Já ouviu falar em estômago de avestruz? Conheça mais sobre essa ave

Saiba as características e as curiosidades do avestruz

O avestruz é conhecido por comer de tudo e ter a mania de esconder a cabeça em um buraco quando está com medo. Mas será verdade que o estômago de avestruz é diferente de outros animais? É o que vamos desvendar hoje, 29/11, no Folha GO. Saiba mais sobre essa ave interessante em nossa coluna Pets.  

Leia ainda: Conheça as expressões populares com nomes de animais mais utilizadas pelos brasileiros

Já ouviu falar em estômago de avestruz? Conheça mais sobre essa ave
O avestruz se alimenta de grandes pedaços de frutas e vegetais ( Crédito Recreoviral)

Leia a matéria até o fim e descubra as curiosidades sobre o avestruz. Além disso, saiba se as pessoas que comem de tudo podem realmente serem chamadas de donos de estômago de avestruz”. 

Características do avestruz  

O avestruz é uma ave que veio da África e pode ser encontrada no Brasil. Embora tenha asas, não voa. Os machos pesam até 155 kg e medem 1,8m a 2,7m de altura. Por outro lado, as fêmeas pesam 130 kg e medem até 2 metros.  

A plumagem também é diferente. Assim, o macho tem a cor preta com as patas e asas brancas. Por outro lado, as fêmeas são cinza. Suas pernas são fortes, entretanto, não possuem penas. O avestruz é veloz, logo, alcança a velocidade de 80km/hora.  

A ave tem o pescoço longo e a cabeça pequena. Assim, seus olhos são maiores do que o tamanho do seu cérebro. O valor de um avestruz adulto é em torno de R$ 8000,00 enquanto que um filhote custa R$ 900,00. Eles vivem por volta de 50 anos.  

Ovo do avestruz  

O ninho do avestruz pode ter de 15 a 60 ovos. Ele é formado por um buraco de uso coletivo escavado no chão. Dessa forma, todas as fêmeas põem seus ovos no mesmo ninho. Uma fêmea põe de 40 a 100 ovos por ano. 

Apesar de as fêmeas chocarem os ovos de dia e os machos de noite, o comportamento na criação é curioso: depois que os filhotes saem dos ovos, são criados, exclusivamente, pelos machos. 

O ovo do avestruz pesa 1,4 kg, logo é considerado o maior ovo que existe. Assim, ele vale por 20 ovos de galinha. O preço de um ovo desse animal é RS 100.00.

Além do uso na alimentação, a casca do ovo é muito forte. Dessa forma, é utilizada em artesanato para decoração e também em pinturas. 

Leia ainda: História emocionante de Golden que arrasta corpo de amigo atropelado

Já ouviu falar em estômago de avestruz? Conheça mais sobre essa ave
O ovo do avestruz é reconhecido por ser rico em proteínas ( Crédito Blogspot)

Estômago de avestruz e outras curiosidades 

O avestruz possui 2 estômagos e se alimenta de sementes, vegetais, frutas, grãos, ervas além de outros insetos e pequenos animais. Contudo, o gafanhoto é a refeição principal dessa ave, porém eles também comem ratos e lagartos.  

Como não possuem dentes, eles engolem pedrinhas para ajudar a esmagar os alimentos. A ideia de que o avestruz come de tudo acontece porque ao engolir pedras, eles acabam, sem querer, ingerindo areia e outros objetos.  

Da mesma forma, esconder a cabeça no buraco é um mito. Isso surgiu porque, ao se alimentar, eles colocam a cabeça em arbustos e, assim, ela parece estar enterrada na areia. Além disso, eles deitam no chão para se esconder dos predadores.  

 Leia ainda: Conheça as características e curiosidades da ema, ave nativa do Brasil

Gostou dessa matéria? Acompanhe mais em nossas redes sociais e compartilhe: Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest. 

Comments are closed.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais

Política de Privacidade e Cookies