Aprenda agora como escovar os dentes de seu animalzinho de estimação

Cuidar dos dentes do seu pet só traz benefícios à saúde

Escovar os dentes de seu animalzinho é um ato de cuidado e carinho. E, com certeza, a higiene bucal é importante para todos os pets. Mas hoje, 23/11, no Folha Go, traremos especialmente uma matéria com boas maneiras para cuidar dos dentes do seu cachorro. E você também, vai aprender mais detalhes sobre os utensílios e qual o é o mais indicado para deixar os dentes do seu cão de estimação bem limpinho e com hálito agradável. Essas dicas e tantas outras você encontra na coluna GO Pets.

Leia ainda: Voluntários da causa animal têm circulação livre garantida no Rio

Aprenda agora como escovar os dentes do seu animalzinho
É preciso carinho para escovar os dentes do seu animalzinho (Crédito Bing)

Então, leia a matéria até o fim e aprenda truques para cuidar dos dentes do seu cachorro. Ainda, veja também dicas para eliminar o tártaro e do seu animalzinho.

Por que é preciso escovar os dentes do cachorro?

Você já se perguntou se escovar os dentes do cachorro é muito importante? Essa ação com seu amiguinho de 4 patas serve para evitar o tártaro, uma doença que mata seu animalzinho devido ao acúmulo de bactérias,.

O fato é que elas podem cair na circulação sanguínea e alojar no coração. Além disso, a higiene bucal melhora e muito, o hálito.

Nesse sentido, os dentes mal cuidados acumulam placas e podem até cair. Ademais, trazem doenças na gengiva e infecções que provocam risco graves à saúde do animal.

O ideal é acostumar seu cãozinho a escovar os dentes quando ainda é filhote. Porém, os cães adultos também podem ser ensinados a ter esse hábito.

Antes de mais nada, você precisa usar escovas próprias para cachorro. Elas possuem as cerdas arredondadas e assim não machucam seu animalzinho.

A pasta de dente também deve ser a recomendada para pets.  Afinal, possuem produtos que não agridem o organismo, além de terem gosto mais agradável, de frango ou carne.

Leia ainda: Brincadeiras animadas para dar boas risadas com seu pet

Como escovar os dentes do cachorro?

É preciso amor para escovar os dentes do seu cãozinho. Desse modo, o tutor não deve ficar por cima do animal. Experimente ficar ao lado ou se ajoelhar perto do seu pet. Se você perceber que ele está nervoso ou ansioso, faça carinhos e converse com ele.

A tutora Mariana Jacob conta que seu cachorro Rocky não deixava escovar os dentes e que foi preciso muito amor e paciência para ele se acalmar.

“Uma boa dica que dou é ir acostumando o cachorro com o gosto da pasta de dente. Coloque um pouco no seu dedo e deixe ele lamber. Tente repetir isso por alguns dias para ver se o gosto agrada , caso contrário troque o sabor”, disse à reportagem.

Logo depois dele se acostumar com o gosto, você pode usar a escova. Mas, tenha cuidado com a força, seja suave para não machucar a gengiva e estressar seu bichinho.

Outra dica é não escovar todos os dentes de uma vez. Escove os da frente nos primeiros dias. Depois, quando ele estiver acostumado, aumente a quantidade. Se ele parecer irritado, não insista. Deixe para outra semana.

O ideal é escovar os dentes todos os dias ou pelo menos 3 vezes por semana. Mas essa será uma conquista aos poucos. Visitas ao veterinário para limpezas também são importantes para eliminar o tártaro.

Dicas caseiras para acabar com o mau hálito

Algumas dicas caseiras podem te ajudar a acabar com o mau hálito do seu animal. Afinal, uma boca limpinha é sinal de saúde. Existem ossos e brinquedos mastigáveis que ajudam a limpar os dentes. Além disso, soluções bucais podem ser compradas em lojas de pets.

Porém, existem opções caseiras como o óleo de coco. Coloque uma colher de chá sobre a comida e verá uma melhora. Da mesma forma, a canela pode ser colocada na refeição. Mas neste caso apenas uma pitada.

Aprenda a escovar os dentes do seu animalzinho e evite doenças que podem trazer sérios riscos à saúde.

Leia ainda: As 06 raças populares do porquinho da índia e preço médio

Gostou dessa matéria? Acompanhe mais em nossas redes sociais e compartilhe: FacebookInstagranTwinter e Pinterest

Comments are closed.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais

Política de Privacidade e Cookies