Iogurte caseiro: aprenda como fazer o seu e fique longe de conservantes

São apenas dois ingredientes para fazer essa receita

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Aprender a fazer iogurte em casa é simples com esta receita fácil de iogurte caseiro. E, hoje, 03/11, a Folha Go mostra como fazer iogurte caseiro.

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Se você nunca fez o seu antes porque achava que era muito difícil, então saiba que ele pode ser feito em casa e sem mistérios.

Primeiramente existem inúmeras maneiras de fazer iogurte caseiro e com variações diferentes. Acompanhe como fazer esse iogurte fácil e com apenas dois ingredientes.

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Saiba como fazer iogurte caseiro em casa

iogurte caseiro
Aprenda fazer iogurte natural e fique longe de conservantes Foto – Pixabay

O iogurte é feito de caseína e soro de leite. Caseína é o que coalha e é usada para fazer queijo e iogurte, enquanto o soro de leite é a substância aquosa que sobra quando o leite coalha. E para fazer iogurte caseiro os ingredientes são:

  • 1 litro de leite
  • 1 iogurte natural

O modo de preparo consiste em:

  1. Primeiro ferva o leite, espere amornar, mas não deixe ficar frio.
  2. Em seguida misture o iogurte junto ao leite morno, e coloque num recipiente médio ou grande (o equivalente a 1 litro) e deixe descansar de 12 a 24 horas.
  3. É aconselhado mexer de vez em quando  para ver como ficou a consistência.
  4. Depois coloque na geladeira e sirva acompanhado com algo de sua preferência.
  5. Ele não fica azedo, como os iogurtes feitos com os “bichinhos” e fica ótimo!

Nem é preciso dizer que optar por ingredientes da melhor qualidade garante que você terá o produto final da melhor qualidade.

Se não quer fazer ainda pode usar iogurte de marca de supermercado como entrada, mas leia os ingredientes com atenção e procure por culturas vivas e ativas.

Os iogurtes são ricos em pro bióticos. Estes ajudam no bom funcionamento do intestino e ainda fazem bem para a pele.

Diferenças entre iogurte caseiro

Nem todos os iogurte são iguais. Por isso, conheça as diferenças:

Iogurte normal: o iogurte normal é geralmente feito com leite de vaca, o que o torna não adequado para pessoas com intolerância à lactose. Do lado positivo, normalmente tem mais cálcio e é mais baixo em calorias e gordura em comparação com o grego;

Iogurte grego: o iogurte grego, que tem um sabor mais ácido, é indiscutivelmente o tipo de iogurte mais popular e é fácil perceber por quê. Geralmente, contém duas vezes mais proteína do que o iogurte normal;

Iogurte não lácteo: os consumidores não lácteos ainda podem desfrutar de seu iogurte à base de plantas, como leite de soja, caju, amêndoa, aveia e coco;

Portanto, ao optar pelo iogurte caseiro vai saber a forma como foi preparado e terá menos conservantes.

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