É possível ter uma galinha ou galo de estimação? Saiba agora

Além de serem criados em sítios ou fazendas com grandes galinheiros, eles também podem ser criados em espaços menores. Veja os cuidados necessários.

Anúncio


Quando se fala em bichos de estimação, automaticamente nos vem à cabeça a ideia de cachorros e gatos, não é verdade? No entanto, há outras espécies de animais que também podem ser domesticadas, como hamsters, pássaros, cobras e coelhos, por exemplo. Mas, e quanto à galinha? Será que é possível ter uma galinha ou galo de estimação? Hoje, 20/11, o Folha GO mostra a você. Confira abaixo.

Continua depois da publicidade
É possível ter uma galinha ou galo de estimação? Saiba agora
É possível ter uma galinha ou galo de estimação? Saiba agora | Imagem: reprodução site Biona

Leia também: Gatos amam ficar na janela; saiba o motivo e conheça benefícios desse hábito

É possível ter uma galinha ou galo de estimação?

A resposta é sim. A prática, inclusive, é bastante comum há muito tempo em pequenas cidades no interior de várias cidades.

Continua depois da publicidade

Contudo, além de serem criados em sítios ou fazendas com grandes galinheiros, eles também podem ser mantidos em espaços menores, como uma casa ou até apartamento.

Continua depois da publicidade

Como essas aves interagem?

Galos e galinhas costumam ser interativos e carinhosos. Entretanto, eles interagem de uma maneira diferente que os cachorros e gatos.

galinhas
As galinhas também podem ser pets (Imagem: Globo.com)

Eles são animais limpinhos, contudo não aprendem a fazer suas necessidades em locais específicos. Desse modo, o dono precisa estar sempre limpando seu xixi e cocô. Ademais, a expectativa de vida de uma galinha saudável chega a 15 anos.

Criando galinha ou galo de estimação em casas ou apartamento

As galinhas e galos se adaptam facilmente a diferentes ambientes. No entanto, é preciso fazer algumas adaptações no espaço para que o animal se sinta confortável e permaneça saudável.

O primeiro passo é mudar o piso. As galinhas necessitam de grama para ciscar e andar. Caso contrário, elas podem desenvolver calos nos pés.

Para quem vive em apartamento, uma opção é fazer um canteiro em algum cômodo do imóvel com grama, poleiros e um ninho.

Ter galinha em apartamento é possível, mas, precisa organizar o ambiente (Imagem: Blogspot)

Outro ponto importante é com relação à iluminação. Galinhas e galos devem ser criados à luz natural. Deixá-los expostos à luz artificial durante muito tempo, sobretudo antes de ir dormir, pode estressá-los e ainda afetar seus hormônios.

Vale lembrar que o barulho pode incomodar os vizinhos de manhã cedo. As galinhas costumam ser mais silenciosas que os galos, mas em todo caso, é preciso manter as janelas fechadas.

Veja ainda: Aves exóticas: conheça 4 pets para criar em casa ou no campo

Quais os cuidados necessários?

Antecipadamente, saiba que os principais cuidados com a saúde dos bichinhos são em relação ao espaço com grama e poleiro, e à alimentação.

Dessa maneira, pense em soluções possíveis antes de adquirir galinhas ou galos de estimação para não causar privação ao pet.

Alimentação

As galinhas e galos são conhecidos por comer tudo que veem pela frente. Entretanto, eles também necessitam de uma dieta balanceada.

Não é indicado dar restos de comida, já que os produtos consumidos por humanos podem causar acúmulo de gordura no fígado.

comida de galinha
Saiba que alimentar a galinha com grãos é o mais indicado (imagem: Erdus.club)

Enquanto isso, algumas rações possuem proteínas em excesso, tendo em vista que foram desenvolvidas para engordar galinhas de granja.

Desse modo, a alimentação das aves pode ser à base de ração, tubérculos, frutas, raízes e vegetais.

Limpeza

Por fim, manter o ambiente em que uma galinha ou galo de estimação fica é essencial. Principalmente em casas ou apartamentos. Afinal, ninguém quer viver em um local sujo e que cheira mal, não é mesmo?

A frequência da limpeza varia de acordo com a quantidade de sujeira no espaço, sendo assim, limpe-o de uma a duas vezes por semana, isso pode ser suficiente.

Continue lendo: Como o gato interage com seu dono? Ensine seu felino a dar a pata e muito mais

Gostou da matperia? Acompanhe mais em nossas redes sociais e compartilhe: FacebookInstagranTwinter e Pinterest

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais

Política de Privacidade e Cookies