Aprenda dicas para a alimentação de pets: roedores, mamíferos silvestres e exóticos

Quem tem animal de estimação deve levar o quesito alimentação muito a sério e fornecer o melhor para o seu bichinho

Tutores de animais de estimação devem ter, pelo menos, uma noção básica sobre a alimentação de pets. Afinal, eles dependem exclusivamente dos seus donos e devem ter um cardápio que seja capaz de fornecer todos os nutrientes que precisam. Tendo isso em vista, nesta sexta-feira (05/12), o Caderno Pets, do Folha Go, te dá dicas super interessantes sobre a alimentação dos bichinhos, sejam eles roedores, mamíferos silvestres ou exóticos.

Leia também: Seu pet tem identidade? Entenda como fazer a filiação do seu animalzinho

Aprenda dicas para a alimentação de pets: roedores, mamíferos silvestres e exóticos
Aprenda dicas para a alimentação de pets: roedores, mamíferos silvestres e exóticos – Imagem: Divulgação R7

Dicas para a alimentação de pets

Cada espécie de pet tem uma necessidade nutricional diferente e específica. É por isso que, por exemplo, você não dá a ração de um hamster para um cachorro, não é mesmo?

Desse modo, cada pet precisa de uma alimentação própria. Pois se ela não for adequada, o animal pode ficar doente e em casos mais extremos, até desnutrido. Sendo assim, quem tem animal de estimação deve levar o quesito alimentação muito a sério e fornecer o melhor para o seu bichinho.

Confira, portanto, dicas interessantes e que podem te ajudar a elaborar melhor a alimentação de pets.

Alimentação de roedores

Chinchila, hamster, coelho e twister são os principais animais roedores de estimação. Mas o grupo de roedores é bem extenso, eles são mais da metade dos mamíferos da Terra.

Tendo isso em vista, se você tem um roedor de estimação em casa, deve atentar-se para a alimentação do seu pet, pois a ração pode não ser suficiente no quesito nutrição. Dessa maneira, o tutor deve ter em mente que os dentes dos roedores nunca param de crescer. Por isso, alimentos duros que desgastem eles, é fundamental.

Como barras de cereais, biscoitos secos, sementes e a própria ração específica para o tipo de roedor. Além disso, vegetais como pimentão, abobrinha e cenoura são recomendados. Feno e frutas não ácidas podem fazer parte da alimentação do pet.

No entanto, cada roedor tem necessidades alimentares específicas. O que pode fazer bem para um animal, pode ser prejudicial para outro.

Veja ainda: Descubra 5 tipos de cobras para criar em casa e saiba as normas ambientais

Alimentação de mamíferos silvestres

Os mamíferos silvestres que são pets, como o sagui, o mini porco e outros, também têm uma necessidade nutricional específica. Principalmente devido à sua origem; ou seja, os animais silvestres não passaram pelo processo de domesticação.

A grande maioria dos animais criados em cativeiro costumam não se adequar, pois são retirados da natureza. Contudo, o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), regulariza a criação de animais silvestres.

Dessa forma, caso você tenha interesse em ter um pet diferente em casa, deve procurar um criadouro regularizado para a compra do animal. Além disso, deve ter em mente que os cuidados e a alimentação do bichinho representam um gasto superior se comparado os animais de estimação, como cães e gatos.

Alimentação de animais exóticos

Aprenda dicas para a alimentação de pets: roedores, mamíferos silvestres e exóticos
Aprenda dicas para a alimentação de pets – Imagem: Divulgação UOL

Os animais exóticos são também os animais silvestres, como iguanas, jabuti, teiú, furão, mico, papagaio e diversos outros. Por ser um grupo grande e bastante diversificado, composto por muitas espécies e raças, a alimentação de pets exóticos também deve passar por uma orientação do médico veterinário.

Em todos os casos, a ração costuma não ser suficiente. Embora no mercado existam tipos com muitas vitaminas, ferro, fibras e compostos alimentares necessários. Contudo, a alimentação natural, composta por frutas, por vegetais, por sementes, por grãos e outros, complementa a ração.

Assim sendo, a alimentação de pets, seja de qual espécie ou raça ele seja, deve ser completa e agradável ao animal.

Confira também: Conheça 7 animais silvestres que são permitidos para serem pets

Por fim, gostou dessa matéria? Acompanhe mais em nossas redes sociais e compartilhe: FacebookInstagramTwitter e Pinterest.

Comments are closed.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais

Política de Privacidade e Cookies