Aprenda agora a diferença entre animais silvestres e domésticos: veja exemplos

Você sabe diferenciar um animal silvestre de um doméstico? Aprenda agora

Anúncio


É muito comum lermos sobre animais silvestres e domésticos, mas você sabe qual a diferença entre eles? Hoje, 20/12, no Folha Go, você vai aprender sobre essas diferenças e ver alguns exemplos de animais. Além disso, leia a matéria até o final e veja curiosidades sobre outros animais.

Continua depois da publicidade

Veja também: Animais silvestres também podem ser de estimação? Saiba mais

ave
Aprenda a diferença de animais silvestres e domésticos (Credito: Acessa.com)

O que são animais silvestres e domésticos

Certamente que os amantes de animais gostariam de ter todos os bichos possíveis em casa. Porém, os animais silvestres são aqueles que você não pode ter em sua residência. Já que são bichos que não possuem o hábito de estar próximo de seres humanos.

Continua depois da publicidade

Além de não se sentirem confortáveis com a presença dos humanos, esses animais encontram dificuldades de sobreviver fora do seu habitat natural . Ademais, esses animais podem apresentar comportamentos agressivos e tentar atacar o tutor.

Continua depois da publicidade

Os animais domésticos, ao contrário dos animais silvestres, são bichos acostumados a estar próximos dos seres humanos. Ademais os animais domésticos apresentam comportamentos de mansidão, demonstram afeto por seus tutores e gostam de estar sempre próximos.

Leia também: Conheça a história dos animais símbolos do Natal e seu significado

animal silvestre
Aprenda sobre o tráfico de animais (Fonte: Jornal do comércio)

Tráfico de animais

Os animais silvestres quando retirados da natureza sofrem para sobreviver em cativeiro. Dessa forma, muitas vezes acabam morrendo no transporte. Essa ação, além de prejudicar os animais, é considerada crime. Portanto, não ajude o tráfico de animais.

Caso queira criar um animal silvestre, busque por animais com autorização do IBAMA e siga todas as recomendações necessárias para criação saudável do pet. Saiba que os animais sempre serão mais felizes em seu habitat. Dessa forma consegue observar esses animais de muitas outras formas.

A melhor opção é adotar um animal doméstico e ajudar algumas causas que protegem a  fauna e a flora. Assim, você deixará os animais silvestres muito mais felizes e saudáveis, com uma vida muito mais adequada ao animal.

onça
Veja exemplos de animais domésticos e silvestres (Fonte: Aprenda bio)

Exemplos de animais silvestres e domésticos

A fauna do Brasil é muito grande.  Por isso existem diversos animais entre eles os animais silvestres e os domésticos. Pensando nisso, separamos alguns exemplos de animais silvestre e domésticos para facilitar a sua associação.

Quando falamos de animais domésticos, inicialmente, nos lembramos dos animais de companhia que são mais comuns como gato e cachorro. Contudo, existem animais domésticos para alimentação, que são as aves, os suínos e os bovinos.

Quando falamos de animais silvestres estamos falando de bichos que não vamos encontrar livres nos centros das cidades, como araras, cobras, iguanas e capivaras. Essa lista de animais silvestres seriam muito extensas caso descrevêssemos todos os animais existentes na fauna do Brasil.

Dessa forma,  você consegue descobrir ao questionar se aquele pet precisa ou não de autorização do IBAMA para sua criação.

Leia também: Aprenda dicas para a alimentação de pets: roedores, mamíferos silvestres e exóticos

Por fim, gostou dessa matéria? Acompanhe mais em nossas redes sociais e compartilhe: FacebookInstagramTwitter e Pinterest.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais

Política de Privacidade e Cookies