Conversa de gato: entenda os diferentes tipos de miado

É possível deduzir o que os gatos querem dizer através dos tipos de som que eles emitem. Saiba como identificá-los.

Já imaginou o quanto a vida seria diferente se pudéssemos entender o que nossos animais de estimação estão falando? Pois bem, por enquanto ainda falamos idiomas bem diferentes, mas é possível deduzir o que os bichinhos querem dizer através dos sons que eles emitem. Os gatos, por exemplo, expressam diferentes tipos de miado. Aprenda a identificá-los hoje, 24/11, neste artigo do portal Folha GO.

Conversa de gato: entenda os diferentes tipos de miado
Conversa de gato: entenda os diferentes tipos de miado | Imagem: BrAt_PiKaChU | Istock

Leia também: O gato escolhe o seu dono? Descubra agora e veja como conquistá-lo

Entenda os diferentes tipos de miado

O miado é o principal meio de comunicação dos gatos com os humanos. É através desse som que eles chamam a nossa atenção e expressam seus desejos e incômodos.

Uma curiosidade interessante é que eles só miam para falar com pessoas. Para se comunicar com outros gatos ou animais, os bichinhos utilizam linguagem facial e corporal.

Ademais, cada gato desenvolve um miado diferente para conversar com seus donos. Isso quer dizer que, apesar de serem da mesma espécie, eles se comunicam de maneira distintas.

No geral, os felinos podem utilizar o miado para demonstrar que estão sentindo fome, calor, dor ou medo, por exemplo.

Além disso, outros motivos comuns são quando eles estão estressados e precisam de atenção, quando estão no cio, quando querem passear ou mudar de ambiente.

Para cada uma das razões, os gatos emitem três tipos de miado que se diferenciam pelo tom.

Tipos de miado

Longo e grave: Esse tipo de miado indica reclamação. Sempre que o gato miar dessa maneira pode ter certeza que ele está insatisfeito e protestando por algo.

Médio: geralmente indica alguma necessidade. Pode ser fome, sede ou vontade de ir ao banheiro.

Curto e agudo: é o modo de cumprimentar os humanos. Nesse caso, ele está dizendo “oi”. É bastante comum ao recepcionar os donos após um longo período longe de casa.

Para facilitar o entendimento também é importante observar a linguagem corporal do gato. Ou seja, o modo como eles movimentam o corpo ou o rabo também auxiliam a decifrar o que eles querem.

Veja ainda: Conheça o perfil de 5 donos de gatos: sabe qual é o seu? Descubra aqui

Aplicativo MeowTalk | Imagem: MeowTalk/Akvelon

Aplicativo para smartphone traduz miado de gato

Se mesmo após ler sobre os tipos de miado, você ainda não conseguir entender o seu gato, a tecnologia pode ajudar.

É que há um aplicativo para celular em desenvolvimento e promete traduzir o miado dos felinos.

Chamado “MeowTalk”, a ferramenta grava o som emitido pelo animal e tenta identificar o significado com o auxílio do tutor do animal.

O dono, por sua vez, cria rótulos para os diversos tipos de som. Desse modo, o app cria um banco de dados de acordo com cada gato e a tradução da ferramenta é feita seguindo o perfil do animal.

Até agora há 13 frases disponíveis no vocabulário do aplicativo, tais como “Olá”, “Me dê comida”, “Estou bravo” e “Me deixe em paz”.

O aplicativo é grátis e está disponível na Google Play Store (para celulares Android) e na App Store (para Iphones).

Vale lembrar, contudo, que o MeowTalk ainda está em fase de desenvolvimento. Então, pode ser que ainda haja alguns erros em sua funcionalidade.

Continue lendo: 13 curiosidades impressionantes sobre os gatos; descubra aqui

Gostou dessa matéria? Acompanhe mais em nossas redes sociais e compartilhe: FacebookInstagramTwitter e Pinterest.

Comments are closed.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais

Política de Privacidade e Cookies