Aprenda qual o melhor modelo de caixa de areia para gatos: aberta ou fechada? Veja

As duas caixas de areia são indispensáveis para manter a higiene. Entenda como escolher.

Há Gatos são pets independentes, capazes de fazer sua própria limpeza, recorrer ao alimento disponível apenas quando tem fome, além de fazer suas necessidades em locais adequados. A caixa de areia para gatos é sensacional, pois permite que eles tenham liberdade e evita sujeira na casa. Continue lendo e entenda mais em 18 de novembro. 

Saiba mais em: O que é a história dos visons na Dinamarca? Descubra mais

Quais as vantagens da caixa de areia para gatos?

A caixa de areia para gatos é o utensílio em que o pet faz suas necessidades fisiológicas. A maior vantagem é que não é preciso ensinar o bichano como usá-la, pois a maioria já entende de forma instintiva como funciona.

São práticas, mantém o ambiente limpo e sem mau-cheiro, além de evitar que o animalzinho faça suas necessidades em algum lugar inadequado. 

Na caixa, você pode colocar areia, sílica, ecocatrix ou outro material poroso destinado ao fim. Alguns modelos são auto limpantes, mas mesmo aqueles que não são apresentam facilidade para a limpeza. Basta utilizar uma pá para retirar os dejetos e complementar com mais areia. 

Qual modelo escolher: aberta ou fechada?

As duas são ótimas e a escolha vai depender dos hábitos dos gatos e das preferências dos donos. As caixas de areia fechadas são as preferidas dos tutores, tendo em vista a vantagem de evitar que o pet espalhe sujeira e areia. Também reduz o odor que vai para fora da caixa. 

Modelos de caixa de areia para gatos (Imagem: Presente 21)

Tutores e veterinários acreditam que a caixa fechada proporciona maior privacidade para os felinos, principalmente aqueles que evitam fazer as necessidades próximos as pessoas. Ela só é contra indicada para animais agitados ou que ainda tem comportamentos mais naturais e precisam de um espaço maior.

Já os modelos de caixa de areia aberta são mais comuns e mais em conta. É um espaço em que os tutores podem espalhar a areia e limpá-la quando estiver suja.

Existem modelos com peneira, em que a sujeira fica na parte inferior, facilitando a limpeza, além de modelos autolimpantes, que dispensam o uso de pás. 

caixa de areia para gatos aberta. Crédito da imagem: mybest

Quais cuidados ter com a caixa de areia para gatos?

O número ideal é de uma caixa para cada gato e mais uma extra. Todas elas precisam estar em locais que o pet tenha acesso fácil e “privativo”, assim ele não vai procurar por outros locais para fazer suas necessidades.

A caixa de areia deve ter a profundidade para, pelo menos quatro centímetros de areia e mais alguns acima para o animal se sentir à vontade. 

A areia não pode ter cheiro forte, mas um cheiro tênue para disfarçar o cheiro das fezes. Se for muito forte, pode inibir os bichinhos e no pior dos casos induzir a alergias, e problemas no trato urinário/ digestivo do pet. 

Lembre-se sempre de manter a caixa de areia para gatos sempre limpa, se não quiser encontrar nenhuma “surpresa” escondida pela casa.

Por serem muito limpos, os bichanos não gostam de areia suja, portanto verifique diariamente se ela precisa ser limpa. Se sim, a sujeira e faça a troca da areia quinzenalmente ou quando julgar necessário.

Gostou dessa matéria? Acompanhe mais em nossas redes sociais e compartilhe: FacebookInstagranTwinter e Pinterest

Comments are closed.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais

Política de Privacidade e Cookies