionese simples?

Comments are closed.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais

Política de Privacidade e Cookies