Pão de queijo mineirinho: seu café da manhã especial para o dia das mães

Quem não ama pão de queijo e um cafezinho para começar bem o dia?

O pão de queijo mineirinho é daquele tipo delicioso e cheio de tradição da terra de Minas Gerais. Então quem não ama esse quitute, o pão de queijo feito em Minas e um e café? Fica perfeito pela manhã ou final da tarde. Por isso, aprenda essa receita deliciosa aqui no Webnews do Folha Go, hoje 08/05, e que tem um rendimento de aproximadamente 40 porções, e tempo de preparo de 70 minutos. Confira a dica de café da manhã para o dia das Mães!

Como fazer a receita de pão de queijo mineirinho?

Essa receita carrega consigo toda história e tradição das guloseimas e quitutes servidos em Minas. Esse pão de queijo pode ter várias receitas, mas a tradicional mesmo, ela é única e muito especial. E ainda traz consigo o sabor de ser feito com amor e carinho na cozinha de casa.

Então, que tal aquele gostinho de pão de queijo feito igual nas Minas Gerais? O sabor é realmente perfeito, e se ajusta com a mudança de temperatura, ou seja,  o clima mais frio do Outono que já chegou.

Por isso, veja aqui como preparar essa receita maravilhosa. A seguir, aprenda quais são os ingredientes necessários e o passo a passo.

Leia aqui: Bolo de nozes com calda: cada pedaço uma explosão de sabor na boca

Ingredientes

  • 04 copos americanos de polvilho doce;
  • 02 copos americanos de água filtrada;
  • 01 copo americano de leite integral;
  • 2/3 de copo americano de óleo de soja;
  • Sal – a gosto
  • 05 unidades de ovos;
  • 250g de queijo minas padrão.

Modo de preparo

pão de queijo mineirinho, receita para o café da manhã
Pão de queijo mineirinho, receita para o café da manhã | Reprodução: Freepik

Primeiramente, em uma panela no fogo, misture a água, o óleo e o leite com o sal, e deixe até ferver, por 05 minutos aproximadamente.

Em seguida, adicione o polvilho, sempre misturando bem para evitar que crie bolinhas. Depois em uma vasilha grande, coloque essa mistura e mexa.

Todavia, os ovos devem ser acrescentados aos poucos, para evitar que a massa fique mole excessivamente.

Dica: Quebre os ovos de um em um em outro recipiente, para que se caso eles não estejam saudáveis, você ainda possa descartá-los individualmente, evitando o comprometimento de toda a receita.

Porém, nesse momento a massa deve estar bem grudenta nas mãos, o que é normal! É importante seguir sovando bastante em um local limpo e seco. Procure usar uma bancada.

Não deixe que as bolinhas brancas feitas pelo polvilho que foi escaldado fique acumulado na massa. Por isso, siga sovando bastante.

Antes de chegar ao ponto de enrolar, que é um pouco antes de soltar completamente das mãos, acrescente o queijo.

Finalização do preparo

Logo, estamos chegando na parte final da receita! Chegou momento de fazer pequenas bolinhas, que será do formato final do seu pão de queijo mineirinho.

Então coloque-as em uma forma untada, ou forrada com papel manteiga, para não grudar no fundo, e no forno preaquecido em 210 graus.

Caso prefira não fazer na hora, você pode congelar essas bolinhas por até 90 dias, e ir assando de acordo com a sua vontade e necessidade. Fica ótimo do mesmo jeito.

Se for assar, deixe-os no forno por cerca de 10 minutos, mas sempre controlando para que eles não passem do ponto, ou seja, que não fiquem dourados demais.

Essa massa ela fica com uma casquinha mais macia, sem ser crocante e bem molinho por dentro! Ademais, é só aproveitar e se deliciar com essa receita deliciosa.

Sugestão de acompanhamento

Realmente o pão de queijo é um quitute tradicionalmente servido no café da manhã. Mas também fica ótimo a qualquer hora do dia, quando acompanhado de um chá de camomila e erva doce.

Lembre-se que o pão de queijo é bem leve, e combina com quase tudo, assim servi-lo  com geleias, patês, ricota, cream cheese, ou mesmo fatias de lombo, pernil, peru e frango são algumas possibilidades de se levar à mesa.

Veja também: Pipoca de sagu: aprenda agora como fazer esse petisco delicioso

Dicas para fazer um bolo perfeito para o café ou lanche

Janaína Barros apresenta dicas da confeiteira gourmet Fabíola Melo sobre como fazer um bolo muito especial e não errar.

Comments are closed.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais

Política de Privacidade e Cookies