Como cuidar de filhote de gato recém-nascido sem a mãe; desafiador mas super possível

Apesar da fofura, cuidar dessas criaturas órfãs e adoráveis é um trabalho árduo

Anúncio


Durante o final da primavera e início do verão, hospitais de animais, abrigos e organizações de resgate se preparam para a temporada dos gatinhos! Há uma época real do ano em que um número esmagador de gatos bebês nascem neste mundo. Mas como cuidar de filhote de gato sem a mãe? Saiba mais hoje (10/09) aqui no Blog Pets do Folha Go.

Continua depois da publicidade

Embora o fator fofura seja alto durante esse período, o mesmo ocorre com o estresse de cuidar desses gatinhos, muitos dos quais se encontram nas ruas ou em um abrigo sem mãe. E cuidar dessas criaturas órfãs e adoráveis é um trabalho árduo! Assim como cuidar de humanos recém-nascidos, os gatinhos recém-nascidos precisam de atenção.

Os cuidados com um filhote de gato recém-nascido

Sem sombra de dúvida, cuidar de um filhote de gato recém-nascido requer o dobro de cuidados do que aqueles que se tem com gatos mais velhos. De fato, essa é uma fase bastante delicada na vida do felino. Além disso, quando o bichinho não tem mais a mamãe, você precisa saber como adaptar as coisas.

Continua depois da publicidade

Aliás, esses cuidados são os mais diversos possíveis. Confira adiante algumas dicas e instruções.

Continua depois da publicidade
filhote de gato
Como cuidar de filhote de gato recém-nascido sem a mãe. Fonte da imagem: Pixabay

Como fazer mamadeira caseira para gato recém-nascido?

Na verdade, o mais correto é comprar a fórmula própria para gatinhos recém-nascidos em alguma loja de produtos para pets. Contudo, em casos extremos, ela é uma opção possível. Mas tenha em mente que você só deve alimentá-lo com essa preparação caseira até ter como alimentá-lo com o suplemento específico ou leite de gata.

Sendo assim, para fazer mamadeira caseira para o gatinho que acabou de nascer, você precisará de:

  • 1 copo de leite integral;
  • Gema de ovo cozida (sem a clara e sem aquele película que cobre a gema);
  • 1 copo de água fervida;
  • Creme de leite (1 colher de sopa).

Agora, bata todos os ingredientes no liquidificador e armazene em um recipiente de vidro devidamente esterilizado. Mantenha sempre na geladeira, só tirando na hora de alimentar  gatinho. Ademais, ela tem uma duração de três dias.

De que modo fazer filhote de gato recém-nascido tomar leite? Tem mamadeira para gatinho?

Antes de mais nada, é necessário destacar que o filhote de gato recém-nascido precisa ter a sua própria mamadeirinha. Elas podem ser compradas pela Internet ou em lojas de produtos para animais. São mamadeiras com um bico fino e comprido e você deve esterilizá-las antes de dar para ele.

Além disso, você precisa também fazer um furo no bico da mamadeira com uma agulha ou então fazer um talho em X no bico. Procure não cortar, pois uma vez que fizer isso e cortar demais, não há como ter controle do fluxo de leite que sai da mamadeira.

No momento de dar a mamadeira, você deve deixar o bichaninho com a barriga para baixo e posicione a mamadeira de modo que não entre ar no bico. Lembre que a cabeça do gatinho deverá ficar um pouco mais para cima.

Como ajudar o filhote de gato a fazer as necessidades e ficar quentinho

O filhote de gato que não tem a presença da mãe precisará da sua ajuda para fazer as necessidades dele. Sendo assim, depois que der a mamadeira para ele, umedeça um pedacinho de algodão na água morna e passe na barriguinha dele e depois nos genitais, a fim de estimular o intestino.

Posteriormente, quando ele terminar de efetuar as necessidades, limpe os genitais dele com um lencinho umedecido sem álcool e sem cheiro.

Agora, para mantê-lo sempre aquecido, você pode colocar toalhas, mantas e cobertores em uma caixa de papelão alta. Se estiver muito frio, coloque uma bolsa térmica com água quente dentro da caixa de papelão.

E para selar o post com chave de ouro, nada melhor que muito dengo com esse lindo guerreiro, cheia de vontade de viver. Vem conferir no VÍDEO!

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais

Política de Privacidade e Cookies