Como ensinar o cachorro a fazer xixi no lugar certo; confira essas dicas

Com algumas atitudes simples, e os produtos certos, seu cachorro aprende a fazer xixi no lugar certo 

Anúncio


Chegar em casa e receber um carinho do nosso cachorrinho é maravilhoso, mas ter uma poça de xixi no quarto, bem, aí já é outra conversa. Então hoje, 11/11, a Folha Go mostra como ensinar o cachorro a fazer xixi e cocô no lugar certo.

Continua depois da publicidade

E certamente os tutores ou as pessoas que convivem com essa realidade ficam ansiosos em busca de solução. Mas saiba que sim, há uma maneira de pelo menos tentar resolver e todos ficarem satisfeitos!

Com algumas atitudes simples, e os produtos certos, você pode ter um doguinho para chamar de seu e uma casa limpa, organizada e cheirosa também.

Continua depois da publicidade

Leia aindaAdoção de animais de estimação cresce na pandemia; veja cuidados ao adotar

Continua depois da publicidade

Dicas importantes para ensinar o cachorro a fazer xixi no lugar certo

ensinar o cachorro
Como ensinar o cachorro a fazer xixi no lugar certo; confira essas dicas Foto – Bing

Não esfregue o focinho do cão no xixi e no coco

É importante saber o que fazer, mas também o que não fazer. É importante ter cuidado ao seguir certos conselhos que, além de não funcionarem, podem traumatizar seu filhote. Assim, seja paciente e haja com calma para não deixar seu pet estressado.

E nesse sentido, atitudes de esfregar o focinho do seu cachorro no lugar que ele faz xixi ou cocô é uma delas. Além de cruel, a atitude pode ter se revelado oposta, incentivando o cão a procurar lugares escondidos para fazer as necessidades ou, pior, esconder ou comer as fezes, o que não é saudável.

Mostre seu cão onde não deve fazer

Se o seu cão já tem o hábito de fazer xixi e cocô em determinados locais, o primeiro passo é ensiná-lo que naquele lugar não é permitido. Se possível pegá-lo no “flagra”, melhor ainda.

Porém, se você vê em outro momento, a dica é que leve-o até o local e fale que ali não pode. E em seguida leve-o ao local aonde você escolheu o local e repita prá ele que somente ali é que  ele pode fazer suas necessidades.

Vale dizer novamente que paciência e persistência são a chave do sucesso para alcançar seu objetivos. Então, aja com calma, até porquê é bem desconfortável ter xixi e cocô no lugar errado.

De fato, pode danificar móveis, pisos e eletrodomésticos. Ainda assim, eles também podem colocá-lo em situações complicadas com as visitas, pois você não saberá o momento exato em que o seu cachorro irá aprontar.

Mas, para evitar esse tipo de situação, um adestrador de cão é bastante eficiente. É simples, prático e muito eficiente.

Use carpetes higiênicos

Depois de mostrar onde seu filhote não deve fazer xixi e cocô, é importante decidir de que superfície ele precisará.

Os carpetes são úteis para o cão aprender onde faz xixi ( imagem: Petz)

Uma dica é evitar os jornais. Eles possuem capacidade de absorção limitada, além de não impedirem o mau cheiro e serem visualmente desagradáveis, principalmente para ambientes internos.

O Tapete Sanitário é ideal para este tipo de situação, pois inibe maus cheiros, protege pisos e ladrilhos, não molha as pernas, além do mais você escolhe qual lhe atende, ele está disponível em diversos tamanhos.

E sobretudo, ele é superabsorvente e possui fita adesiva para fixação, evitando que seu cachorrinho tire-o do lugar e faça a tão temida bagunça.

Ensinando da forma certa

Mas, como ensinar o cachorro a fazer xixi no lugar certo? E cocô? Em primeiro lugar, novamente aquela palavrinha poderosa: paciência.

Como qualquer novo hábito, leva um tempo para seu cão saber exatamente onde fazer xixi e cocô, e sua ajuda é crucial nesse processo.

Cuidado como o sinal do pet!

xixi de cachorro
Como ensinar o cachorro a fazer xixi no lugar certo; confira essas dicas Foto – Bing

Antes de fazer suas necessidades, o cão dá alguns sinais, levantando a pata para fazer xixi ou sentando para fazer cocô. Aproveite: pegue seu doguinho e coloque-o em cima do tapete higiênico .

Em seguida, recompense-o com um lanche ou um passeio. Isso ajudará a condicioná-lo, associando o ato de fazer xixi e cocô naquele local a comida deliciosa e recompensas.

E, para agilizar ainda mais o processo, use produtos que são indicados para fazer xixi no lugar certo. Eles estão disponíveis nas pets.

Ele demarca exatamente onde seu cão pode fazer xixi e cocô, pois tem um cheiro atraente para o cheiro canino, o que acelera muito o treinamento do seu filhote.

É rápido, eficiente e não prejudica o animal. Pronto para colocar essas dicas em prática?

Leia aqui: Adoção de animais não é só sobre vontade; entenda melhor

Gostou dessa matéria? Acompanhe mais em nossas redes sociais e compartilhe: FacebookInstagranTwinter e Pinterest

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais

Política de Privacidade e Cookies