Veja a 3ª pálpebra do gato: descubra essa e outras curiosidades hoje

Saiba o que é 3ª pálpebra e o que significa quando aparece em seu gato

Os olhos dos gatos são lindos e apresentam algumas características notáveis, uma delas é a presença da 3ª pálpebra. Confira hoje, 02/12, pois, O Folha GO te conta mais sobre esse assunto assim como outras curiosidades sobre esses pets. 

Leia mais: Posso dar leite para meu gato recém-nascido? Saiba agora!

Descubra o que é, o motivo de aparecerem e como tratar, quando necessário, essa membrana nictitante, a 3ª pálpebra, que na maioria das vezes passa despercebido. 

O que é a 3ª pálpebra? 

3ª-pálpebra-2
É de extrema importância ficar atento no olho de seu gatinho. (Imagem: G1)

Primeiramente, a membrana nictitante, a 3ª pálpebra, é o que mantem os olhos dos felinos protegidos de sujeira e traumas. Além de ser responsável pela produção de lágrimas e algumas substâncias que combatem diversos microrganismos. 

Um momento que você pode visualizar essa membrana é quando o seu gato está quase dormindo, se você prestar atenção, poderá ver um tecido branco entre as duas pálpebras. 

Quando os gatinhos estão acordados, ela permanece praticamente invisível, e isso é um bom sinal. Já que a partir do momento que ela aparece constantemente, é sinal de algo está errado. 

Quando você deve se preocupar com a membrana nictitante? 

3ª-pálpebra-3
O surgimento da 3ª pálpebra pode indicar graves doenças. (Imagem: R7)

Há duas situações em que a 3ª pálpebra pode ficar visível, quando por exemplo ocorre alguma lesão e trauma ou quando o seu felino está doente. 

Geralmente, quando a membrana nictitante aparece em apenas um olho, é sinal de lesão, quando aparece nos dois olhos, pode ser que seu gato precise ir ao veterinário. 

Existem diversas doenças que podem estar associadas ao aparecimento da 3ª pálpebra. Como por exemplo uma doença simples como a conjuntivite, ou algo mais grave. 

Algumas das doenças mais sérias que podem acarretar no surgimento dessa membrana são a desidratação grave, insuficiência renal e até mesmo o câncer. 

Leia mais: Saiba escolher a melhor ração para o seu gato: veja dicas importantes

O que fazer quando a 3ª pálpebra estiver visível? 

Como pudemos ver, a aparição dessa membrana pode estar associada à diversas causas e, por isso, os tratamentos podem variar. 

Para casos mais simples, às vezes um colírio pode ser suficiente, porém em casos mais graves, algum remédio mais forte poderá ser necessário. 

Portanto para o melhor tratamento e diagnóstico, é fundamental que você leve o seu gato imediatamente ao veterinário. 

Você sabe como funciona a visão dos gatos? 

3ª-pálpebra-4
O gato possui um campo de visão super amplo. (Imagem: Abril)

Falando em 3ª pálpebra, você sabe como funciona a visão de seu gatinho de estimação? Primeiramente, todos os gatos nascem com o olho azul, porém isso pode mudar com o decorrer dos meses. 

Os felinos não conseguem enxergar no escuro absoluto, contudo em locais com pouca luz, eles possuem uma visão 50% melhor que a dos humanos. 

Ao contrário do que muitos imaginam, os gatos não enxergam preto e branco, mas por outro lado não veem as mesmas cores que nós. 

visão dos gatos
Logo que perceber alguma diferença nos olhos do pet, leve-o ao veterinário (Imagem: greensavers-sapo)

Eles possuem uma visão bastante ampla, seu ângulo de visão pode chegar em 200º, maior que o dos humanos, que chega em 180º. 

Leia mais: Qual pet enxerga mais: o gato ou o cachorro? Saiba agora

É extremamente importante estar atento ao surgimento da 3ª pálpebra em seu gatinho de estimação, caso você perceba alguma anormalidade, leve-o ao veterinário. 

Por fim, gostou dessa matéria? Acompanhe mais em nossas redes sociais e compartilhe: FacebookInstagramTwitter e Pinterest.

Comments are closed.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais

Política de Privacidade e Cookies