Ema é uma ave nativa do Brasil: conheça suas características

Confira algumas curiosidades sobre o comportamento da ema

A ema é uma ave corredora de grande porte, nativa do Brasil. É também conhecida como guaripenhandu ou nandu. Ela se parece com o avestruz, porém, é um pouco menor. Hoje, 27/11, no Folha Go, você verá sobre as características da ema na coluna Pets.  

Leia ainda: Conheça o gato persa, olhos claros e pelagem peculiar para conquistar os fãs 

 

Ema é uma ave nativa do Brasil: conheça suas características
Ema é a maior ave do Brasil ( Crédito Infoescola)

Acompanhe a matéria até o fim e descubra curiosidades do comportamento da ema, além das características desse pet. 

Características da ema 

À primeira vista, o corpo da ema lembra uma bola sobre 2 tacos de beisebol. Afinal, ela tem o pescoço longo, fino, pernas compridas e o corpo em formato de bola. Entretanto, seu andar é gracioso.  

Ela é considerada a maior ave brasileira, mas não voa. Suas asas, dessa forma, têm uma função diferente: oferecem equilíbrio quando está em alta velocidade. Assim, a ema abre e fecha as asas para mudar de direção durante a corrida. Sua velocidade, por sua vez, chega a 80 km/hora. 

As fêmeas têm a cor marrom acizentada no alto do corpo e mais clara na parte mais baixa. Por outro lado, os machos têm a plumagem negra no pescoço e na parte do peito. Esses animais medem 1,70 de altura e chegam a pesar 40 kg. São encontrados no cerrado ou nos campos. 

Riscos à sobrevivência 

A ema possui um organismo forte, que resiste a grandes alterações climáticas. Apesar disso, a chuva oferece risco à sobrevivência desse pet. Suas penas não se secam com facilidade, logo, a umidade aumenta a possibilidade de doenças. Nesse sentido, principalmente, os filhotes precisam de abrigo nas chuvas, pois correm risco de morte.  

Como suas penas são utilizadas em fantasias e sua carne é vendida para outros países, existem leis de proteção ambiental para que essa ave não fique em extinção. 

Leia ainda: Cães precisam escovar os dentes para combater mau hálito e outros problemas de saúde 

Ema é uma ave nativa do Brasil: conheça suas características
O macho é responsável por cuidar dos filhotes (Crédito Criadero de aves exóticas)

 Curiosidades do comportamento 

A ema é dócil e, nesse sentido, convive bem com humanos e outros pets. Ela gosta de viver em bando, assim é comum encontrar grupos de 30 animais. Além disso, se alimenta de legumes, grama, folhas e vegetais. Assim como de pequenos animais (cobras, lagartos, baratas e moscas). 

Da mesma forma que o avestruz, ela não tem dentes e, portanto, precisa comer pequenas pedras para ajudar na digestão dos alimentos. A ema se parece muito com o avestruz, porém, além de ser menor, possui cauda e o avestruz, não.  

O macho é que prepara o ninho e cuida dos ovos. Porém, essa ave possui um comportamento curioso. O macho afasta a fêmea depois que ela põe os ovos e, assim, fica exclusivamente responsável por cuidar do ninho. Além disso, após o nascimento, os filhotes serão criados pelos machos. Logo, o instinto maternal, definitivamente, não é uma das características da ema.  

Leia ainda:  Furão de estimação tem curiosidades incríveis para quem pretende criar esse pet 

 Gostou dessa matéria? Acompanhe mais em nossas redes sociais e compartilhe: Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest. 

Comments are closed.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais

Política de Privacidade e Cookies