Farofa de feijão fradinho deliciosa e úmida no ponto certo, confira

Quer saber como fazer uma farofa de feijão fradinho fácil e rápida pra deixar todo mundo babando? Confira a matéria.

Você já se deliciou com uma farofa de feijão fradinho bem fresquinha? Hoje, 23/11, o Folha GO te ensina como fazer essa receita rápida e versátil, que fica super deliciosa para acompanhar diversos pratos.

Farofa de feijão fradinho

A farofa é um ótimo acompanhamento para churrascos e até pode ser servida como prato principal, se for um dos seus pratos preferidos. Desde já, para fazer essa receita, o tempo necessário é de meia hora para o preparo.

farofa de feijão fradinho
Farofa de feijão fradinho deliciosa e úmida no ponto certo, confira (Foto: Istock)

Também veja: Como Usar Alho Poró No Arroz: Uma Delícia Que Vai Incrementar O Prato

Primeiramente, os ingredientes que serão dispostos a seguir têm quantidades que rendem até 6 porções e 1kg de farofa. Ou seja, essa é a quantidade ideal para uma família ou para uma celebração com poucas pessoas.

Ingredientes da farofa de feijão fradinho

De antemão, você vai precisar de cerca de 400 gramas de feijão fradinho, acompanhado pelos seguintes ingredientes:

  • Uma folha de louro
  • 15 gramas de alho (aproximadamente dois dentes grandes ou mais se preferir)
  • 150 gramas de carne seca (conhecida como charque em alguns locais do Brasil)
  • 20 gramas de coentro
  • 20 gramas de cebolinha
  • Calabresa (a gosto)
  • Torresmo (a gosto)
  • 300 gramas de farinha de mandioca
  • Além disso, 50 gramas de cebola roxa
  • 80 gramas de manteiga de garrafa
  • Por fim, sal e pimenta a gosto

Como fazer

Primeiramente, você deve colocar o ingrediente principal da farofa de feijão fradinho, o feijão. Coloque-o na panela de pressão com a folha de louro e o tempero da sua preferência. A princípio, o ponto do feijão deve ser al dente, ou seja, ele não precisa estar totalmente cozido.

Logo depois, pegue uma frigideira e adicione a manteiga de garrafa e a cebola picada para que seja refogada. Posteriormente, acrescente o alho picado ao preparo da farofa de feijão fradinho.

Juntamente com o alho e a cebola refogados, acrescente a carne seca já escaldada e desfiada. Além disso, a calabresa também deve ser inserida nesse processo. Frite tudo até que alcance o ponto desejado.

Imediatamente, coloque a farinha de mandioca e misture até que tudo fique crocante e absorva a gordura.

Simultaneamente, separe o feijão de seu caldo e coloque os grãos na mistura da frigideira. Fique atento à quantidade de caldo, ela deve ser quase nula para evitar que a farofa de feijão fradinho fique mais úmida do que o necessário.

Prove sua comida antes de finalizar

Ao passo que o prato vai ficando pronto, prove-o para saber se falta tempero. Se a resposta for sim, essa é a hora de corrigir o sal e a pimenta, acrescentando os temperos a gosto até que o sabor chegue no esperado.

Finalizando sua farofa

Chegou a hora de escolher a melhor louça para que sua farofa fique linda também na finalização e no empratamento. Nesse sentido, disponha toda a mistura em um prato e finalize com o torresmo já frito por cima.

Além disso, acrescente o coentro e a cebolinha a gosto, colocando uma corzinha no prato e deixando-o ainda mais bonito. Pronto, sua farofa está pronta para ser degustada. O ideal é que o prato venha acompanhado de uma manteiga de garrafa ao lado para quem preferir a receita mais úmida.

Veja também: Como preparar um salpicão leve e com sabor marcante: confira agora

Comments are closed.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais

Política de Privacidade e Cookies