Chá de Hibisco: descubra essa receita e saiba os benefícios para saúde; confira

Aprenda a fazer chá de hibisco, que tem alguns benefícios incríveis.

O chá de hibisco é feito de partes secas da planta do hibisco que é de cor vermelha profunda. Possui sabores doces e azedos, semelhantes ao cranberry, e pode ser consumido quente ou gelado. Esse chá oferece muitos benefícios à saúde das pessoas.   Por isso, hoje (19/12), o Folha Go   vai falar um pouco sobre o assunto.

O chá de hibisco é um chá perfumado feito de cálices secos das flores tropicais de Hibiscus sabdariffaAs flores de hibiscus sabdariffa são nativas da África e crescem em muitas regiões tropicais e subtropicais ao redor do mundo – incluindo Tailândia, China e Brasil. Essas flores são uma das muitas espécies de arbustos, árvores e flores da família da malva (Malvaceae).

O chá de hibisco tem um sabor frutado e refrescante, e muitos gostam de consumir quente ou gelado, diante dos potenciais benefícios que representa à saúde.

Confira tambémDescubra os reais benefícios de consumir água com limão

Conheça mais sobre o hibisco

Chá de Hibisco
Chá de Hibisco: saiba o motivo dele fazer bem Foto – Pixabay

Primeiramente o chá de hibisco contém vitamina C , um nutriente que desempenha muitas funções essenciais no corpo, onde se destacam:

  • Crescimento e reparo de tecidos;
  • A manutenção da cartilagem, ossos e dentes;
  • Cicatrização de feridas;
  • A formação de colágeno;
  • Absorção de ferro;

A vitamina C  também  pode ajudar a estimular o sistema imunológico e prevenir danos às células causados ​​pelos radicais livres no corpo. Isso pode reduzir o risco de desenvolver muitas complicações de saúde significativas, como doenças cardíacas, diabetes e até câncer.

Sendo assim, o chá de hibisco contém outros antioxidantes, como as antocianinas. As antocianinas dão à planta sua cor vibrante.  Também podem prevenir muitas doenças crônicas, bem como fornecer efeitos antibacterianos.

Continue lendo em nosso blogCapuccino caseiro: faça a receita deliciosa em apenas 5 minutos; confira.

Benefícios do hibisco

Chá de Hibisco
Chá de Hibisco: saiba o motivo dele fazer bem Foto – Yukene

Historicamente, o chá de hibisco tem sido usado em países africanos para diminuir a temperatura corporal, tratar doenças cardíacas e aliviar dores de garganta . A exemplo do  Irã, o chá de hibisco é usado para tratar a hipertensão. Nesse sentido, estudos recentes analisaram o possível papel do hibisco no tratamento da pressão alta.

Pressão alta

Pois bem, há um estudo de 2010 publicado no Journal of Nutrition, que descobriu que se consumir chá de hibisco reduz a pressão arterial, para pessoas com risco de pressão alta e naquelas com pressão arterial levemente elevada.

Perda de peso

Ora, para alguns estudos há efeitos positivos ao examinar o consumo do hibisco concentrado no controle do peso corporal. No entanto, deve-se notar que esses estudos usaram doses concentradas da planta. Então, mais pesquisas são necessárias para confirmar completamente os benefícios do chá de hibisco nesse intuito de controle de peso.

Efeitos colaterais do chá de hibisco

Saiba que o chá de hibisco pode afetar os níveis de estrogênio, o que significa que tem efeito tanto na gravidez quanto na fertilidade. Então, se você está tentando engravidar ou está grávida, provavelmente deve evitar o hibisco em sua dieta. De igual modo, também reduz a pressão arterial, o que pode ser prejudicial se quem consome já sofre de pressão arterial baixa.

Receita do chá de hibisco

Os Ingredientes:

1/2 litro de água;

10 gramas de gengibre;

2 colheres de sopa de hibisco.

Modo de Preparo:

Ferva a água, quando coloque o gengibre. Depois coe, então deixe essa infusão tampada por cerca de 5 minutos. Adiante despeje a água sobre as folhas de hibisco, novamente mantenha abafado, agora por cerca de 10 a 15 minutos. Depois é só coar e beber.

Portanto, leia aindaSuco Detox no café da manhã; a melhor receita para iniciar seu dia

Comments are closed.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais

Política de Privacidade e Cookies