Como limpar escovas sem mistério: veja 3 dicas com receitas caseiras para deixar tudo limpo e bem higienizados

Bactérias estão por toda parte, por isso é importante manter tudo bem limpinho

Anúncio


Muitas pessoas nem imaginam o quanto é necessário manter a higiene correta de certos objetos da casa. Por exemplo, você sabe como limpar escovas, sejam elas de dente, de cabelo ou de limpeza? Pois esses três itens merecem atenção especial. Então, o News Cotidiano do Folha GO, vai te dar todas as informações de que precisa hoje, 15/09, para evitar problemas futuros com relação a bactérias e fungos.

Continua depois da publicidade

Leia mais: Como realizar a limpeza de relógio: confira as dicas imperdíveis e tenha sua peça com cara de nova

3 dicas com receitas caseiras para ter como limpar escovas com eficiência

É plenamente possível deixar as bactérias longe desses objetos com apenas alguns poucos passos simples. Veja essas 3 dicas de como limpar escovas e coloque-as em prática o quanto antes.

Continua depois da publicidade

1.Como limpar escova de dente

como limpar escovas
Como limpar escova de dente. Foto: Freepik

Manter a escova de dentes limpa e desinfetada é essencial para garantir uma boa saúde bucal. A proliferação de bactérias devido à umidade ou má limpeza pode fazer com que sua escovação não garanta a higiene bucal correta.

Continua depois da publicidade

Então, existem várias maneiras de desinfetar sua escova em casa. Estas são as melhores e mais simples de fazer isso:

  • Água fervente – Deixe a escova de dentes em água fervente por um ou dois minutos, pois essa é uma boa maneira de desinfetá-la. Em seguida, enxágue com água fria e deixe secar ao ar livre;
  • Bicarbonato de sódio e vinagre – É uma solução caseira muito eficaz para eliminar bactérias. Mergulhe as cerdas em uma mistura de duas colheres de sopa de vinagre e duas colheres de sopa de bicarbonato de sódio por pelo menos duas horas. Passado esse tempo, enxágue a escova com bastante água.

2.Como limpar escovas de cabelo

como limpar escovas
Como limpar escovas de cabelo. Foto: Freepik

Escovas e pentes de cabelo são itens que precisam ser higienizados com frequência. Pois, do contrário, você estará penteando com um objeto que acumula grandes quantidades de gordura e bactérias, levando para o couro cabeludo.

A limpeza e desinfecção desses objetos é muito rápida e fácil:

  • Retire todo o cabelo guardado na escova ou pente. Depois, mergulhe o objeto em água morna e shampoo;
  • Se estiver muito sujo pode esfregar com uma escova de dentes limpa. Após quatro minutos na água, retire;
  • Seque com um pano limpo e seco. Em seguida, sacuda sobre a pia para remover o restante da água.

Outras formas de desinfetar são:

  • Amônia – Dilua 1/4 do copo de amônia com um copo de água. Em seguida, molhe as cerdas da escova na mistura. Depois, enxágue em água morna e deixe secar;
  • Água e vinagre – Adicione 1/2 copo de vinagre a 1/2 xícara de água. Mergulhe o pente ou escova na mistura e deixe agir por 30 minutos. Mas, é importante ressaltar que não pode ficar mais tempo que isso. Por fim, enxágue e deixe secar.

3.Como limpar escova de limpeza

como limpar escovas
Como limpar escova de limpeza. Foto:Freepik

Como limpar algo com o qual se limpa as coisas? É uma questão interessante, mas se você parar para pensar, a escova de limpeza é um objeto que tende a acumular bastante sujeira e, consequentemente, bactérias e fungos. Portanto, repassar para as superfícies é quase que instantaneamente.

Por isso, para fazer sua limpeza eficiente, ao menos uma vez na semana, você deve deixá-la de molho em uma solução com água sanitária ou claro. Mas, antes, retire qualquer resquício de pelo ou sujeira de suas cerdas. Deixe na solução de molho por uns 30 minutos. Em seguida, retire e sacuda para que seque ao ar livre.

Então, não tem segredos a forma correta de como limpar escovas, seja as de dente, de cabelo ou de limpeza. Você só precisa ficar atento ao período de troca dos objetos também. Depois de algumas lavagens é importante trocar ao invés de apenas limpar para evitar qualquer problema futuro.

Veja mais: Os 5 benefícios da água-oxigenada: como usar na limpeza

Aprenda agora como deixar PANELAS DE ALUMÍNIO brilhando como novas

Afinal de contas, devido ao uso constante, suas panelas podem adquirir um aspecto envelhecido e escuro, o que ninguém quer que aconteça.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais

Política de Privacidade e Cookies