Cortar unhas de cachorro: aprenda agora qual a forma correta para fazer em casa

Além de cortar as unhas de cachorro em um pet shop, também é possível aparar as “garras” do seu pet em casa

Se tem uma coisa bastante desagradável para quem tem bicho de estimação em casa é quando as unhas do animal crescem demais. Afinal, ninguém gosta de ser arranhado toda vez que chega perto do cão, não é mesmo? Se você não quer passar por isso, saiba que, Hoje, 13/11, vamos trazer algumas dicas para evitar mais transtornos. Além de poder cortar unhas de cachorro em um pet shop, também é possível aparar as “garras” do seu pet em casa. Veja abaixo qual a forma correta.

Leia também: Animal de estimação desaparecido: veja dicas e estratégias para encontrá-lo

Porque é importante cortar unhas de cachorro?

Primeiramente, é importante ressaltar que cortar unhas de cachorro regularmente é mais que uma questão estética ou para evitar arranhões.

Cortar unhas de cachorro: aprenda agora qual a forma correta para fazer em casa
Cortar unhas de cachorro: aprenda agora qual a forma correta para fazer em casa | Foto: reprodução blog Lolipet

Essa é uma prática necessária para não prejudicar a locomoção do animal, bem como evitar acidentes. É que quando as unhas estão grandes, elas podem envergar ou quebrar, deixando o cão suscetível a infecções.

O ideal é cortar as unhas de um cachorro a cada 2 semanas. No entanto, o tempo varia de acordo com a rotina do animal.

As unhas de um cão que passeia diariamente, por exemplo, ficarão naturalmente mais curtas devido ao desgaste da atividade. Enquanto isso, os cachorros que passam mais tempo em casa tendem a ter unhas maiores em um menor intervalo de tempo.

Portanto, fique de olho nas patas do seu bichinho para saber quando é o momento ideal.

Veja ainda: Animal de estimação no pet shop: confira 7 dicas essenciais

Como cortar as unhas de um cachorro?

Há dois tipos de cortadores de unha para cachorro. São eles: Guilhotina e Alicate.

Alicate

Esse tipo de alicate funciona como um par de tesouras comum, com lâminas nos dois lados. Para usá-lo, basta encaixar a unha do cachorro entre as partes cortantes e pressionar para cortar.

Guilhotina

Já o cortador no modelo guilhotina tem uma espécie de buraco onde você deve colocar a unha do cachorro. Ao pressionar as alças, uma lâmina se move para cortar as garras do animal.

Unhas de cachorro
Aprenda como cuidar das unhas dos cachorros (Foto: reprodução site Meu Cão Meu Amigo)

Passo a passo

Agora que você já sabe os tipos de cortadores disponíveis, vejamos o passo a passo para cortar unhas de cachorro abaixo:

  1. Segure a pata do cachorro com firmeza, mas sem machucar. Faça o possível para evitar que ele se mova, para que não se machuque.
  2. Posicione o alicate em um ângulo de 45˚ e a uma distância de 2 milímetros do sabugo. O sabugo é a parte interior da unha, onde fica o nervo.

Se o cão possui unhas claras, é mais fácil para identificar o sabugo. Basta observar a veia no interior da unha. Caso elas sejam escuras, o segredo é ir cortando devagar, pedacinho por pedacinho, para evitar o corte no nervo.

  1. Corte todas as unhas e verifique se está tudo certo com o animal. Se, por acaso, o sabugo for atingido, estanque o sangramento com pó hemostático.
  2. Finalize o corte dando o acabamento com uma lixa.
  3. Dê biscoitinhos como recompensa para o seu pet. Assim, ele vai guardar esse momento com uma memória positiva apesar do possível desconforto.

Continue lendo: Banho e tosa em cachorros são complicados? Entenda a importância e saiba quando fazer

Gostou dessa matéria? Acompanhe mais em nossas redes sociais e compartilhe: FacebookInstagranTwinter e Pinterest

Comments are closed.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais

Política de Privacidade e Cookies