Baleia jubarte morre encalhada na Praia Grande: saiba o que aconteceu agora

Mamífero encalhou na Praia Grande e não resistiu

Mais uma baleia jubarte morreu nas praias de Santa Catarina em 2020. Desse modo, já são 6 animais que encalharam nas águas do estado e não resistiram. O fato aconteceu na Praia Grande, no município de São Francisco do Sul, no litoral Norte. Hoje, 18/12, o Folha Go apresenta um pouco mais da espécie na Coluna Pets.

Leia ainda: Câmara de BH aprova fim das carroças puxadas por animais

Santa Catarina registra a morte de 6ª baleia jubarte em 2020
Baleia jubarte é um dos mamíferos mais impressionantes da natureza (Crédito InfoEscola)

Acompanhe a matéria até o fim para saber sobre o animal morto em Santa Catarina e outras curiosidades da baleia jubarte.

Baleia jubarte encalhada

Na última quinta-feira, a equipe de resgate com 12 pessoas encontrou o animal encalhado no litoral. Eles fizeram o trabalho para que ela voltasse ao mar, mas a baleia morreu no dia seguinte. A espécie adulta, de 20 toneladas e 12 metros de comprimento é a sexta a morrer no estado este ano.

A causa da morte da baleia foi estafa pelo tempo fora d’água. Ademais, no corpo dela havia mordidas de tubarão. Aliás, a jubarte faz parte da lista dos animais com risco de extinção e merece cuidados.

Leia ainda: Já ouviu falar da Titanoboa? Conheça essa serpente fatal

Dessa forma, a baleia jubarte estava na região para acasalar. Pois, de acordo com especialistas, ela procura águas frias para se alimentar durante o verão e águas quentes, durante o inverno, para o acasalamento.

Segundo o Projeto de Monitoramento de Praias (PMP), 69 baleias jubarte encalharam no litoral do Brasil este ano. Só na Bahia foram 22 baleias até o mês de dezembro. No Espírito Santo foram 17 e onze no Rio de Janeiro, completam a lista com mais animais encalhados em 2020.

Santa Catarina registra a morte de 6ª baleia jubarte em 2020
Baleias buscam águas quentes no inverno para acasalar (Crédito InfoEscola)

Por que as baleias encalham e normalmente não sobrevivem?

As causas da morte da baleias que encalham geram dúvidas nas pessoas. Como são animais mamíferos e respiram por pulmões, as baleias precisam subir até a superfície para retirar ar da atmosfera. Às vezes, vão muito perto da margem e não conseguem voltar ao mar por conta do peso.

Contudo, apesar de a respiração ocorrer pelo ar da atmosfera, ela é dificultada fora da água por conta da pressão que o corpo das baleias faz sobre os pulmões.

Bem como, as baleias são animais gigantescos e adaptados ao mar, então não conseguem suportar o peso sobre os órgãos internos fora d’água e, assim, seu corpo não recebe oxigenação.

Além disso, elas não têm glândulas sudoríparas e não lidam bem com altas temperaturas. Portanto, a grande quantidade de gordura faz com que as baleias sofram com o calor, o que causa desidratação e mata.

Assim, mesmo com a rápida remoção, uma baleia encalhada tem chance de morrer ao retornar para a água. Isso se deve às lesões que o animal sofre no tempo que fica fora dela. Em alguns casos, é melhor sacrificar.

Leia ainda:  Furão de estimação tem curiosidades incríveis para quem pretende criar pet

Gostou dessa matéria? Acompanhe mais em nossas redes sociais e compartilhe: FacebookInstagramTwitter e Pinterest.

Comments are closed.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais

Política de Privacidade e Cookies