Curiosidades de 3 bichos exóticos do Brasil: macacos prego, esquilo e mico-leão-dourado

Os animais exóticos são muitos e com diversas características. Saiba um pouco mais sobre esses três tipos de macacos

Anúncio


O Brasil possui uma fauna riquíssima, repleta de diferentes animais. Falando em primatas, por exemplo, o país tem o maior número de espécies de macacos conhecidas no mundo – cerca de 118 no total. Entre elas estão o mico-leão-dourado, o macaco-prego e o macaco-esquilo. Saiba um pouco mais sobre esses três bichos exóticos do Brasil, hoje, 04/12, aqui no Folha GO.

Continua depois da publicidade
Curiosidades de 3 bichos exóticos brasileiros: mico-leão-dourado, macaco-prego e macaco-esquilo
Os bichos exóticos são aqueles que não nasceram na área em que se encontram hoje | Imagem: Itl.cat

Leia também: Confira lista com 5 animais exóticos para ter em casa

Animais exóticos no Brasil

Para começar, é preciso entender o que são animais exóticos. Por definição, eles recebem esse nome não porque são “esquisitos” ou diferentes esteticamente, mas sim porque não pertencem à determinada região.

Continua depois da publicidade

Desse modo, ao contrário dos animais nativos, os bichos exóticos são aqueles que não nasceram na área em que se encontram hoje. Eles foram trazidos de outro território pelo homem. Ou seja, não estão no seu habitat natural.

Continua depois da publicidade

Contudo, o termo exótico também é usado informalmente para determinar animais que não são comuns ou são excêntricos.

Curiosidades de 3 bichos exóticos brasileiros

Abaixo conheça algumas curiosidades sobre mico-leão-dourado, macaco-prego e macaco-esquilo. Confira detalhes sobre cada um desde pelagem, reprodução, alimentação e muito mais.

Mico-leão-dourado

O mico-leão-dourado é um primata originário no Brasil. Seu habitat natural é a Mata Atlântica, principalmente na área localizada no Rio de Janeiro.

Famoso por sua pelagem dourada e alaranjada, o animal mede entre 22 e 30 cm e pode pesar até 800g. Ele se alimenta de pequenos insetos, frutas, ovos de pássaros, lagartas e néctar.

Além de serem fofos, eles adoram catar uns aos outros. É uma maneira de retirar pedaços de pele morta e parasitas do corpo e, ainda, estabelecer laços afetivos.

O período de gestação da fêmea dura 130 dias e em cada gravidez nascem em média 2 filhotes. A expectativa de vida do mico-leão-dourado chega a 22 anos em cativeiro. A má notícia é que a espécie está ameaçada de extinção.

Veja ainda: Conheça o bicho preguiça e o boto cor-de-rosa: exóticos do Brasil

Curiosidades de 3 bichos exóticos brasileiros: mico-leão-dourado, macaco-prego e macaco-esquilo
O Brasil possui cerca de 118 espécies de macacos | Imagem: Tiago Falótico/Wikipédia

Macaco-prego

Assim como o mico-leão-dourado, o macaco-prego também é natural do Brasil. No entanto, seu habitat é a Mata Atlântica nos estados de Minas Gerais, Bahia e Espírito Santo.

O macaco-prego é muito inteligente. Ele costuma utilizar ferramentas, como pedras ou pedaços de madeira, para abrir frutas ou quebrar castanhas e derrubar frutos das árvores.

Falando em frutas, sua alimentação é baseada em sementes, ramos novos, ovos de aves e insetos. Sendo assim, com uma dieta balanceada um animal adulto chega a pesar 3,7 kg.

Sua expectativa de vida chega a 40 anos, contudo o primata também está ameaçado de extinção.

Curiosidades de 3 bichos exóticos brasileiros: mico-leão-dourado, macaco-prego e macaco-esquilo
O Brasil possui uma fauna riquíssima | Imagem: FundosWiki

Macaco-esquilo

Também conhecido como macaco de cheiro ou Saimiri, esse primata pesa, em média, 1kg. Sua principal característica estética é a pelagem, pois ele possui uma máscara branca no rosto, seu focinho é escuro, e parte dos pelos em tons de amarelo e laranja nas pernas e braços.

Primatas dessa espécie são, por exemplo, muito ágeis e vivem a maior parte do tempo nas árvores. Ademais, eles se alimentam de frutas, folhas, sementes, flores, insetos e pequenos animais

Uma curiosidade interessante é que eles são animais sociáveis e se dão muito bem com o macaco-prego. Esse animal vive, em média, 20 anos.

Continue lendo: É possível ter um macaco como animal de estimação? Veja.

Por fim, gostou dessa matéria? Acompanhe mais em nossas redes sociais e compartilhe: FacebookInstagramTwitter e Pinterest. 

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais

Política de Privacidade e Cookies