
A maioria das pessoas possui lembranças calorosas de um companheiro de quatro patas. Aliás, não existe pessoa no mundo que não se derreta na frente de uma vitrine de lojas de artigos para animais ou fazendo um cafuné em um pet na rua. Muitas vezes sob o constrangimento de falar com um tom de voz esquisito ignorando o público no entorno.
Se você se identificou com alguma destas situações e quer iniciar um novo negócio, este artigo é para você. Afinal, negócios relacionados a animais de estimação podem colocá-lo no caminho do sucesso! Aliás, se você já é um aspirante a empresário e esta ideia habita o seu empresário interior, não esqueça que obter um nome comercial para sua empresa de animais de estimação é um dos primeiros passos.
Não importa se você fornecerá cuidados básicos para animais de estimação ou vai vender produtos em geral, como brinquedos, alimentos e guloseimas, o segredo do sucesso pode estar na escolha certa do nome da sua empresa. Um jeito forte e assertivo para começar com o pé direito!
Um faturamento atraente e muito promissor para novos empreendedores
O setor relacionado aos nossos bichinhos de estimação gerou um faturamento admirável em 2021. Na contramão da recessão econômica vista em diversos setores da economia e em diversos países, o comércio de produtos e serviços de animais de estimação registrou alta de 27% em 2021, ou seja, um faturamento que chegou na marca dos R$ 51,7 bilhões.
O crescimento do segmento de alimentos para pets merece destaque pois foi responsável por cerca de 55% do total do faturamento gerado no setor. O segundo segmento no ranking foi o de produtos de higiene e bem-estar animal, o “pet care”. Com as famílias convivendo cada vez mais com seus filhotes peludos em tempos de confinamento e isolamento social, o ramo encerrou 2021 movimentando R$ 2,8 bilhões. Uma fatia de 5,4% do mercado e um crescimento de 19,5% em comparação ao ano anterior.
Primeiros passos para novos empreendedores no setor
Outros setores como a venda direta de animais de estimação e de produtos e serviços veterinários também registraram crescimento, embora não tão significativo. Por outro lado, pet shops pequenos e médios continuam a ser o principal canal de acesso aos produtos relacionados ao mercado pet, representando quase metade do faturamento do setor.
Mas embora todos estes setores apresentem um bom crescimento, amar o seu bichinho de estimação não será o suficiente para prosperar nos negócios. Ficar atento aos conteúdos relevantes deste mercado e nas principais demandas de papais e mamães de pets é um bom começo! Mas será melhor ainda se você definir o seu plano de negócio. Este é o primeiro e mais importante passo para o seu novo negócio prosperar, dizem os melhores especialistas na área.
Não esqueça também de definir sua área de expertise e obter os treinamentos e licenças necessárias para a prática da atividade. Após regularizar sua situação, cumprindo as demandas legislativas locais, bastará se dedicar e esperar os lucros!