Cachorros lambem feridas por uma razão inteligente; entenda mais

Você já percebeu que os cães lambem as suas feridas? Entenda agora esse ato esperto do seu animalzinho de estimação

Anúncio


Os cachorros lambem feridas quando eles se machucam por puro instinto. Porém há também um motivo muito inteligente para que eles façam isso. Continue lendo na data de hoje, 25/11, aqui no Folha GO e descubra as vantagens desse ato. 

Continua depois da publicidade

A lambida no local do ferimento de seu cãozinho ajuda na vascularização do machucado, ou seja, o ato de lamber a ferida colabora com a cicatrização. 

Leia mais: Beijar o cachorro e ser lambido por esse pet faz mal? Confira.

Continua depois da publicidade

Por que os cachorros lambem feridas? 

cachorros-lambem-feridas 2
Você sabe o que significa quando seu cachorro lambe a ferida? (Imagem: IG)

Os cachorros lambem feridas por instinto, já que esse ato estimula a vascularização da pele, contribuindo assim para a cicatrização, além de matar as bactérias do local. 

Continua depois da publicidade

Tudo isso é possível graças à histatina, uma substância presente na saliva do animal, que serve de remédio natural nessa situação. 

Por mais que a lambida na ferida seja benéfica para seu cão que se machucou, é importante que haja controle, já que ela também pode contaminar o machucado. 

Contudo, existem outras formas de ajudar na cicatrização das feridas além da lambida do cachorro, como lavar com água e sabão neutro, e caso haja sangramento, tentar estancar com gaze. 

Se por um acaso esses cuidados não forem suficientes e a ferida continuar sem cicatrização, é essencial levar o seu pet ao veterinário imediatamente. 

Posso deixar o meu cachorro lamber a minha ferida? 

Por mais que a saliva dos cães possuem a histatina, que serve para a cicatrização de feridas, ela também possui diversas bactérias que são nocivas à saúde humana. 

Portanto não é recomendado que as suas feridas sejam lambidas pelo seu pet, pois pode infeccionar o machucado e causar maiores problemas. 

Leia mais: Os cães amam rolar na grama: saiba desse hábito e outras curiosidades desse pet

Como cuidar da saúde bucal canina? 

cachorros-lambem-feridas 3
Cuide da saúde bucal de seu pet para evitar infecções. (Imagem: HuffPost)

Já que os cachorros lambem feridas, é de extrema importância que você mantenha a boca do seu bichinho limpa. 

Primeiramente, acostume o seu pet com a escovação dos dentes desde filhote, assim será criado o hábito e ele ficará menos resistente com o ato. 

Caso seja muito difícil escovar os dentes de seu pet, utilize escovas com “dedeira”, o que tranquilizará o bichinho. 

A frequência da escovação deve ser, pelo menos, uma vez ao dia, que já é suficiente para manter a boca de seu pet higienizada. 

Recomenda-se também a utilização de um creme dental específico para o seu pet, o que colaborará com o combate ao tártaro. 

cães lambem feridas
Cuidados com a saúde dos dentes do seu pet (Imagem: Paraguay City)

Existem, também, alguns outros métodos para ajudar na limpeza da boca de seu cãozinho. Por exemplo, spray antisséptico, solução bucal, petiscos antitártaro e brinquedos antitártaro, mas é importante lembrar que nenhum substitui a escovação. 

Um outro fator que pode prejudicar a saúde bucal de seu cachorro é o consumo de algum alimento inadequado. Por isso é importante dar petiscos desenvolvidos para cães. 

E por fim, é fundamental que o seu cão visite o veterinário para ver se está tudo bem com sua saúde bucal. 

Leia mais: Arranhadura de gato é perigosa? Veja o que diz a Veterinária Bruna Hermes.

Afinal, agora que você já sabe o porquê que cachorros lambem feridas, pode parar de se preocupar. Atente-se ao processo de cicatrização do machucado. 

Gostou dessa matéria? Acompanhe mais em nossas redes sociais e compartilhe: FacebookInstagramTwitter e Pinterest.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais

Política de Privacidade e Cookies