Harmonizando canapés com vinho tinto; saiba como fazer essa e outras combinações

Confira mais dicas de como fazer harmonização.

Harmonizando canapés com vinho tinto. Como existem muitos tipos de alimentos e muitos sabores de bebidas, a tarefa de escolher o vinho perfeito com a comida pode ser muito difícil. Então, pensando nisso, vamos descomplicar essa tarefa, hoje (06/12) aqui no Folha Go. Confira as dicas que serão apresentadas facilitando sua vida.

Como cada prato pode ser mais ou menos doce, mais ou menos salgado, mais ou menos ácido, há de ter requisitos muito específicos, quando escolher a bebida a combinar. Na verdade, uma boa refeição ao ser degustada com uma taça de vinho pode ficar perfeita.

Então, se é possível tal combinação perfeita, por que não unir os dois mundos, comida e bebida? Igualmente serve a máxima, para as entradas, como os canapés. Combinar seu sabor com o vinho, ou a bebida certa dará ótimo paladar.

Leia: Batidinha especial com morango, vodka e leite condensado; uma mistura deliciosa

Harmonizando canapés com vinho tinto

Harmonizando canapés c
Harmonizando canapés com vinho tinto; saiba como fazer essa harmonização Foto – Ivini Enoteca

Se você olhar o prato e conhecer seus sabores, quase consegue adivinhar qual é o vinho mais adequado para aquela ocasião. Então, primeiramente tente identificar os sabores e aromas dos pratos, antes de procurar o vinho. Saiba que pratos mais aromáticos pedem vinhos aromáticos. O mesmo vale para pratos doces.

Contudo, nem sempre esta regra pode ser aplicada, assim como aquela tradicional que diz que o vinho tinto deve ser bebido com carne, e  que o vinho branco com peixe. Ora, embora você possa obter bons resultados com tais combinações, também pode ser ruim se resultar em uma mistura de sabores desagradáveis!

Então, aqui estão algumas dicas para você aproveitar esta combinação perfeita, quanto aos aperitivos:

  • Idealmente, os aperitivos devem ser complementados com um Moscatel, um Porto Branco ou quaisquer outros vinhos brancos leves e aromáticos.

Harmonizando vinho com outros pratos

  • Se for comer peixe, procure um vinho branco leve ou rosé. Não se esqueça de um caso particular: o vinho ideal para sardinhas é o Verde.
  • Se for comer carne vermelha ou de caça, procure um vinho tinto encorpado e rico em taninos.
  • Para pratos ácidos, como saladas com limão ou vinagre, escolha vinhos mais ácidos como os Verdes ou Brancos da Beira Interior, Dão, Douro;
  • Da mesma forma, um prato italiano, incluindo risoto, pede vinhos suaves com boa acidez.
  • Para sushi, escolha vinhos brancos leves e frescos, rosés ou espumantes;
  • Por fim, também a sobremesa tem direito a um acompanhamento especial! Você pode servir algumas frutas frescas, de preferência laminadas, para ajudar na digestão dos alimentos. E não se esqueça da bebida certa: o famoso Vinho do Porto, um Moscatel, um espumante doce, ou meio doce ou ainda um vinho de colheita tardia .

Então, continue lendo em nosso blog: Happy hour com 2 drinks para alegrar: dry martini e cucumber martini.

Combinando vinhos com aperitivos

Harmonizando canapés com vinho tinto; saiba como fazer essa harmonização
Harmonizando canapés com vinho tinto; saiba como fazer essa harmonização Foto – Divvino

Algumas diretrizes gerais para combinar vinhos com aperitivos:

Vinho espumante: 

É uma boa escolha se os aperitivos estão desempenhando seu papel tradicional como petiscos pré-refeição – particularmente bom com qualquer coisa crocante, crocante ou frita.

Vinho branco

Geralmente cai bem também com aperitivos, especialmente com antepastos italianos.

Vinhos tintos

Mais desafiador, embora muitas pessoas gostem de tintos encorpados como cabernet sauvignon e shiraz, eles podem ser um pouco pesados ​​no início da noite. Pense mais em termos de tintos de corpo médio como pinot noir e merlot e estilos mais leves de zinfandel.

Rosa

Uma ótima opção e não só para o verão. Uma boa opção para charcutaria, queijos e tapas.

Xerez

Não para todos, mas se você gosta de tapas, não se compara a um fino gelado ou sherry Manzanilla. Eu ofereceria a escolha de um ou dois outros vinhos – branco, rosé ou tinto – também. Então, aproveite estes momentos perfeitos e com muito prazer!

Conquanto, você pode se interessar: Que tal um Mojito? Saiba como preparar essa bebida em casa

Comments are closed.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais

Política de Privacidade e Cookies