Conheça 7 animais silvestres que são permitidos para serem pets

Todo animal que não é considerado doméstico, precisa de autorização para ser mantido em cativeiro domiciliar ou em empreendimentos

Você sabe o que são animais silvestres? Certamente sim. Esse termo, aliás,  é o que denomina o grupo de bichos não domesticados. Ainda mais, saiba que é possível criar alguns em casa, pois têm permissão legal. Desse modo, confira o que o Folha Go trás de informações hoje  (22/11) acerca do assunto.

Saiba, portanto, o que é preciso para ter esse tipo de animal em casa, caso você queira ter um pet diferente.

Leia também: É aniversário do seu pet? Veja ideias para uma comemoração boa pra cachorro

Quais animais silvestres podem pets?

A primeira vista, muitas pessoas ficam na dúvida se animais silvestres podem ser pets. E essa discussão é um pouco complexa, tanto que já tem regulamentos legais para controle e proteção desses bichinhos.

Nesse sentido, para que você entenda mais, vamos primeiro saber a diferença entre animais silvestres e animais domésticos.

Conheça 7 animais silvestres que são permitidos para serem pets
Conheça 7 animais silvestres que são permitidos para serem pets – Imagem: Divulgação Super Abril

É certo que, diferentemente dos animais de estimação, os animais silvestres de um modo geral, não passaram pelo processo de domesticação.

Em contra partida, animais domésticos como cachorro, gato, porco, galinha entre outros, esses já estão acostumados com pessoas desde sempre.

Além do mais, os bichos silvestres são animais exóticos, muitos vivem livres na natureza. Mas, quando são retirados do seu ambiente de origem podem sofrer danos.

E de fato encontram dificuldades de reproduzir sua espécie em cativeiros.

O Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis) ressalta que a legislação brasileira determina normas sobre a criação desse tipo de animal, mas tudo dentro da lei e com uma fiscalização bem pontual.

Pontos importantes

Sendo assim, se você deseja ter um bichinho silvestre, pondere todas essas questões, pois caso você negligencie o regulamento de órgãos responsáveis como o Ibama, poderá até responder judicialmente.

Além disso, pesquise bem e faça todo o procedimento como diz a lei, para que você não contribuir para o tráfico ilegal dos animais e todo o sofrimento causado por essa prática nociva que causa desequilíbrio na natureza.

Veja ainda: A música acalma os bichos: saiba mais como as canções tranquilizam os pets

O que diz a lei sobre adoção de animais silvestres

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), tem uma lista completa com todos os animais considerados domésticos e que não precisam de autorização para serem criados em casa como pets.

No entanto, o regulamento sobre o que é considerado como animal silvestre e que pode ser pet, é feita por cada estado, pois cada região discute e determina qual a sua fauna silvestre.

Sendo assim, caso você deseje ter um animal silvestre, procure em sua região por um criadouro legalizado.

Ele certamente, deverá apesentar cadastros e demais licenças atualizadas, além da Autorização de Uso e Manejo de Fauna válida das espécies comercializadas.

Em suma, é necessário oferecer um lugar adequado ao animal, por isso lembre-se,  para manter os cuidados especiais que ele  precisa, os gastos são mais elevados.

Animais silvestres que podem ser pets

Veja uma lista de 7 animais silvestres que podem ser pets:

  • Jabuti;
  • Papagaio;
  • Arara;
  • Mico;
  • Iguana;
  • Teiú;
  • Furão.

Desse modo, observe alguns detalhes antes da compra ou adoção. Lembre-se de conferir se o criadouro tem marcação e identificação dos animais aprovados pelo Ibama.

E por último, veja também se o bichinho possui uma argola, ela geralmente fica alojada na pata e com o selo do instituto.

Gostou dessa matéria? Acompanhe mais em nossas redes sociais e compartilhe: FacebookInstagranTwinter e Pinterest

Comments are closed.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais

Política de Privacidade e Cookies