Confira a maneira correta de limpar a caixa de areia do seu gato; aprenda agora

Aprenda a limpar a caixa de areia do seu gato de um jeito simples e eficaz

Você sabe como limpar a caixa de areia do seu gato? Hoje, 07/01, no Folha Go, você vai aprender como efetuar essa limpeza de um jeito fácil, pratico e eficiente. Além disso, acesse os links encontrados no decorrer da matéria para aprender mais sobre outros gatos.

Leia também: Gato de raça Ussuri: conheça o felino que pode sumir em alguns anos

caixa de areia
Aprenda a importância da limpeza da caixa de areia do gato (Fonte: rações reis)

Descubra a importância da limpeza da caixa de areia

Se você já é um tutor, com certeza, você sabe que os felinos são animais muito higiênicos. Contudo, se você está se tornando um tutor agora, com o tempo, você vai perceber essa característica forte no comportamento do seu gato.

Uma vez que, esses animais possuem muitas exigências com relação à limpeza, tanto com à alimentação, como sobre suas necessidades fisiológicas. Portanto, se o felino encontrar a sua caixa de areia suja, muito provavelmente ele não irá utilizar a mesma e, consequentemente, fará suas necessidades em outros lugares da casa.

Para evitar essa situação desagradável, mantenha a caixa de areia do seu gato sempre limpa, garantindo, assim, a utilização da caixa. Para te auxiliar nesse processo separamos algumas dicas para que a sua limpeza seja fácil, rápida e eficiente.

Leia também: Gato Khao Manee: um pet tailandês lindo para conhecer e se apaixonar

gato
Aprenda algumas dicas de como limpar a caixa de areia do gato (Foto: guia55)

Dicas de limpeza da caixa de areia

Existem dois jeitos de fazer a limpeza da caixa de areia. Dessa forma, você pode fazer uma limpeza parcial, quando a caixa ainda estiver em condições de ser reutilizada ou uma limpeza completa se julgar necessário.

Para efetuar a limpeza superficial você vai precisar de uma pá para remover as fezes e a urina do animal, juntamente com a areia que esteve em contato com esses resíduos. Após a retirada, faça a reposição da areia removida e analise se a caixa não possui mais nenhum sinal de sujeira, deixando-a pronta para um novo uso do pet.

No entanto, para efetuar a limpeza completa você vai precisar de mais tempo e dedicação, uma vez que, será necessário remover a areia por completo e lavar a caixa. Portanto, quando for fazer a limpeza completa da caixa de areia, remova a areia antiga e faça o descarte da mesma.

Em seguida, lave com sabão neutro e enxágue com bastante água para que não fique com cheiro de produto de limpeza. Após a caixa ser lavada e secada, adicione uma areia nova e coloque novamente no local que o seu gato já está acostumado a encontrá-la.

gato dormindo
Leia algumas dicas sobre a higiene dos gatos (Fonte: review box)

Dica extra

O tutor deve deixar disponível ao pet no mínimo duas caixas de areia por gato, e sempre bem higienizadas. Além disso, evite deixar a caixa de areia próxima da água ou comida do animal. Caso contrário, seu pet pode deixar de se alimentar e se hidratar.

Esteja atento a mudanças de hábitos do seu animal e em caso de dúvidas relacionadas à saúde do pet procure um médico veterinário.

Veja também: Descubra agora: como adestrar seu gato e manter o animal mais disciplinado

Por fim, gostou dessa matéria? Acompanhe mais em nossas redes sociais e compartilhe: FacebookInstagramTwitter e Pinterest.

Comments are closed.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais

Política de Privacidade e Cookies