Como dar banho no gato em casa? Veja 5 dicas infalíveis para esse momento

Acredite, pode ser mais fácil que parece dar banho do seu gatinho

Anúncio


Pode surgir algumas duvidas e receios quando o assunto é dá banho no felino não é mesmo? Sendo assim, hoje (27/08)  trouxemos 5 dicas incríveis de como dar no gato em casa e fazer esse momento tranquilo e sem estresse. Confira aqui no Blog Pets do Folha Go.

Continua depois da publicidade

Leia também: Banho no pet: veja agora os cuidados para a hora do banho em casa

Como dar banho no gato em casa?

Todos nós sabemos como os gatos são higiênicos e passam a maior parte do tempo de lambendo e limpando seus próprios pelos.

Continua depois da publicidade

Dessa forma, alguns tutores de primeira viajem e até mesmo os mais experientes se questionam se realmente é preciso dar banho no seu gatinho.

Continua depois da publicidade

A resposta é: depende! Isso porque como já dissemos os felinos são muito higiênicos e não precisam de banhos frequentes como os cães.

Sendo assim, um banho a cada 45 dias ou mais é o mais recomendado. Contudo, em situações que seu gato fique exposto a sujeiras, como por exemplo ele tiver acesso a rua esse tempo pode diminuir.

No entanto, dá banho em gatos pode ser uma tarefa bem complicada e às vezes até estressante, para ambas as partes.

Assim sendo, hoje trouxemos algumas dicas para que este momento seja o mais tranquilo possível e seu gatinho fique relaxado. Vamos conferir?

Como dar banho no gato
Como dar banho no gato em casa. Foto: Canva Pro

Comece preparando seu gato

Caso seu gatinho seja um filhote, comece acostuma-lo desde cedo ao banho. Os banhos podem ser dados em filhotes a partir dos quatros meses de vida, quando todas as vacinas já tiverem sido dadas.

Contudo, se seu gato já um adulto, essa tarefa pode ser um pouco mais difícil, porem não  é impossível.

Para isso, faça associações positivas com a hora do banho, como por exemplo, brincadeiras e petiscos.

Outra dica é você aparar as garras do seu gatinho alguns dias antes do banho, isso evita arranhões e machucados!

Prepare o ambiente

Antes de dar banho, deixe tudo que vai precisar, toalhas, shampoo e sabonete próprios de gatos, em um só local. Dessa forma, você não vai precisar ficar saindo para buscar.

Além disso, você pode usar aromas agradáveis como de lavanda, madressilva, hortelã e menta. Dessa forma, faça uso de óleos essências em difusores para relaxar seu bichano!

Por fim, não esqueça de fechar as portas e janelas e impedir qualquer rota de fuga.

Use a banheira, não o chuveiro!

Coloque a água do banho, de preferência morna, em uma banheira ou bacia. Os gatos são muito sensíveis a barulhos, e som do chuveiro ligado pode deixá-los ainda mais estressados.

Brinque antes do banho

Além de ser um estimulo positivo, as brincadeiras antes do banho deixam seu gatinho alegre, relaxado e descontraído, bem como cansado. Sendo assim, ele não reclamará tanto da agua!

Molhando o gatinho

Comece com pequenas quantidade de água (lembre-se da temperatura)  sobre as patas e em seguida, vá molhando todo o corpo. Lembrando de proteger o os olhos e as orelhas.

Depois é só colocar o shampoo e ensaboar, enxague e seque! Faça isso com calma e tranquilidade.

Dica extra: Alguns gatinhos não gostam do barulho de secador, porém você pode usar uma bolinha de algodão em ambos os ouvidos para amenizar o som e dessa forma, seca-lo sem estresse.

Ademais, você pode gostar também: Por que gatos fogem da água? Entenda o motivo

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais

Política de Privacidade e Cookies