Cães inteligentes: como testar as habilidades do seu pet? Confira pesquisa

Os pesquisadores descobriram que alguns cães têm uma habilidade que se pensava que só existia em humanos.

Cães inteligentes. Cães extra inteligentes são capazes de aprender o nome de um objeto depois de ouvi-lo quatro vezes! Por isso, hoje (05/02) a Coluna Pets do Folha Go vai falar mais sobre o que as pesquisas tem falado de como os cães aprendem as coisas.

Aprender rapidamente o nome das coisas é uma habilidade que se pensava ser apenas humana. Porém, os cães também aprendem. Um estudo comprovou a capacidade dos caninos em identificar objetos em num curto prazo de tempo.

Foi o que mostrou a equipe de Adam Miklósi, diretor de etologia da Universidade Eötvös Loránd de Budapeste e co-autor do estudo. É a mesma equipe do Genius Dog Challenge, do qual Rico, um Border Collie espanhol, participou. Continue lendo o texto para saber mais.

Leia também: Dor de ouvidos em cachorros; cuidados e dicas da veterinária

Pesquisa sobre cães inteligentes

Cães inteligentes
Veja que mostrou esse estudo Foto – Pixabay

Para analisar a capacidade de aprender palavras rapidamente em cães, os pesquisadores compararam duas situações diferentes com o mesmo objetivo em ambas, mostrando um objeto quatro vezes a dois cães (Whisky e Vicky Nina) que já haviam demonstrado saber o nome de vários brinquedos .

Por outro lado, os cães foram expostos aos nomes dos objetos enquanto brincavam com seu humano, encarregados de dizer o nome para lembrar. E, por outro, durante uma tarefa baseada na exclusão ( exatamente como vimos nos testes do Genius Dog Challenge ).

Logo, os cães foram avaliados quanto ao resultado do aprendizado dos novos nomes de objetos.

Sendo assim, ambos tiveram sucesso após a exposição no contexto social , mas não após a exposição à tarefa baseada na exclusão.

Sua memória dos nomes dos objetos durava pelo menos dois minutos e tendia a diminuir após intervalos de retenção de 10 min e 1 h.

Ademais, leia ainda: Animais de estimação incomuns: conheça famílias que inovam com pets

Aprendizagem em cães

Cães inteligentes.
Estudo foi feito com cães – Foto Pixabay

Isso revela que o aprendizado rápido de nomes de objetos é possível para uma espécie não humana (cães), embora a consolidação da memória possa exigir mais exposições.

E, como explica Miklósi, “essa aprendizagem parece ser semelhante à forma como as crianças adquirem o seu vocabulário por volta dos dois ou três anos de idade”.

Para investigar se o aprendizado rápido de nomes de objetos em um contexto social é restrito a cães que já demonstraram a capacidade de aprender vários nomes de objetos, os pesquisadores usaram o mesmo procedimento com 20 cães de família normais.

Dessa forma, esses cães não mostraram nenhuma evidência de terem aprendido os nomes dos objetos.

Contudo, isso sugere que apenas alguns cães apresentam essa habilidade. Mas, isso não quer dizer que o seu cão tem algum problema se não aprendi rápido.

Em outras palavras, há algumas raças que se destacam em aprendizados, são alvos de testes e treinamento. Dentre elas Yorkshire terriers ou border collies, por exemplo, são cães que respondem bem ao estímulo mental e interação.

Enfim, sua sugestão da pesquisa é que, no futuro, seja estudado se essa habilidade especial se deve ao talento excepcional de alguns indivíduos ou se surge da experiência anterior com o aprendizado de nomes de objetos.

Portanto, leia ainda: Maus-tratos contra animais aumenta em Minas Gerais

Comments are closed.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais

Política de Privacidade e Cookies