Bicho preguiça: conheça esse lindo animal e descubra algumas curiosidades

Conheça agora o bicho preguiça e descubra algumas curiosidades muito legais

Você conhece o bicho preguiça? Hoje, 02/01, no Folha Go, você vai conhecer esse animal exótico e aprender algumas curiosidades muito interessantes sobre esse animal. Leia a matéria da Coluna Pets até o final e saiba tudo sobre o bicho preguiça.

Leia também: Animais que comem vegetais e outros bichos: conheça os onívoros

bicho preguiça na arvore
Descubra algumas características do bicho preguiça (Fonte: tricurioso)

Características do bicho preguiça

 

O bicho preguiça é um mamífero pertencente à família dos tatus e tamanduás, eles possuem cerca de setenta centímetros de comprimento, se somados com a cauda. Normalmente esses animais possuem uma cor marrom ou um tom de verde acinzentado.

Um bicho preguiça adulto chega a pesar uma média de seis quilos e os filhotes duzentos e cinquenta gramas. Além disso, esses animais possuem apenas três dedos em suas patas que os ajudam a se segurar nas árvores.

Veja também: Quais os animais mais perigosos do mundo? Site europeu reúne dados

preguiça pensativa
Aprenda como funciona a reprodução das preguiças (Fonte: R7)

 

Reprodução do bicho preguiça

O bicho preguiça é um animal solitário, que busca por uma fêmea apenas com o propósito de acasalar, e em seguida seguir com sua rotina solitária. Quando esses animais atingem o período de reprodução, eles saem pelas árvores em busca de uma fêmea.

Entretanto, para que a reprodução aconteça ele precisa conquistar a fêmea. Essa conquista ocorre através de uma disputa com outro bicho preguiça macho, onde eles lutam entre si, até que a fêmea emita um som definindo que um deles foi capaz de conquistá-la.

As gestações desses animais duram cerca de seis meses, e a fêmea alimenta o filhote por até um mês. No entanto, não é após a amamentação que o filhote se separa da mãe. Normalmente, os filhotes permanecem com a mãe durante nove meses, até que já consigam se alimentar sozinhos e se tornar mais independentes.

preguiça
Leia algumas curiosidades sobre o bicho preguiça (fonte: tribuna de minas)

Curiosidades

O bicho preguiça possui muitos hábitos diferentes que despertam a curiosidade em muitas pessoas, uma vez que, são bem diferentes dos animais domésticos. Normalmente, uma preguiça dorme cerca de 12 a 14 horas por dia, e quando estão acordados estão se alimentando.

Além disso, esses animais não possuem o hábito de beber água, dado que, seus alimentos já são uma fonte de hidratação e buscar água seria muito esforço a esse animal. Outro ponto muito interessante, é que esses animais fazem suas necessidades fisiológicas apenas uma vez por semana e só mudam de árvores para fazer suas necessidades e buscar por alimentos.

A cor marrom e verde acinzentado ajuda o animal a se proteger de predadores, uma vez que, a sua coloração parecida com o ambiente age como camuflagem nas árvores. Por mais que possua esse nome e fique muito tempo parado, quando a preguiça decide mudar de árvore ela é muito ágil e também consegue nadar com muita facilidade e agilidade.

Além disso, outro fato interessante, é o ciclo de vida desse animal. Uma vez que, eles possuem uma expetativa de vida que varia em torno de trinta a cinquenta anos.

Leia também: Aprenda agora a diferença entre animais silvestres e domésticos: veja exemplos

Por fim, gostou dessa matéria? Acompanhe mais em nossas redes sociais e compartilhe: FacebookInstagramTwitter e Pinterest.

Comments are closed.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais

Política de Privacidade e Cookies