Babosa: conheça os diversos usos da planta como cicatrizante e embelezador e saiba como utilizá-la

Confira um guia super interessante sobre a babosa, a planta versátil e com diversos benefícios

Anúncio


Não é nenhuma novidade que a babosa é uma planta versátil e que pode ser utilizada de diversas formas, pois possui princípios ativos super interessantes e benéficos. Mas você, certamente, não conhece tudo o que essa planta pode fazer, mesmo porque são diversas possibilidades. Tendo isso em vista, o Blog News Cotidiano do Folha Go preparou nessa quarta-feira (08/09) esse guia super completo para você conhecer os diversos usos cicatrizantes e embelezadores da babosa.

Continua depois da publicidade

Assim sendo, confira todas as informações que você precisa ter sobre essa planta incrível e veja como é possível aproveitar todos os benefícios que ela oferece. Confira, portanto, receitinhas super fáceis para usar na pele e no cabelo e ter a babosa como aliada na beleza e na saúde.

Leia ainda: Como cultivar morango no vaso: confira dicas importantes de cuidados para ter planta saudável

Continua depois da publicidade

Mas afinal, o que é a babosa?

A babosa (Aloe vera ou, ainda, Aloe barbadensis) é uma planta de origem africana que se adapta super bem em locais de clima árido, pois necessita de bastante sol para se desenvolver.

Continua depois da publicidade

Ela é rica em vitaminas, sais minerais e propriedades super benéficas, como os aminoácidos. Embora ela seja uma das suculentas mais faladas na atualidade, o seu uso data desde a Antiguidade pelos Egípcios e Árabes.

Apesar de o tipo mais conhecido tanto pelas pessoas, como pela indústria cosmética ser a Aloe vera, há mais de 350 tipos de babosa com especificidades diferentes; ou seja, com propriedades medicinais e utilidades diferenciadas. Alguns desses tipos são recorrentes no Brasil.

A planta possui flores amareladas e folhas verdes revestidas de espinhos característicos que lembram bastante os cactos.

No entanto, é o seu interior o grande cerne da questão. As folhas da babosa são preenchidas na sua parte interna por uma camada fibrosa e consistente chamada de mucilagem.

A mucilagem, por sua vez, se assemelha a um gel viscoso. Desse modo, é na mucilagem que as diversas propriedades medicinais, terapêuticas e cosméticas da babosa estão.

Confira também: Cuidados com suculentas: veja dicas de jardinagem para deixar as plantas mais bonitas

Principais usos da babosa

Babosa: conheça os diversos usos como cicatrizante e embelezador da planta e saiba como utilizá-la
Babosa: conheça os diversos usos como cicatrizante e embelezador da planta e saiba como utilizá-la – Imagem: Divulgação iStock

Dessa forma, a babosa pode ser utilizada de diversas formas; confira os principais usos:

  • para tratar queimaduras;
  • melhorar o aspecto de cicatrizes;
  • hidratar a pele;
  • tem ação depurativa (limpa o organismo de toxinas);
  • ajudar na recuperação de processos infecciosos da pele;
  • evitar o aparecimento de alguns tumores e diabetes;
  • tem ação estimulante;
  • atenua a acne.

E mais

  • alivia o desconforto de picadas de insetos;
  • melhorar a saúde do cabelo (tônico capilar);
  • tem ação laxante, vermífuga e hepática;
  • adesivo natural para próteses dentárias No caso da mucilagem);
  • fabricação de cordas e tecidos mais grossos (no caso das fibras da planta);
  • aromatizantes em bebidas e algumas comidas  (no caso do óleo extraído das raízes);
  • fabricação de licores, bebidas e tônicos digestivos (no caso da essência das folhas).

Vale salientar que o estudo sobre a babosa é algo presente no Brasil, visto todos os benefícios e potenciais utilizações na medicina. Pesquisadores têm descoberto e mapeado o uso da planta para tratar doenças como câncer, lúpus, leucemia e diversas outras.

Entretanto, os usos mais comuns voltados para cicatrização e estética (cabelo, pele e até unhas) é conhecido e bastante utilizado, apresentando benefícios em poucas aplicações. A babosa deve, portanto, ser utilizada de forma externa.

Você também pode gostar: Óleos essenciais: confira 3 opções para fazer em casa e aproveitar os benefícios

Uso da babosa na pele

babosa
Afinal, o uso da babosa na pele queimada é simples e garante alívio imediato | Canva

A mucilagem da babosa pode ser utilizada na pele para cuidar de queimaduras e para hidratar.

Assim sendo, o uso da babosa na pele queimada é simples e garante alívio imediato. Além, de facilitar o processo de cicatrização.

Dessa forma, a mucilagem deve ser passada no ferimento duas vezes por dia. Já no caso da utilização da babosa para hidratar a pele, os benefícios também são evidentes.

Por conseguinte, para aproveitar todos eles, basta usar a mucilagem no seu dia a dia na rotina de limpeza e cuidados. Confira, portanto, algumas sugestões de uso a seguir.

Para limpar

Pois bem, misture 2 colheres de sopa da mucilagem da babosa com 1 colher de sopa de açúcar ou bicarbonato de sódio. Em seguida, esfregue delicadamente a mistura no rosto para fazer uma esfoliação. Por fim, retire com água e sabão neutro;

Para hidratar

Agora, para hidratar, aplique com os dedos uma pequena porção da mucilagem no rosto e faça uma massagem leve e suave com movimentos circulares. deixe a babosa agir por no máximo 10 minutos e depois remova com água e sabão. Se preferir, pode adicionar um pouco do seu hidratante diário para o rosto, mas nunca deixe a babosa secar na pele, ok? Enxaguar é super importante.

Uso da babosa no cabelo

Assim como há diversos benefícios da babosa para a pele, a mucilagem da planta favorece a saúde e a beleza dos cabelos, pois tem ações anti-inflamatória e antimicrobiana, perfeitas para o coro cabeludo.

Além disso, a babosa garante uma maior hidratação nos fios, diminuindo o frizz e suavizando as madeixas.

Dessa maneira, é possível utilizar a babosa no cabelo de diversas formas para variados fins; confira algumas delas:

Para hidratar e estimar o crescimento do cabelo

  • O primeiro passo é: junte 3 colheres de mucilagem da babosa com 2 claras de ovo e misture bem. Depois, aplique no cabelo da raiz até a ponta. Por fim, espere 5 minutos e lave com shampoo;

E para utilizar com óleos ou máscara de sua preferência:

  • Primeiro, retire todo o gel das folhas de babosa e bata no liquidificador, até virar uma pasta. Depois aplique a pasta (sozinha ou com outro produtos que já costuma utilizar) nos fios e no couro cabeludo, fazendo uma leve massagem. Por fim, depois de agir por meia hora, lave normalmente, mas prefira não utilizar água quente.

Portanto, você deve incluir a babosa no seu dia a dia, é a melhor decisão a tomar. Ademais, é só aproveitar todos os benefícios incríveis dessa planta versátil e utilizada em todo o mundo.

Em suma, o uso da babosa será de grande valia nas demandas, seja para hidratar o corpo ou também como medicamento natural.

Confira ainda: Como eliminar pragas das raízes das plantas: confira dicas para ter verdinhas sempre saudáveis

Make ideal para cada tipo de pele

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais

Política de Privacidade e Cookies