Croissant: um pão de massa folhada fabuloso e saboroso; super fácil de fazer

Viaje para a França sem sair de casa com essa deliciosa receita

Sabe aquele bonito croissant delicioso, digno das mais belas vitrines dos filmes antigos? O WebNews, do Folha Go, está trazendo hoje (28/11) a incrível história por trás dessa maravilha que nos faz suspirar.

Ademais, leia também: Nichos recheados com presunto e queijo; um prato perfeito para qualquer refeição

O famoso e queridinho pãozinho feito com massa folhada é crocante na medida certa
O famoso e queridinho pãozinho feito com massa folhada é crocante na medida certa – Foto: Canva Pro

O famoso e queridinho pãozinho feito com massa folhada é crocante na medida certa. Tem sua parcela de apreciação em todos os lugares dos quatro cantos do mundo. Assim, com sua história lendária, pode ser recheado com salgados ou doces.

Acompanhe nessa matéria, os detalhes da sua origem, bem como uma receitinha muito saborosa. Fique conosco!

História do croissant

O croissant é um pãozinho que levava na sua massa boas quantidades de manteiga. Assim, anos depois do término conturbado da guerra, a manteiga acabou se tornando rara, tendo um preço exorbitante.

Nas suas primeiras preparações, os croissants eram um tanto diferentes do que fazemos hoje em dia. A massa comumente era mais pesada, um tanto mais densa. Isso os tornava mais parecidos com os pães comuns.

Entretanto, em meados nos anos de 1900, foi que um francês, padeiro naquela época, resolveu que deveria fazer alterações nessa receita. Assim, transformou as massas folhadas mais leves e crocantes.

Daí começou-se as constantes confusões que os croissants são invenções francesas. Entretanto, eles apenas refinaram o preparo original que, na verdade, é austríaco.

Portanto, confira também: Bolo de frutas cristalizadas: aprenda a receita porque o Natal vem aí

O croissant é um pãozinho que levava na sua massa boas quantidades de manteiga
Ademais, o croissant é um pãozinho que levava na sua massa boas quantidades de manteiga – Foto: Canva Pro

Receita de croissant de massa folhada saboroso

Ingredientes da 1ª parte:

  • 1 kg da farinha de trigo;
  • 1 colher de café do sal de cozinha;
  • 150 gramas do açúcar cristal;
  • 5 ovos inteiros;
  • 80 gramas do fermento fresco;
  • Água até dar ponto.

Ingredientes da 2ª parte:

  • 500 gramas de manteiga;
  • 100 gramas da farinha de trigo.

Modo de preparar:

Para fazer um croissant delicioso, coloque para bater na batedeira, 100 gramas da farinha com o fermento e um pouco de água. Deixe descansando por mais ou menos 15 minutos.

Depois, acrescente os outros ingredientes constantes na lista da 1ª parte. Misture até ficar bem homogêneo e macio. Deixe descansando por aproximadamente 20 minutinhos.

Em seguida, polvilhe farinha de trigo em cima da mesa colocando a massa. Abra-a com o auxílio de um rolo, de forma que fique com a espessura aproximada de 0,5 cm. Depois, corte essa massa, formando duas partes.

Os ingredientes constantes da 2º parte devem ser misturados e divididos igualmente em três. Passe uma dessas partes sobre a massa, dobrando a massa ao meio.  Repita o processo até que a mistura termine.

Quanto mais quantidade de vezes a massa for dobrada, mais ela ficará folheada. Coloque-a dentro de uma assadeira coberta por plástico filme, levando para gelar.

Depois de algum tempo, quando a massa gelar bem, coloque-a sobre a mesa, estique com o rolo e corte em pequenos triângulos. Disponha na assadeira untada, pincelando com ovo batido. Aguarde crescer até atingir o dobro do tamanho. Pincele outra vez, levando para assar em forno médio.

Gostou da receita de croissant? Gostaria de conhecer mais receitas consideradas francesas? Nos dê sugestões nos comentários! Vamos adorar interagir com você!

Ademais, você também pode se interessar: Medalhão com legumes: conheça a receita prática com o filé mignon

Comments are closed.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais

Política de Privacidade e Cookies