Animais têm sentimentos assim como os humanos: veja 5 dessas emoções

Bichos são capazes de demonstrar emoções variadas entre si

Os humanos não são os únicos que têm emoções no planeta. Por meio de pesquisas, cientistas comprovaram que os animais têm sentimentos, muitas vezes mais complexos que o do homem. Por isso, nessa quarta-feira (02) o Folha Go apresenta 5 dessas sensações sentidas pelos pets.

Leia ainda: História emocionante de cão Golden que arrastou corpo de amigo atropelado

Animais têm sentimentos assim como os humanos: veja 5 dessas emoções
Animais têm sentimentos e até se comportam de forma mais equilibrada que alguns humanos (Crédito Press)

Leia a matéria baseada nos fatos do livro do antropólogo espanhol Pablo Herreros e descubra quais são 5 sentimentos compartilhados no mundo animal, assim como ocorre entre os humanos. Logo, a obra foi nomeada a “A Inteligência Emocional dos Animais”.

Sentimentos dos animais em comum

O primeiro dos sentimentos compartilhados é o senso de justiça. Assim, uma pessoa com inteligência mediana consegue separar o que é justo e o que não é. Desse modo, os macacos (primatas) e mamíferos também sabem lidar com isso.

Ademais, os cientistas descobriram essa emoção com um experimento simples. Logo, os macacos receberam pepino em troca de entregar alguns cartões. Quando um do grupo ganhou uva, que eles preferem, os demais se recusaram a entregar novos cartões.

animais tem senso de justiça
Os cientistas descobriram essa emoção com um experimento simples | Fonte Exame

Dessa maneira, eles perceberam que um estava recebendo tratamento diferente e não concordaram em prosseguir. Os macacos até jogaram os pepinos restantes nos cientistas.

Portanto, os animais são como os seres humanos: sentem dor, medo, prazer e emoções positivas.

Desejo de vingança e amor materno

Esses dois sentimentos também estão presentes no mundo animal. Portanto, se a vingança já passou pela cabeça de muitos humanos, com alguns animais não é diferente.

Elefantes e chimpanzés já reagiram a maus tratamentos de adestradores e os mamíferos chegaram a invadir uma aldeia na Índia para se vingar da morte de um elefante do grupo.

Leia ainda: Furão de estimação e curiosidades para criar esse pet

amor materno de animais
os carinhos vistos entre eles são outra forma de comprovar a teoria (Imagem Incrível

A mesma coisa acontece na relação de amor materno. Bem como, em sua maioria, os animais cuidam dos filhotes com uma paixão acima do normal.

Os animais, muitas vezes, deixam de comer para alimentar as crias. Dessa maneira, os carinhos vistos entre eles são outra forma de comprovar a teoria.

Sofrimento por amor entre os animais

Quem nunca sofreu por amor? A pergunta é comum entre os humanos, mas também vale para o mundo animal. As araras, por exemplo, ao perderem seus parceiros ou parceiras sofrem bastante. Essas aves são fiéis pela vida inteira e compartilham desse sofrimento por amor.

araras
Essas aves são fiéis pela vida inteira e compartilham desse sofrimento por amor (Imagem: Rondonia-ao-vivo)

Mais que isso, quando uma das aves do casal morre, a outra para de comer e enfraquece. Em alguns casos, ficam tão fracas que caem de árvores ou penhascos e acabam morrendo. É quase que um suicídio pela dor do amor.

Capacidade de confortar o outro

Os ratos são temidos em casa pela doenças que estão associadas. Contudo, esses animais são capazes de confortar os demais integrantes do grupo quando eles sofrem por algo.

Animais têm sentimentos assim como os humanos: veja 5 dessas emoções
Animais têm sentimentos e demonstram afeto pelos companheiros, crias e outros do grupo (Crédito Walpaper Cave)

Por fim, cientistas comprovaram que os roedores se aproximam de outros que estão estressados para acalmar a situação.

Ademais, golfinhos, elefantes, cachorros e chimpanzés também são capazes de confortar vítimas de agressão e maus tratos.

Leia ainda: Aprenda a escovar os dentes do seu cãozinho

Gostou dessa matéria? Acompanhe mais em nossas redes sociais e compartilhe: FacebookInstagramTwitter e Pinterest.

 

Comments are closed.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais

Política de Privacidade e Cookies