Saiba como cultivar alho em casa e aprenda dicas sobre como plantar e cuidar

Uma planta comestível com propriedades farmacológicas

O alho (ou ainda Allium sativum L.) é uma hortaliça muito utilizada como tempero, principalmente no Brasil. Além dessa utilização tão conhecida, a planta é usada para fins medicinais, pois possui diversas propriedades interessantes para a saúde humana ou como medicamento. Assim sendo, o Blog WebNews do Folha Go te explica nesta quinta-feira (28/05) como cultivar alho orgânico em casa.

Se você também se interessa em ter esse alimento rico no seu lar, não deixe de conferir esse artigo com dicas que vão te auxiliar bastante.

Como cultivar alho: confira dicas sobre como plantar e cuidar
Como cultivar alho: confira dicas sobre como plantar e cuidar – Imagem: Divulgação Revista Globo Rural

Leia também: Paisagismo de inverno: 5 dicas para cuidar de suas plantas nos dias frios

Dicas de como cultivar alho

Se você é do tipo de pessoa que gosta de alho em todos os seus preparos, já pensou em cultivá-lo em casa? Ao contrário do que se imagina, o cuidado com a hortaliça rica em amido e substâncias aromáticas de alto valor condimentar não é tão difícil.

No entanto, assim como qualquer planta, ela requer cuidados específicos para que cresça saudável. Mas antes de irmos às dicas de como cultivar alho, é interessante entender que o alho possui ação fitoterápica com diversas propriedades farmacológicas; ou seja, ele auxilia em diversos processos de recuperação do nosso organismo.

Uma das espécies cultivadas mais antigas começou a ser plantado há mais de 5.000 anos pelos hindus, árabes e egípcios. A espécie é originária da Ásia Central e sua introdução no Ocidente se deu a partir de plantios na costa do Mar Mediterrâneo.

No brasil, a espécie chegou na época do descobrimento, vindo das caravelas dos portugueses. Desde então, ela tem sido cultivada e comercializada para diversos fins.

Dito isso, veja como ter essa hortaliça em casa.

Clima ideal, solo e rega

Essa planta costuma se adequar bem a diversos climas. Porém, climas muito chuvosos, secos ou muito quentes não são adequados.

O ideal, portanto, é garantir um clima que esteja no meio-termo, sendo fundamental que exista um período de frio (quando os bulbos se formam) , com temperaturas entre 0°C e 15°C.

Com relação ao solo, escolha um que seja leve e bem drenado. Quanto ao pH, este deve estar idealmente localizado entre 5,5 a 8,3 . Não precisa que o solo seja, necessariamente fértil, pois o alho é uma cultura que não exige solos com tanta capacidade de fertiização como outras plantas.

Já para a rega, o ideal é fazê-la com frequência para garantir o crescimento da planta, isso na fase inicial. Com o desenvolvimento da cultura, deve-se diminuir a frequência das regas, suspendendo-a cerca de 10 a 20 dias antes da colheita.

Como plantar alho

Para plantar o alho é muito simples, basta selecionar dentes de alho de uma cabeça de alho e enterrá-los com cerca de 4cm de profundidade. Deixe os dentes de alho espaçados pelo menos 15 cm e 25 cm entre linhas.

Após a plantação, os alhos estarão prontos em cerca de 8 meses. Durante esse tempo, cuide bem da planta e lembre-se de oferecer bastante luz solar e ar.

Confira informações técnicas no portal da Embrapa.

Confira ainda: Espaço verde: saiba como decorar varanda com plantas corretamente

Adubo orgânico

Janaína entrevistou a herborista Sabrina Jeha falando sobre os cuidados com as plantas e também sobre o adubo orgânico.

Comments are closed.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais

Política de Privacidade e Cookies