Meu gato é limpinho e não precisa de banho: será mesmo verdade? Saiba mais

Há muito tempo ouvimos dizer que gatos são limpinhos e que fazem seu próprio asseio. Mas será que é suficiente?

Há muito tempo ouvimos dizer que gatos são limpinhos e que não precisam tomar banho ou até, que eles são independentes e que fazem sua própria higiene. Contudo, alguns especialistas, afirmam que o hábito de higienização dos felinos é, sim, necessário. Afinal de contas, será mesmo que gato não precisa tomar banho? Confira hoje (21) e entenda mais sobre o tema logo abaixo.

Leia também: Banho no pet: veja agora os cuidados para a hora do banho em casa

Gato não precisa tomar banho: saiba mais

Quem tem gatos como animal de estimação sabe o quanto é difícil dar banho nesse pet, não é mesmo? Eles esperneiam, arranham e miam bastante. Tudo para não encarar a água. Por isso, aliado à crença de que esses bichanos são limpos, muitos tutores evitam banhá-los.

Meu gato é limpinho e não precisa tomar banho: será mesmo que gato não precisa tomar banho?
O banho do gatinho é importante | Imagem: Gazeta Digital

Os gatos são naturalmente preocupados com limpeza. Eles passam horas se lambendo durante o dia para remover os pelos mortos e sujeira.

Contudo, às vezes a sujeira não é removida ,completamente apenas com a língua do animal e, dessa forma, é preciso dar banho no nele, limpar ouvidos e orelhas, e outras demandas de higiene.

Frequência

Mas ao contrário dos cachorros, os banhos em felinos não precisam ser frequentes. A prática vai depender da rotina e hábitos do animal. A maioria dos veterinários indicam, que o procedimento seja realizado em média, a cada 6 meses ou mais.

A propósito, o primeiro banho pode ser dado ainda na fase de socialização do bichinho, entre 2 e 3 meses de idade. Esse período é ideal, pois ele vai “se acostumar” e não ficará tão incomodado nas próximas vezes.

Veja ainda: Banho e tosa em cachorros são complicados? Entenda a importância e saiba quando fazer

Cuidados necessários para dar banho em gatos

Antecipadamente, saiba de algumas medidas necessárias antes do banho do seu bichinho. Isso por quê, são etapas bem importantes para evitar seu estresse e do animal.

Além disso, organize todo o material antes, e deixa-o à mão, seja  rápido nessa tarefa. Veja o que fazer.

Antes de começar o banho

Primeiramente, temos que cortar as unhas do gato no dia anterior para prevenir arranhões. Outro ponto importante, é utilizar algodão na orelha do animal, para evitar que a água entre no ouvido e cause danos a saúde do seu felino.

Temperatura da água

A pele dos gatos é bastante sensível e pode até queimar pela alta temperatura da água. Desse modo, o ideal é usar água morna. Assim, verifique a temperatura da água, antes de molhá-lo.

Para evitar que o animal se assuste, uma dica é colocá-lo em uma banheira ou bacia, utilizar uma esponja e ir molhando o bichinho aos poucos.

Produtos

Use shampoo neutro específico, para a pelagem do gato. Não utilizar shampoo de gente, de cachorro ou sabonetes, pois eles podem causar irritação, alergia ou perda de pelo. Além disso, faça a limpeza dos olhos e focinho apenas com uma gaze úmida.

Porém, não recomenda-se aplicar perfumes no pet, porque ele descaracteriza o odor natural do felino.

Secagem de pelo do gato
Use uma toalha macia e seque bem o pelo do seu animal | Imagem: reprodução Freepik

Secagem do pelo

Após o banho, seque bem o pelo do gato. Retire o excesso de água com uma toalha e em seguida use um secador de cabelo na temperatura de ar morno. Mas, atenção: mantenha uma distância segura para não machucar o animal.

É importante secar bem o pelo, já que a umidade favorece o aparecimento de fungos e dermatites na pele do seu gatinho.

Caso haja dúvidas, consulte um veterinário ou leve o seu bichinho para um pet shop. Os profissionais saberão orientar, como realizar os cuidados com seu amigo em casa e da melhor maneira, certamente..

Continue lendo: Pode usar shampoo de gente em cachorro? Veja 5 dicas para higienização de seu pet

Gostou da matperia? Acompanhe mais em nossas redes sociais e compartilhe: FacebookInstagranTwinter e Pinterest

Comments are closed.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais

Política de Privacidade e Cookies