Cachorro triste: 9 sinais de que seu pet pode estar com problemas emocionais

Fique atento a esses sinais em seu animal de estimação

Anúncio


Cachorro triste. Como os humanos, não há dúvida de que os cães podem ter períodos de tristeza. No entanto, ao contrário de nós, eles não podem comunicar isso tão facilmente. Felizmente, existem vários sintomas de tristeza canina que se refletem em seu comportamento: só precisamos saber o que eles são para poder identificá-los. E é sobre isso que hoje, 22/01, a Coluna Pets do Folha Go vai falar mais.

Continua depois da publicidade

As alterações de humor dos cães podem ter várias causas, desde uma mudança estressante até a perda de um ente querido. Eles podem até surgir de algo tão simples como o tédio.

É importante observar que muitos desses comportamentos também podem ser um sinal de distúrbios físicos, portanto, é aconselhável descartar outros problemas. Um veterinário poderá fornecer uma avaliação profissional e tratamento para o problema em questão.

Continua depois da publicidade

Leia mais: Sonhar com onça, cão ou cobra: significado de sonhos com animais

Continua depois da publicidade

Cachorro triste: fique atento a esses sinais

cachorro triste
Confira alguns sinais de que seu cachorro pode estar triste. Foto – Pixabay

Primeiramente, se você está se perguntando agora “como posso saber se meu cachorro está triste?”, Dê uma olhada em alguns sinais comuns de que um cachorro está infeliz:

1.Mudanças de apetite

Se um cão tem pouco ou nenhum interesse em comida, pode ser um sinal de que ele está infeliz. Por outro lado, em alguns casos, os cães infelizes decidem comer mais, pois isso pode ajudá-los a se sentir melhor.

Qualquer mudança no apetite, seja ele aumente ou diminua, pode ser uma pista para o humor de um animal de estimação. Uma mudança nos hábitos alimentares também pode causar uma mudança no peso. Portanto, se você notar que seu cão perdeu ou ganhou alguns quilos, pode ser um sinal de que ele está triste ou deprimido .

2.Dormir muito ou pouco

Os cães dormem mais do que os humanos, especificamente, uma média de 12 horas por dia. Porém, se ao observar os hábitos de sono do seu animal de estimação você perceber que ele só quer dormir, pode ser um sinal de que ele está infeliz.

Por outro lado, a insônia pode indicar o mesmo. Desta forma, independentemente do quanto nossos animais de estimação dormem, se for significativamente mais ou menos do que o normal, eles podem se sentir tristes.

É importante observar que a insônia também pode surgir devido à dor física, portanto, certifique-se de descartar essa possibilidade se seu animal de estimação tiver problemas para dormir.

3.Falta de interesse em seus brinquedos

Semelhante aos humanos, a perda de interesse pelas atividades normais pode ser um sinal de que o cão não está se sentindo tão feliz como no passado. Se seu cão costuma ficar entusiasmado com seus brinquedos e não tem se interessado ultimamente, pode ser porque seu estado emocional não é o melhor. É comum que os cães não tenham vontade de brincar de vez em quando, mas se isso ocorrer por um longo período de tempo, pode valer a pena investigar o que está acontecendo.

4.Não quer brincar ou se exercitar

Os brinquedos não são a única coisa em que um cachorro triste pode perder o interesse. Nesse sentido, se sua energia estiver baixa e  não quiser brincar com você ou outros cães ou ainda passear, pode ficar triste. Claro, nem todos os cães são naturalmente sociáveis e enérgicos, por isso é importante observar as mudanças em seu comportamento normal.

Veja também: Cachorro em 3D, você já ouviu falar? Conheça agora essa tecnologia

Ademais, leia ainda mais quatro sinais de cachorro triste

cachorro triste
Esse conjunto de sinais podem mostrar que o cachorro está triste Foto – Pixabay

5.Esconder ou encolher

Se um cachorro está infeliz, ele pode tentar procurar abrigo escondendo-se pela casa. Se não houver um estímulo claro que cause esse comportamento evasivo, como fogos de artifício, seu cão pode ficar um pouco deprimido.

Da mesma forma, você também deve prestar atenção à linguagem corporal – seu cão pode se encolher para tentar ficar menor. Esse tipo de comportamento também pode ser devido ao baixo-astral.

6.Agressividade

A agressão pode indicar muitos problemas em cães, mas você sabia que a causa da agressividade de um cão pode ser simplesmente depressão? Sendo assim, se seu animal de estimação está normalmente calmo e agora começa a latir, atacar, morder ou rosnar para qualquer coisa em seu caminho, isso pode ser um sinal de infelicidade.

7.Lambendo ou mordendo excessivamente

Quando os cães lambem e mastigam as patas, pode parecer que estão tentando se limpar ou se coçar. No entanto, em alguns casos, eles podem estar tentando se acalmar porque se sentem tristes.

8.Ande de um lugar para outro

Como no caso dos humanos, a depressão nos cães pode ser acompanhada por comportamentos ansiosos. Se um cachorro está andando de um lado a outro da casa sem parar, é muito provável que ele esteja entediado e infeliz, por exemplo.

Contudo, passar mais tempo ao ar livre pode ser exatamente o que ele espera e pode ajudá-lo a melhorar significativamente seu estado emocional.

Felizmente, existem muitas maneiras de ajudar os cães e passar mais tempo ao ar livre com pet pode ajudar (Imagem: casa e construção)

Ou seja, se você passa o dia todo no trabalho e seu cão fica em casa, considere contratar um passeador de cães para ajudar seu filho a fazer os exercícios de que precisa para cuidar de sua saúde física e emocional.

Sendo assim, se caminhadas e exercícios não funcionarem, recomendamos que você verifique com seu veterinário outras soluções para seu mascote ficar bem.

9.Comportamento destrutivo

Agir destrutivamente é outro tipo de comportamento ansioso que pode surgir devido a problemas emocionais. Se, de repente, um cão for muito mais agressivo do que o normal com seus brinquedos, ou com qualquer outra coisa em sua casa, pode ser um sinal de tristeza .

Portanto, tente aumentar seu nível de exercício ou estimulação mental para ver se seu humor melhora. Felizmente, existem muitas maneiras de ajudar os cães a sair de uma crise emocional.

Afinal, estar ciente de como seu melhor amigo peludo se sente é o primeiro passo para ajudá-lo a ser feliz e saudável novamente. Se você sentir apatia prolongada, entre em contato com seu veterinário.

Leia ainda:  Furão de estimação tem curiosidades incríveis para quem pretende criar pet

Gostou dessa matéria? Acompanhe mais em nossas redes sociais e compartilhe!

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais

Política de Privacidade e Cookies