Quais os animais mais perigosos do mundo? Site europeu reúne dados

Lista tem animais de grande porte, mas muitas surpresas entre os 20 mais letais

Você já parou para pensar: quais animais mais perigosos do mundo? Provavelmente, essa pergunta é feita por muitas pessoas todos os anos. Entretanto, quem espera o primeiro lugar com um animal de porte grande está enganado. Hoje, 23/12, o Folha Go traz essa lista em matéria na Coluna Pets.

Leia ainda: Pesquisadores apontam civeta como intermediário da Covid-19

leão e leoa
Leão está na lista de animais mais perigosos do mundo(Fonte: Guia estudo)

Leia a matéria até o fim e veja a lista com os 20 animais mais perigosos do mundo. Site europeu History in Orbit reuniu os dados com a média de ataques fatais dos últimos anos.

Animais mais perigosos do mundo,

Todos os anos, milhares de pessoas morrem por ferimentos causados durante ataques de animais. Contudo, é muito raro que eles sejam intencionais, pois os animais apenas defendem seu espaço natural. De qualquer forma, o medo causado em humanos não é controlado.

No entanto, os tigres são os únicos predadores que têm as pessoas como presas regulares. Ademais, os outros integrantes da lista variam de tamanho, mas há algumas surpresas nos 20 animais mais letais do mundo.

Lista dos 20 animais mais perigosos do mundo

O 20º lugar é do Leopardo, que costuma matar até 5 pessoas por ano. Normalmente, essas mortes ocorrem no continente africano, onde esse mamífero habita as savanas. Na sequência, as aranhas causam, em média, 6 mortes por ano.

Temido nos mares, o tubarão aparece em 18º na lista. A mordida do tubarão causa ferimentos que levam à morte de cerca de 8 humanos por ano. Entretanto, esse número poderia ser pior, só não é porque o peixe para o ataque, após sentir gosto de carne humana. Normalmente, eles confundem pessoas com tartarugas ou outros animais.

Não é bom negócio parar de frente com um urso. O gigante das florestas mata, em média, 10 pessoas por ano. As hienas tiram cerca de 30 vidas humanas por ano, com ataques violentos. Esses animais têm invadido áreas urbanas no continente africano, pois, muitas vezes seu habitat natural está ameaçado pelo homem.

Leia ainda: Animais e Coronavírus, estudo mostra quais têm mais risco

Pequenos, mas perigosos

A formiga cabo-verde ocupa o 15º lugar. Ela é a maior de todas das famílias de formiga do mundo e tira até 30 vidas por ano. Elas vivem principalmente em florestas tropicais da Nicarágua e Paraguai. Especialistas afirmam que a picada da formiga é a mesma dor do tiro de uma bala.

Vespa Mandarina (40 pessoas), Abelhas (100 pessoas) e Cubozoa (animal semelhante à água-viva – 100 pessoas) fazem parte da sequência da lista. Depois, tem-se Búfalo africano e Cervo (média de 200 pessoas cada).

Os 10 animais mais letais do mundo

Rei da Selva, o Leão é o 10º que causa mais mortes de pessoas no mundo. Esses ataques ocorrem, normalmente, na África. No mesmo continente, Tigre (400 pessoas mortas por ano), Elefante (até 500) e Hipopótamo (600) integram os próximos lugares, respectivamente.

Ademais, tem-se na sequência o crocodilo. Em ataques espalhados pelo mundo, esse réptil tira até 1.000 vidas humanas por ano. Depois, com mais de 3.250 mortes no histórico, o escorpião amarelo da Palestina é o mais venenoso do mundo.

Pódio com surpresas

O 3ºlugar tem um ocupante inesperado: o cão doméstico. Entretanto, as mortes não vêm de ataques, mas da transmissão de doenças, como a raiva. Mais de 25 mil pessoas morrem anualmente por esse motivo. A Índia é o país que mais sofre com a doença.

Cães domésticos transmitem raiva e levam milhares de vidas com isso
Cães domésticos transmitem raiva e levam milhares de vida com isso, segundo a OMS (Imagem: Pxhere)

As cobras estão no segundo lugar entre os mais perigosos. Estima-se que elas matem por ano cerca de 50 mil pessoas. A mais venenosa do mundo é a Taipan. Seu veneno é altamente tóxico e pode matar um ser humano em menos de 45 minutos.

O primeiro lugar é pequeno, mas altamente letal. A mosca tsé tsé mata até 100 mil pessoas por ano. Elas são parecidas com as moscas de frutas, mas têm uma espécie de tromba para picar animais vertebrados e alimentar de seu sangue.

Ainda, o inseto transmite a tripanossomíase africana, ou doença do sono, que causa febres, enxaquecas e dores nas articulações, seguidas de vômitos, inchaço do cérebro e problemas para dormir.

Leia ainda:  Furão de estimação tem curiosidades incríveis para quem pretende esse pet

Gostou dessa matéria? Acompanhe mais em nossas redes sociais e compartilhe!

Comments are closed.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais

Política de Privacidade e Cookies