Panela de pressão elétrica ter ou não ter, descubra hoje

Separamos as principais vantagens e desvantagens da panela de pressão elétrica, para que você decida, de uma vez por todas, se vale ou não a pena, adquirir esse modelo de panela.

A panela de pressão é um dos itens mais indispensáveis na cozinha de uma casa, por ter várias utilidades, mas, também, é um dos que dão mais medo nos seus usuários, o que também proporcionou a criação da panela de pressão elétrica.

Dessa forma, hoje, dia 16/11, o Folha Go vai mostrar panela de pressão elétrica ter ou não ter.

 

Panela de pressão elétrica
Vale a pena ter essa panela? (Imagem: mercado livre)

Como funciona a panela de pressão elétrica?

Na panela de pressão elétrica, os alimentos são cozidos, em uma peça antiaderente, dotada de um timer, que possui nomes de determinados tipos de alimentos, onde também conta, com uma espécie de indicador,  que permite saber se há a presença de pressão na panela.

Leia também: Dicas Importantes De Higienizar Sua Pia E Acessórios Como A Bucha De Lavar; Saiba Como Fazer

Então, vamos a algumas das vantagens que ela apresenta:

Há inúmeras vantagens da panela de pressão elétrica, mas, vamos citar as mais importantes:

1. Menores chances de explosão

A panela de pressão elétrica, apresenta menores chances de explosão, porque ela não vai diretamente ao fogo.

E, além disso, ela desliga sozinha depois que o tempo programado termina, portanto, não há como chegar no ponto de explosão, também sendo composta por um sistema mais seguro do que os convencionais.

2. A comida não queima

Outra vantagem desse modelo de panela com pressão, é que ela não queima os alimentos, já que tem um tempo programado de cozimento, variando de acordo com cada alimento que será preparado.

3. Facilidade na limpeza

Outra vantagem apresentada pelo equipamento é a facilidade na limpeza, pois, apresenta na composição um copo interno fácil de remover e lavar, além de quinas arredondadas, feitas de material antiaderente, que são responsáveis por soltar os alimentos com mais facilidade.

4. Sem pressão

Há também a possibilidade desse tipo de panela ser usado sem o uso da pressão no preparo dos alimentos.

Isso porque, ela é composta por uma válvula,  e você pode escolher a posição despressurizada dela, podendo assim, usá-la para preparar arroz, por exemplo, ou legumes cozidos, sem a pressão.

E as desvantagens da panela de pressão elétrica?

Existem também algumas desvantagens da panela de pressão elétrica, assim como, as outras panelas de pressão tradicionais, não se resumindo apenas em vantagens, vejamos:

1. Redução no preparo

É certo que, a desvantagem desse tipo de panela é que não dá para preparar mais de um prato por vez nela, ao contrário das panelas de pressão tradicionais.

2. Travas de segurança confusas

E, além disso, outra desvantagem, é que ela apresenta opções de travas de segurança, que podem confundir os usuários, e até causar alguns acidentes domésticos.

Isso porque, a depender do modelo de panela escolhida, as travas podem ser mais difíceis de serem manuseadas.

3. Modelos da panela de pressão elétrica

Há também, as ressalvas quanto aos modelos desse tipo de panela elétrica, já que algumas costumam ocupar bastante espaço na cozinha.

E, também existem modelos que se diferenciam quanto as travas de segurança, como já citamos acima, que costumam ser um pouco confusas, prejudicando os usuários na hora do uso.

Sendo assim, a panela de pressão elétrica apresenta inúmeras vantagens e desvantagens, cabendo a cada pessoa estudar sobre qual modelo é, o melhor na hora do preparo dos alimentos.

Por por dentro: Receita De Limonada Suíça Sem Amargar; Saiba Como Preparar

Comments are closed.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais

Política de Privacidade e Cookies