Gato de raça York Chocolate: o pet elegante que homenageia a cidade de Nova York

O pelo marcante é uma das principais características da raça, ainda não reconhecida por algumas entidades felinas.

Anúncio


Uma raça criada no meio urbano na década de 1980, e que há pouco tempo foi reconhecida pelas principais associações felinas. Esse é o York Chocolate, um gato grande, resistente e elegante, que tem conquistado tutores de todo o mundo. Conheça mais sobre esse animal, hoje, 22/12, no Folha Go. 

Continua depois da publicidade

Leia mais: Descubra O Gato Ashera: Pet Exótico, Raro E Enorme Que Pode Custar Até R$ 250 Mil

A origem do York Chocolate

Os primeiros registros do York Chocolate são dos Estados Unidos em 1983. Esse felino é o resultado do cruzamento de gatos domésticos, que acabaram gerando uma raça totalmente nova, com características únicas, mas marcantes. A principal delas é o pelo espesso da cor marrom chocolate, muito macio e bonito. 

Continua depois da publicidade
O pelo espesso da cor marrom chocolate é uma característica marcante dessa raça. | créditos da imagem Mypet.net

Esse gene da cor chocolate possivelmente vem dos siameses, ancestrais do York Chocolate, mas não o Siamês atual, e sim o antigo, um pouco diferente do atual. 

Continua depois da publicidade

No entanto, somente em 1995 as entidades felinas começaram a reconhecer a raça. A primeira delas foi CCA (Canadian Cat Association), seguida da CFF (Cat Fanciers Federation).

Como saber se é puro

O York Chocolate é um gato grande e pode chegar aos 8 quilos, menos não sendo obeso. O corpo é comprido, formados por músculos longos, embora sejam firmes e fibrosos. Apresenta uma cabeça ligeiramente arredondada com focinho médio, orelhas grandes, bem separadas e com pontas arredondadas. 

Leia mais: Você sabia que existem vários tipos de arranhadores para gato? Confira aqui

A pelagem é semi-longa ou longa, fina, sedosa e dividida em duas camadas. Na região do pescoço, do peito e das costas essa pelagem se mostra mais densa. Dessa forma, a cor varia do chocolate ao lilás uniforme, podendo apresentar também essas duas cores. 

Os filhos nascem com uma cor mais clara que os adultos, podendo apresentar marcas até os 18 meses de vida. A cauda é comprida, fina e possui uma pelagem densa, que vai se afilando na extremidade. As patas são pequenas e arredondadas com pelos interdigitais. 

Sua origem no campo faz dele um caçador natural | Créditos da imagem: Catpedia

Como é ter um York Chocolate

É uma raça ativa, porém carinhosa e que aprecia a companhia humana. Sua origem no campo faz dele um caçador natural, portanto não se surpreenda se aparecer algum animalzinho morto como “presente”. 

Dessa forma, como bom companheiro, convive bem com outros animais, com crianças e com idosos. No entanto, precisa de brincadeiras interativas, principalmente se morar em apartamentos ou casas menores. Se um visitante o acariciar, dificilmente ele vai se esquivar ou ser agressivo. 

Esse gato gosta, por exemplo, de participar das atividades de casa, por isso não se surpreenda se ele quiser atenção quando estiver fazendo alguma coisa como escrevendo no computador ou cozinhando. Ele vai querer saber o que você está fazendo e em alguns casos “ajudar” na tarefa, mas do jeito dele: brincando e querendo carinho. 

Leia mais: Cachorro mini: conheça o Jack Russell Terrier, um cão super enérgico

Ademais, mesmo com a boa convivência, ele pode ficar bem sozinho se tiver comida e água à disposição. Portanto quem mora só também pode ter a companhia de um York Chocolate. Quando chegar em casa, ele vai recebê-lo com um ronronar, mostrando a felicidade em te ver. Vai ser sempre leal aos seus tutores e pode até defendê-los se for preciso.

Por fim, gostou dessa matéria? Acompanhe mais em nossas redes sociais e compartilhe: FacebookInstagramTwitter e Pinterest.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais

Política de Privacidade e Cookies