Devo cortar o bigode do gato? Saiba mais e veja como fazer

Os bigodes dos gatos são muito importantes para estes animais, pois sem eles teriam muitos problemas de comunicação e seria difícil explorar o seu território

Os gatos são ótimos animais de estimação, como você certamente já percebeu. Eles são amorosos, independentes, interessantes e geralmente muito elegantes. Porém, uma dúvida comum é sobre os bigodes dos gatos. Podemos cortá-los? É isso que hoje, 23/11, a Folha Go vai te contar.

Aqui vamos falar sobre um aspecto muito especial no cuidado dos seus pequenos felinos: os bigodes. Como eles crescem? Para que servem? O que acontecerá com o gato se eles forem aparados? Essas são perguntas que surgem com frequência quando você deseja modificar a aparência do gatinho.

Gatos
Napoleon o famosos gato de bigodes ( Imagem: Ohmymag)

A primeira coisa que deve ficar claro é: a pele dos felinos não deve ser cuidada da mesma forma que a dos cães. Um gato não precisa tomar banho com tanta frequência. Sobre o bigode, o ideal é que ele não seja cortado. Vamos explicar mais no texto.

Em primeiro lugar, é importante entender por que os gatos têm bigodes e quais as suas funções. Os bigodes são uma verdadeira ferramenta de comunicação sensorial com o mundo.

Saiba mais: Cachorro Na Piscina Junto De Seu Dono, Pode? Dicas E Cuidados

Quantas vibrisas (bigodes) os gatos têm?

Bigode de Gato
Os gatos possuem entre oito e doze bigodes de cada lado do nariz – Foto: pxhere

Primeiramente os gatos têm entre oito e doze bigodes móveis de cada lado do nariz. Embora existam exceções com mais e menos bigodes, a maioria dos felinos tem entre 16 e 24 vibrissas nesta área do rosto.

Sendo assim, os bigodes são diferentes do resto dos pelos que cobrem o corpo do animal, e agem como receptores táteis (captam informações de fora). Eles não são exclusivos dos gatos. Eles também são, por exemplo, encontrados em outros mamíferos, como cães, raposas e até mesmo humanos (no nariz e nas orelhas).

Explicamos brevemente os motivos para não cortar os bigodes dos gatos e quais são suas funções. Veja abaixo.

1.Os bigodes dos gatos são extremamente sensíveis

Na verdade, são fios de pelo modificados incrustados profundamente na pele em áreas altamente inervadas, ricas em receptores nervosos, e altamente irrigadas pela corrente sanguínea.

Dessa forma, são pelos especialmente sensíveis a mudanças de vibração, movimento e pressão. Os bigodes são tão sensíveis que podem detectar até a mais leve mudança na direção da brisa.

Os bigodes danificados podem provocar dores no gato.

2.Eles fornecem informações sobre a propriocepção (capacidade em reconhecer a localização espacial do corpo) e o tamanho

Os bigodes dos nossos gatos são proporcionais ao seu tamanho e ajudam, por exemplo, a descobrir a largura de uma abertura e se eles cabem, ou não, dentro deste espaço.

3.Os bigodes ajudam a calcular a posição das presas

Seja para capturar um rato ou seu brinquedo favorito. O gato precisa, além da visão, de alguma forma, sentir que a presa está na posição certa.

Nesse sentido, os pelos da parte de trás das patas dianteiras, os do queixo e os bigodes são cruciais para esse propósito.

4.Eles são um termômetro emocional

A posição dos bigodes do nosso gato pode ser um indicador de seu estado de espírito. Se eles estão relaxados e de lado, o gato está calmo, se eles estão para frente significa que ele está alerta e se eles estão para trás ou encostados em suas bochechas pode estar com raiva ou com medo.

Dessa forma, a esses sinais devemos adicionar sua linguagem corporal, como a posição das orelhas e da cauda, ​​para descobrir o que nosso amigo quer nos dizer.

5.Os bigodes nunca devem ser cortados!

Mesmo que do nosso gato caia alguns bigodes de vez em quando, nunca devemos cortá-los. Isso o desorientará, pois não poderá mais receber os sinais de “navegação” que são tão importantes para ele. Imagine que alguém coloque uma venda em nós por semanas e não possamos removê-la. Isso é o que um corte de bigode significa para um gato.

6.O bigode pode mudar de cor.

Não vamos nos surpreender se eles mudarem de cor ou se encontrarmos um bigode branco no focinho do nosso gato. O tempo passa para eles também!

Por que você não deve cortar os bigodes de um gato

Bigode de gato
Não devemos cortar os bigodes do gato – Foto: pxhere

Em última análise, manter a tesoura longe dos bigodes do gato é a melhor opção. As vibrissas dos felinos não devem ser cortadas por nada.

Nove motivos para você não cortar os bigodes do gato:

  • Ele pode queimar o focinho se tentar comer comida muito quente;
  • Eles estariam privando-o da possibilidade de conhecer seu ambiente. É, por exemplo, como libertar um ser humano em um lugar que não conhece com os olhos vendados;
  • Por não conseguir perceber a dimensão das coisas, o felino corre o grande risco de ficar preso em um buraco;
  • O gato está mais sujeito a cair e, portanto, se machucar;
  • Se ele não pode calcular distâncias, é muito possível que erre um salto e caia de uma altura considerável.
  • O gato não será capaz de calcular bem a localização de sua presa;;
  • Sem bigodes, é uma presa fácil para predadores ou um ataque surpresa durante o sono;
  • Dificuldade em se orientar à noite;
  • Pode ser desconcertante para ele e até afetá-lo emocionalmente.

Os bigodes fazem parte da personalidade do seu gato e, portanto, não devem ser aparados.

Veja também: Esconderijo de animais: brincadeiras animadas para dar boas risadas com seu pet

Gostou dessa matéria? Acompanhe mais em nossas redes sociais e compartilhe: FacebookInstagranTwinter e Pinterest

Comments are closed.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais

Política de Privacidade e Cookies