Conheça 5 animais exóticos que podem ser pets e aprenda como cuidar

Você já teve curiosidade de ter algum animal exótico? Descubra 7 opções que podem ser pet.

Anúncio


Existem diversas pessoas que gostam de fugir um pouco do comum e ter um pet um um tanto diferente, como, por exemplo, um animal exótico. Enquanto a maioria prefere um cachorro, gato ou até mesmo um peixinho, algumas pessoas preferem espécies com particularidades nada “convencionais”, por assim dizer.  E hoje, 27/11, o Folha GO apresenta alguns desses animais que podem ser de estimação.

Continua depois da publicidade

Leia mais:  Aves exóticas: conheça 4 pets para criar em casa ou no campo

Conheça a Iguana um animal exótico que encanta 

animais-exóticos 2
Iguana pode ser um ótimo pet para você que quer um animal calmo. (Imagem: InfoEscola)

Criar uma iguana é muito diferente do que cuidar um gato ou cachorro, já que elas gostam de ficar no seu canto e quietas. Quando são criadas com acesso fácil à comida, dificilmente elas atacam alguém, você sabia? 

Continua depois da publicidade

Saiba os cuidados necessários para esses animais exóticos 

É necessário que ela tenha um lar, que é chamado de ‘o seu terrário’, já que elas possuem o sangue frio e necessitam do controle da temperatura. 

Continua depois da publicidade

Por serem animais que possuem o hábito de subir em árvores, recomenda-se colocar troncos dentro do terrário para a qualidade de vida do animal. A iguana é um animal exótico que pode crescer bastante, por isso o seu terrário deve acompanhar o seu crescimento. 

Você conhece a Tartaruga Tigre d’água? 

animais-exóticos 4
Você conhece a Tartaruga Tigre d’água? (Imagem: G1)

Esse animal exótico pode ser uma ótima opção para você que tem alguma criança dentro da sua casa. Elas são super tranquilas e não dão muito trabalho, são muito resistentes e fascinantes, descubra mais sobre essa espécie de tartaruga. 

Descubra como cuidar desses animais exóticos 

Primeiramente, deve-se comprar um aquaterrário, que vai ser o lar do animal, já que elas necessitam de regulagem de temperatura. A temperatura ideal para ela é entre 28ºC e 30ºC. 

Por serem animais que fazem muita sujeira, é essencial que você limpe seu aquaterrário regularmente, para que não haja acúmulo de lixo. 

Existem rações específicas para elas, que são flutuantes, ou seja, ficam boiando na água até que esse animal exótico coma. Por fim, leve seu animal para visitar veterinários de forma regular para que eles possam identificar qualquer problema previamente. 

Leia mais: Qual pet enxerga mais: o gato ou o cachorro? Saiba agora

Conheça um animal exótico muito fofo, o mini pig 

O mini pig faz parte de uma linhagem de suínos que não atingiu o tamanho de um porco comum. Por conta de seu tamanho, eles são criados por muitas pessoas dentro de casa, ao invés de fazendas ou sítios. 

mini pig
Existem rações específicas para o mini pig (Fonte iBahia)

Quais cuidados necessários que eles exigem? 

Recomenda-se que que esses animais exóticos tomem banho uma vez por semana, com xampu neutro. Por terem uma pele muito sensível, é importante que você passe hidratante e protetor solar, pois eles adoram ficar embaixo do sol. 

Sua alimentação precisa ser balanceada, e em lojas especializadas, existem rações específicas para o mini pig. Por fim, mantenha o seu animal com a vacinação e vermifugação em dia. 

Já ouviu falar da jiboia como pet? 

Um animal bastante exótico que muitas pessoas possuem como pet é a jiboia. Porém é necessária uma autorização do Ibama para criá-la. 

Veja quais os cuidados com esse animal 

Para a sua criação e oferecer qualidade de vida para o animal, você irá necessitar de um terrário. Esse animal exótico gosta de temperaturas mais altas, entre 25ºC e 30ºC, então é importante manter essa temperatura para ele. Sua alimentação pode ser um pouco nojenta para quem não está acostumado, já que são animais carnívoros e se alimentam de roedores congelados. 

Conheça a chinchila 

animais-exóticos 3
Saiba os cuidados necessários para cuidar de uma chinchila. (Imagem: IG)

Esses animais exóticos são pequenos roedores, pesando entre 600 e 800 gramas, são delicados e raramente possuem algum ato agressivo. Com um pelo sedoso e denso, são lindos animais, porém não é recomendado que mexam nele em excesso. 

 Como cuidar desse animal 

Elas irão precisar de uma gaiola específica para chinchilas, ou seja, não podem ser pequenas, pois elas precisam de espaço para se movimentar. Existem rações próprias para essa espécie de animal exótico, com todos os nutrientes necessários para seu desenvolvimento. Um fato importante é que não se deve utilizar água durante o seu banho. É recomendado que passe carbonato de cálcio no fundo da gaiola, onde ela irá se limpar. 

Leia mais: Seu pet sofre com barulho? Veja o que fazer para que ele fique tranquilo

Por fim, agora que você já conheceu essas 5 espécies de animais exóticos, deu vontade de ter algum dentro da sua casa? 

Gostou dessa matéria? Acompanhe mais em nossas redes sociais e compartilhe: FacebookInstagramTwitter e Pinterest

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais

Política de Privacidade e Cookies