Descubra de vez tudo sobre como higienizar os ovos e os armazenar corretamente

Os cuidados são essenciais pra sua segurança alimentar

Muitas não sabem, mas fazer a higienização e o armazenamento correto dos ovos é de extrema importância. Afinal, isso vai influenciar diretamente na durabilidade, caso não seja feito isso, ele vai estragar facilmente. Mas pensando em vocês, o blog Folha Go veio ensinar hoje, 20/11, como higienizar os ovos e os armazenar corretamente para não haver mais erros.

Outro grande motivo para fazer a higiene correta dos ovos, é que ele pode estar contaminado com esse novo vírus (coronavírus). Pois pesquisas recentes apontam que as vendas de ovos de galinha no varejo dispararam. Com as medidas de isolamento para evitar o avanço do novo coronavírus. Com o consumo em alta, o importante também é focar nos cuidados necessários para não levar ovos contaminados com o vírus para dentro da sua casa.

Também vejaSalada De Folhas Com Molho De Manga E Mel; Pronta Em 30 Minutos E Fácil De Fazer; Confira

Como higienizar os ovos e os armazenar corretamente

Então, o ovo é uma boa fonte de proteína e também é muito versátil: esse ingrediente está presente em diversas receitinhas aqui do Folha Go. No entanto, este alimento precisa de alguns cuidados antes de ser usado nas receitas ou para consumo para que a higiene seja assegurada.

Em alguns casos, o ovo pode conter salmonela. Essa, que é uma bactéria que pode estar presente no intestino das galinhas, pode facilmente contaminar os ovos. Ela causa mal-estar, vômitos e febre.

A salmonela geralmente está presente do lado interno do ovo, por isso tome muito cuidado com o ovo cru ou mal cozido. Mas, algumas vezes ela pode aparecer na casca. Tendo isso em vista, todo cuidado é pouco com esse alimento e nós vamos mostrar como higienizar os ovos e os armazenar corretamente.

como higienizar os ovos
Então, aprenda como higienizar os ovos e armazena-los corretamente. (Imagem: Pixabay)

Higienização do ovo

A higienização é muito importante, no entanto, é importante que o ovo seja higienizado e limpo, mas isso deve acontecer somente antes de usá-lo em alguma receita. O recomendado é que você não lave os ovos antes de levar para a geladeira. Pois,00 eles já vem com uma película natural que protege o seu interior contra a entrada de bactérias.

Sendo assim, quando você os lava, está automaticamente retirando essa proteção e pode “empurrar” as bactérias para o interior do ovo. Essa proteção é formada assim que a galinha coloca o ovo, já que ela libera um líquido que protege a casca completamente. Caso logo depois que você comprar o ovo perceber que esta sujo, apenas o limpe com um papel toalha e o leve para a geladeira ou algum lugar seco, limpo e arejado.

Apenas quando for utilizar o alimento, pegue-o lave em água corrente e seque-os levemente. Ou caso queira você pode fazer uma mistura de água e algumas gotas de água sanitária e deixa-los de molho por 15 minutos.

Armazenamento

Agora que já vimos como higienizar os ovos, vamos conferir o armazenamento. Ele vai depender muito, você pode deixa-lo em um ambiente seco e arejado em temperatura ambiente. Isso caso for consumi-lo dentro de uma semana. No entanto, não é muito recomendado essa prática no verão ou em lugares quentes.

Já armazenar na geladeira, é sim uma boa prática, mas existem pontos que deve se atentar. Se você escolher guardá-lo na geladeira, lembre-se sempre de não deixá-los na porta. Ali o ovo pode sofrer com as mudanças de temperatura e acabar estragando.

Agora, se você deseja que os ovos durem um pouco mais, os mantenha na embalagem e coloque na prateleira do meio. Pois lá é onde a temperatura é mais baixa e mais estável que na porta, e é o que recomendam os engenheiros de alimentos.

Enfim, essas foram as dicas de como higienizar os ovos e os armazenar corretamente, agora é só aproveitar e manter seu alimento bom e higienizado. Sem dúvidas essas dicas vão ser de grande utilidade para você.

Leia agoraDescubra 7 Hábitos Alimentares Que Beneficiam O Bem-Estar E Beleza

Comments are closed.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais

Política de Privacidade e Cookies