De quanto em quanto tempo devo alimentar meu gato: entenda como deve ser

Alimentação é um dos pontos mais importante na vida do felino

Anúncio


Todo tutor de gato sabe que cada passo dado dentro é um pedido por ração do felino. Mas será mesmo que os gatos sentem tanta fome assim? Hoje (26/08) aqui no Blog Pets do Folha Go vamos te ajudar a responder a seguinte pergunta: de quanto em tempo devo alimentar meu gato? Confira a resposta desse enigma.

Continua depois da publicidade

Leia também: Comida de gato: aprenda agora o que o seu pet pode comer

Em quanto tempo devo alimentar meu gato?

Todos sabemos que os gatos tem hábitos incomuns e diferentes dos cães. No quesito alimentação não é diferente! Além de exigirem que o potinho da ração esteja sempre cheio, a ração deve ser fresquinha, não vale só sacudir!

Continua depois da publicidade

Contudo, muitos desses hábitos vem de um passado selvagem, onde os gatos domésticos ainda hoje carregam em seus genes o espelho de seus parentes felinos.

Continua depois da publicidade

Dessa forma, mesmo tornando o gato nosso animal de estimação, traços da personalidade selvagem ainda se mostra presente. Isso também pode ser visto na forma como eles se alimentam e encaram a comida.

Mesmo aqueles gateiros de carteirinha podem ter dúvidas quando o assinto é alimentação do seu gato. E portanto, alguns tutores acabam errando nesse ponto por pura inocência.

Sendo assim, o primeiro ponto a levar em consideração é que os felinos são uma espécie à parte e que eles podem ser muito exigente e como já dissemos antes, aração tem que estar fresca.

Dessa forma, o tutor pode dividir as raçoes em duas ou três vezes ao longo do dia, sem a necessidade de uma hora específica.

No entanto, lembre-se de nunca deixar ração no potinho por mais de 24 horas, pois isso evita que a ração oxide e estrague, além de evitar a proliferação de insetos.

Alimente seu gato de acordo com a idade dele

Alimentar o gato
Veja como alimentar o gato corretamente. Foto: Canva Pro

Uma dica super importante é você buscar informações sobre a exigência de calorias diárias que seu gato deve ingerir. Isso porque dependendo da fase de vida dele, as necessidades nutricionais mudam.

Portanto, alimentá-lo de acordo com a idade é o mais indicado, e dessa forma você pode certificar que a saúde do seu felino não esteja sendo afetada.

Veja a seguir, a quantidade de vezes necessárias para cada fase.

Gatos filhotes ou até 12 meses de idade

Os filhotes precisam de muita energia para se desenvolverem e crescerem, e necessitam receber ração entre três a cinco vezes ao dia.

Lembrando que nesse momento não é a quantidade de alimento que conta, mas sim a frequência em a ração é oferecida. Dessa forma, divida a quantidade de ração em várias vezes ao dia.

Com relação a quantidade, um gatinho pode consumir entre 25 a 40 gramas de ração por dias. No entanto, essa quantidade pode ser diferente para cada animal.

Gatos adultos ou idosos

Nessa faixa etária, o gato precisa manter seu peso corporal, sem porém passar fome. Sendo assim, o tutor pode disponibilizar ração duas vezes ao dia, ou de manhã e a noite. Um gato adulto pode ingerir diariamente até 90 gramas de ração.

No entanto, é importante ressaltar que qualquer alteração na rotina alimentar do seu gato deve ser acompanhada pelo médico veterinário, o qual está apto a definir um plano alimentar caso seu felino necessite.

Gatos castrados

Já nossos amigos felinos que são submetidos a castração devem receber alimento pelo menos duas a três vezes por dias.

Sendo importante o tutor não deixar ração disponível o tempo todo. Pois assim, evita problemas de saúde como obesidade e diabetes.

Portanto, fique sempre atento aos hábitos e rotina de seu gato e dessa forma, você pode acompanhar de perto a saúde do seu pet.

Você pode gostar também: Descubra a idade do seu gato: saiba se ele é pequeno, adulto ou idoso

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais

Política de Privacidade e Cookies