Cortar as unhas de gato: confira 3 dicas importantes

Cortar as unhas de gato é muito importante para o animal. Veja essas 3 dias para facilitar o processo para você e seu pet.

Anúncio


Os gatos são pets domesticados há bastante tempo. Porém eles ainda possuem alguns instintos selvagens, como por exemplo arranhar as coisas. Dessa maneira, caso suas unhas estejam grandes, o animal pode machucar alguém. Hoje, 28/01, o Folha GO te mostra algumas dicas para cortar as unhas de gato. 

Continua depois da publicidade

Leia mais: Cortar unhas de cachorro: aprenda agora qual a forma correta para fazer em casa

Diversas vezes os felinos querem apenas brincar, mas por suas unhas estarem compridas e afiadas, eles acabam machucando alguém sem querer. Por isso é de extrema importância realizar esse procedimento regularmente. 

Continua depois da publicidade

Qual é a importância de cortar as unhas de gato? 

cortar-unhas-de-gato-2
É importante cortar as unhas do seu gato para sua própria segurança. (Imagem: PxHere)

Algumas pessoas podem acreditar que o processo de cortar as unhas de gato, seja algo relacionado à estética. Porém, unhas grandes podem causar um grande desconforto no animal, além de possibilitar alguns problemas de saúde. 

Continua depois da publicidade

Não existe uma periodicidade certa para cortar as unhas do seu animal, isso vai depender dele e de como ele vive. Caso ele fique muito tempo em quintais ou pisos rústicos, ele vai desgastar as suas unhas naturalmente. 

Leia mais: Banho e tosa em cachorros são complicados? Entenda a importância e saiba quando fazer

Tenha um bom cortador 

Primeiramente, é essencial você saber que não é recomendado utilizar cortadores ou tesouras de unhas de humanos. De acordo com especialistas, esses objetos podem machucar o bichano. 

Para cortar as unhas de gato, você deve usar um cortador especial para o animal, que possui um encaixe especial para os pets. Com ele, todo o processo fica mais calmo, além de ser indolor para o animal. 

Existem diversos tipos de cortador no mercado. Portanto, você deve ver qual você e seu bichinho se adaptam melhor. 

Para cortar as unhas de gato, é importante começar desde cedo 

cortar-unhas-de-gato-3
É recomendado cortar as unhas de seu pet desde filhote. (Imagem: PxHere)

Os gatos não são muito fãs de toques em suas patas, em razão de seu instinto. E isso acontece, pois as patas são muito importantes para eles, já que utilizam para brincar e caçar. Ou seja, eles protegem suas patas. 

Contudo, existem jeitos para você deixar seu pet mais confortável em relação a isso. Toque na patinha do felino desde filhote, assim ele vai se acostumar com essa rotina. 

Fazendo isso, cortar as unhas de gato vai ser uma tarefa bem mais fácil para você e para o bichano. A partir dos dois meses de idade, as unhas desse animal já podem ser cortadas. 

Deixe o processo mais leve, como se fosse uma brincadeira 

Por isso, uma dica bem útil, é acostumar o gato com a presença do cortador de unha. Por isso, insira o objeto na rotina do pet como se fosse um brinquedo. Desse modo, o animal ficará interessado no objeto. 

O próximo passo é, para cortar as unhas de gato, você deve deixar o processo mais leve. Ou seja, durante o ato, faça pequenas pausar para fazer carinho e brincar com o animal, você também pode oferecer petiscos como recompensa. 

Com isso, logo o bichano vai se acostumar com a “brincadeira” e não ser muito resistente nas próximas vezes. Enfim, caso surja alguma dúvida sobre como e quando cortar as unhas de gato, procure um veterinário de sua confiança. 

Leia mais: Gato sphynx: quanto custa o felino sem pelos mais caro do mundo

Por fim, gostou dessa matéria? Acompanhe mais em nossas redes sociais

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais

Política de Privacidade e Cookies