Como cultivar gengibre no vaso, veja passo a passo

Além da utilidade, é uma planta muito linda

Anúncio


Cultivar gengibre em casa no vaso é muito mais fácil que você imagina. Por isso, hoje, 25/11, o Folha GO vai te dar dicas especiais para o cultivo. O gengibre é delicioso, dá vida a qualquer refeição e também pode ser usado em sucos, vitaminas e até mesmo de forma medicinal.

Continua depois da publicidade

Mas você já pensou em cultivar gengibre em casa? Apesar de parecer complicado, por se tratar de uma raiz, não fique preocupado, o seu plantio é simples.

Leia aqui: Beleza das rosas: descubra 05 tipos e comece seu jardim

Continua depois da publicidade

E para facilitar, separamos algumas dicas incríveis junto com um passo-a-passo para você iniciar hoje mesmo seu cultivo em casa.

Continua depois da publicidade

Ademais, o gengibre não necessita de muito espaço em casa, você vai precisar de um vaso ou de um pequeno canteiro para que possa plantá-lo e cultivá-lo.

Quais são as condições para cultivar gengibre em casa?

O gengibre é uma planta que pode alcançar até 1,5m, por isso é importante encontrar um espaço na casa em que tenha liberdade para crescer.

cultivar gengibre no vaso
Cultivar gengibre no vaso | Reprodução: Dicas de Jardinagem

Para cultivar gengibre em casa é importante se atentar a alguns pontos que são importantes para o seu desenvolvimento. Veja a seguir.

Clima

O gengibre possui uma adaptação melhor nos climas tropicais e subtropicais, que pode variar em temperaturas a partir de 17° até 35°.

Logo, se adapta ao clima de diversas regiões do Brasil. Para os meses mais frios, principalmente nas regiões do Sul do País, é importante mantê-la em um abrigo ou uma estufa para manter a temperatura mais adequada.

Umidade

Para o crescimento saudável, o gengibre necessita terra úmida, em um local com boa circulação de ar.

Iluminação solar

O gengibre é um rizoma que não gosta muito de incidência direta da luz solar. Portanto, é importante cultivá-la com uma sombra parcial, ou uma luz indireta.

Solo

Ademais, o solo é um dos principais segredos para o desenvolvimento saudável do seu gengibre, ele precisa ser muito bem drenado, com uma terra leve, porém muito fértil, e muito rico em material orgânico.

Rega

A rega é o outro segredo do cultivo sadio do gengibre, ela deve ser realizada com frequência nos primeiros dias, até que o solo esteja úmido o suficiente.

No entanto, cuidado para não deixar o solo demasiadamente úmido ou encharcado, pois você poderá ter efeito contrário, fazendo com que seu rizoma morra “afogado”.

Qual passo a passo para plantar gengibre no vaso em casa?

O cultivo do gengibre no vaso é simples, e em poucos passos você pode iniciar o plantio, o cultivo e a colheita.

  1. Separe alguns pedaços de aproximadamente 5cm de gengibre

Como vimos anteriormente, o gengibre tem boa adaptação com solos férteis e bem drenados, que tenha uma sombra indireta ou luz sem incidência direta.

cultivar gengibre
Gengibre | Reprodução: Rawpixel

Garanta que as condições estejam adequadas para que o solo possa receber os pedaços.

Todavia, coloque os pedaços do gengibre fincados na terra, e não esqueça de deixar um espaço generoso entre cada um dos pedaços, principalmente se for plantar em um canteiro ou horta.

Plante-os com mais 05 cm de profundidade, deixando-os totalmente cobertos.

  1. Faça a rega com frequência

A rega deve ser feita com frequência, mas observe as folhas, caso elas fiquem amareladas, está na hora de suspender temporariamente a rega.

Reduz a frequência da rega até a colheita até que a colheita se aproxime.

  1. Colheita

A colheita deve acontecer após 07 meses do plantio e no máximo em 12 meses.

Mas para saber se o rizoma está pronto para a colheita, observe suas hastes, caso elas estejam amareladas, é um sinal de que ele já atingiu a altura adequada.

Veja também: Jardim de inverno em espaços pequenos: 4 ideias inspiradoras

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais

Política de Privacidade e Cookies