Entenda mais da pandemia e os cuidados com os animais de estimação

Essa relação ficou ainda mais forte durante a pandemia

Desde tempos imemoriais, o homem desfruta da presença de animais de companhia, como cães e gatos. Este último tem um significado particular dado por civilizações antigas como a egípcia, onde eram reverenciados como deuses. Ainda assim, o quadro não é diferente nos dias atuais. Por isso que hoje (29/03) aqui no Notícias Pet do Folha Go quero falar com vocês sobre os benefícios de ter animais de estimação, estes que têm sido fundamentais durante a pandemia.

Mas para quem tem animais de estimação é importante saber uma série de cuidados e assim eles desfrutem de boa saúde. Veja quais são eles no decorrer da matéria.

Pandemia e animais de estimação

animais
Muitos pets e felinos foram adotados na pandemia Foto – Pixabay

Muitas pessoas desenvolveram estresse e ansiedade devido ao confinamento, e por não poderem ver seus familiares e amigos, houve o aumento do sentimento de solidão.

Certamente, quem tem bichinho de estimação e está lendo este artigo atesta que, diante do sentimento de opressão, não há melhor calmante do que um ronronar, um chamego ou um olhar de esperança daquele ser que não precisa falar para te deixar saber que tudo ficará bem.

Mas de onde vem essa sensação de tranquilidade que eles nos proporcionam? Tudo começa com os laços de afeto que se desenvolvem entre o animal e seu guia.

É difícil colocar em palavras, mas é algo que você sente por dentro desde o primeiro contato com o pet.

Pesquisa sobre o assunto

animais
Muitas pesquisas atestam os benefícios dos animais de estimação Foto – Pixabay

Sobre pandemia e animais de estimação já existem estudos comprovando os benefícios de tê-los como integrantes da família. Inclusive, um estudo, realizado pela Universidade de Nova York (EUA) descobriu que os proprietários aumentaram sua apreciação para seus animais durante a primeira fase de confinamento.

Assim, os pesquisadores observam que os donos dos animais de companhia frequentemente expressaram durante o estudo que não poderiam viver sem seus animais de estimação e que eles eram um “presente do céu” ou um “salva-vidas” durante a pandemia.

Nesse sentido, o estudo vem investigando o papel dos animais como fonte de suporte físico e emocional durante a pandemia.

Além disso, os pesquisadores apontam que houve consenso entre os participantes do estudo de que os animais de companhia eram uma fonte de apoio, proporcionando amor incondicional, carinho e companheirismo.

Frequentemente, percebeu-se que os animais podiam melhorar o humor, reduzir o estresse e ajudar as pessoas em geral a lidar com a fase de confinamento desencadeada pela Covid-19.

E em caso de contágio?  Quais os cuidados?

Mesmo sendo uma companhia, eles também requerem cuidados. Por exemplo:

  • Se você suspeitar que você ou alguém de sua família está infectado com Covid-19, deve cuidar de seu animal de estimação restringindo o contato, assim como faria com outra pessoa.
  • Interessante encaminhar seus cuidados para outra pessoa enquanto estiver doente.
  • Se você mora sozinho com o animal e ninguém pode cuidar dele, limite o contato direto tanto quanto possível,.
  • Lembre-se de lavar muito bem as mãos antes e depois de tocar em seus brinquedos ou pratos de comida e água.
  • Obviamente, você também deve aumentar os cuidados nas caminhadas, porque se você estiver infectado deve manter uma quarentena estrita, sem sair de casa. Além disso, limite as demonstrações de carinho para este momento: nada de beijos, carinho ou mimos.

Por último e não menos importante, lembre-se de que em todos os momentos, e não apenas no meio desta pandemia, você deve manter medidas de higiene com seus animais de estimação, como lavar bem as mãos após tocá-los, brincar com eles ou dar-lhes comida.

Saiba mais: Proteção animal e os benefícios da castração em cachorros.

Comments are closed.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais

Política de Privacidade e Cookies