Como manter a saúde do cachorro em dia; veja 5 principais cuidados importantes

Conheça os cuidados necessários com os animais domésticos.

Se você está em busca de um pet para ser seu companheiro. Hoje, dia 26/12, no Folha Go, iremos falar sobre quais cuidados você precisa ter para garantir  o bem-estar e a saúde do cachorro. Leia a matéria até o final e aprenda tudo sobre esse assunto.

 Leia mais:  Você quer um cachorro amigável e obediente? Conheça a raça Weimaraner

saude do cachorro
Ter um cachorro é ter um ótimo companheiro (imagem: bebe.abril)

Cuidados que devemos ter com os cachorros, para garantir que eles cresçam saudáveis!


Primeiramente a busca pela informação correta. Dessa forma, você evitará cuidar do seu pet de maneira errada.  No entanto, todos os cuidados básicos são de grande importância, afinal estamos tratando do bem-estar e da saúde do cachorro. Acompanhe, a partir de agora, as dicas para cuidar bem do seu cão.

Vacinas em dia

As vacinas devem estar em dia, pois são elas que protegem os cachorros de diversas enfermidades, desde uma simples infecção até a mais grave doença. Deve se observar o cronograma de acordo com o nascimento do pequeno filhote.

Quando o cachorro completa seis semanas de vida e já tomou os remédios contra vermes, o próximo passo é levá-lo para sua primeira vacina. Lembre-se de seguir as recomendações do veterinário.

Vale ressaltar que as vacinas precisam ser de boa procedência, com a qualidade estabelecida pelos órgãos competentes. Ou seja, manter o cachorro com as vacinas em dia, permite a imunização de doenças que podem levar o seu companheiro ao óbito.

Banho todo dia: É bom ou ruim para a saúde?

O banho certamente ajuda na boa saúde do cachorro, dependendo do ambiente que eles vivem. Bons hábitos de higiene são necessários, para que o cachorro não contraia doenças, eliminando também as pulgas e os carrapatos.

Para um cachorro saudável e que não se suja com frequência, um banho por mês é mais que suficiente. Para evitar a umidade excessiva corporal e manter sua pele limpa. Lembre-se de adquirir produtos de acordo com a pelagem do seu cachorro.

É preciso escovar os dentes do cachorro?

Outro cuidado importante com o cachorro é a escovação dos dentes para manter o animal saudável. A  higiene bucal em dia previne mau hálito, tártaro e placas que podem provocar infecções e desenvolver bactérias que podem atingir a corrente sanguínea dele e, assim, prejudicar os seus órgãos.

É aconselhável que essa limpeza seja feita diariamente. Para isso, devemos utilizar uma gaze ou uma escova com pasta dental própria para cães, facilmente encontrada em casa de produtos para pet.

Leia mais: Gatos da cultura russa: conheça a história imperdível de 3 deles

escovando os dentes do cachorro
Escovação diária para garantir a saúde bucal (imagem: revista saúde)

Porque escovar os pelos?

A escovação dos pelos, deve ser uma rotina diária, assim eliminando o pelo solto, aqueles indesejáveis pelos pela casa. Ainda por cima você faz uma gostosa massagem, que ajuda na circulação sanguínea do cachorro e proporciona um momento de felicidade a ambas as partes. Também não se esqueça da tosa em cães peludos, para não ter pelos embolados e evitar a presença de parasitas e doenças na pele.

Manter o ambiente Limpo: ajuda a preservar a saúde do cachorro?

O lugar em que o cachorro fica deve ser limpo diariamente, é importante retirar as fezes e a urina do animal. Dessa forma, é possível evitar a proliferação de parasitas e bactérias que possam estar alojadas onde o cachorro costuma transitar.

Os comedouros e potes de água devem ser limpos, a cada reposição. No entanto, é preciso ter cuidados com os produtos de limpeza, opte por produtos neutros e com pouca química.

Existem no mercado diversos produtos seguros, para que haja uma limpeza correta, produtos a base de enzimas que não deixam resíduos. Sendo assim não ocorre o risco de causar alergias e coceiras no pet.

Seguindo todas essas dicas você colabora para que o seu cachorro cresça saudável.
Assim se faz valer a famosa expressão “Quem ama cuida”.

Por fim, gostou dessa matéria? Acompanhe mais em nossas redes sociais e compartilhe: FacebookInstagramTwitter e Pinterest.

Comments are closed.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais

Política de Privacidade e Cookies