Saiba da cruza de gatos: qual o melhor momento? Confira dicas incríveis hoje

Antes de fazer a cruza do seu gato leia dicas importantes para que não prejudique o pet e tenha filhotes saudáveis.

Anúncio


Antes de fazer a cruza de gatos você deve se atentar a algumas dicas importantes. Hoje 29/11, no Folha Go, você vai entender o momento ideal para que o seu pet passe por esse processo. Além disso, leia a matéria até o final e veja outras curiosidades sobre os gatos.

Continua depois da publicidade

Veja também: Gatos são destros ou canhotos? Descubra essa e outras curiosidades

Quando preparar a cruza de gatos

gatas no cio
Saiba quando o gato está preparado para cruza (credito: Revista Saúde)

Se você esta pensando em fazer a cruza de gatos, é necessário tomar alguns cuidados e que você respeite o tempo do animal. O momento ideal para que haja a cruza de gatos é após o felino já ter a idade correta e de acordo com a necessidade do pet.

Continua depois da publicidade

As gatas estão preparadas para o acasalamento após completarem 18 meses de vida e quando entram no período do cio. Antes desse período elas são muito jovens e ainda não possuem um corpo preparado para uma gestação.

Continua depois da publicidade

Caso ocorra uma gestação antes dos dezoito meses, elas podem se tornar mães despreparadas, dado que, elas ainda estão jovens onde não possuem muita responsabilidade. Possivelmente, a gata também sofra mais na gestação dos filhotes, devido à fragilidade do seu corpo.

Para os gatos machos a idade adequada é após doze meses de vida. Contudo, eles podem demostrar interesse antes. Mesmo que o gato apresente uma pré-disposição antes do período indicado, o acasalamento deve ser evitado.

Os gatos que não completaram doze meses ainda não possuem um espermatozoide preparado para procriar e isso pode gerar filhotes mais fragilizados.

Leia também: Gatos dormem muito: preguiça ou apenas gato sendo gato? Descubra aqui

Como identificar o período de cio

Quando esses pets estão no cio, mudam significativamente os seus comportamentos. É praticamente impossível um tutor não notar esse período no pet, uma vez que, eles emitem miados com sons bem diferentes dos dias comuns.

Os felinos também ficam muito mais carinhosos e com o comportamento peculiar de se esfregar nas pessoas e em alguns objetos.

gatinha no cio
Como funciona o cio dos gatos (credito: G1)

Como preparar o animal para a cruza de gatos

 

Antes de iniciar o processo de cruza de gato você deve levar os dois pets ao veterinário, com o proposito de verificar a saúde do animal. O profissional fará uma avaliação da saúde do animal e se ele está em condições de passar por uma gestação e gerar filhotes saudáveis.

Ainda que os gatos apresentem uma boa saúde e condições favoráveis para a gestação, é necessário que o tutor prepare o animal para esse momento. Quando definir os animais que passarão pelo processo, comece a unir os dois animais caso eles morem em casas diferentes.

 

cruza de gatinhos
Aprenda como preparar o cruzamento dos gatos (créditos: curiosidades)

Deixe que eles conheçam e se sintam confortáveis ao ambiente e com o outro felino. Os gatos possuem o seu processo natural de acasalamento então o tutor não deve se preocupar com isso.

O cio da gata dura de cinco a sete dias, então é importante estar atento aos sinais do animal. A ovulação da gata ocorre somente quando ocorre a cruza, então o tutor não precisa se preocupar com o processo de fecundação do animal.

O processo de gestação geralmente é tranquilo, mas o tutor deve estar atento e caso apareça problemas na gestação o animal deve ser levado ao veterinário.

Leia também: Por que gatos fogem da água? Entenda o motivo

Por fim, gostou dessa matéria? Acompanhe mais em nossas redes sociais e compartilhe: FacebookInstagramTwitter e Pinterest.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais

Política de Privacidade e Cookies