Gato necessita de tosa? Descubra mais sobre esse cuidado com os felinos

Entenda mais e veja dicas de como e quando fazer a retirada dos pelos do seu bichano

Anúncio


Você sabe o que fazer para tosar um gato? Essa prática que é tão habitual nos cães gera dúvidas entre os tutores de felinos. Por isso, a coluna Pets, do Folha Go, te ensinará, nesta quinta-feira, dia 26/11, tudo sobre esse assunto. Leia até o final para ver dicas de como e quando fazer a retirada dos pelos do seu bichano.

Continua depois da publicidade

Inclusive, o estado geral da pele e da pelagem do seu gato são bons indicadores de sua saúde. Porém, é importante a limpeza regular para manter a higiene do seu gato em dia, livre de emaranhados e não importa o tipo de pelagem que ele tenha.

Leia tambémCão-guia: quais são as raças mais indicadas? Saiba como conseguir um

Continua depois da publicidade

Tosa de gato: saiba mais detalhes

gato
Saiba tudo sobre a tosa de gatos Foto – Dogcityvet

Não é comum ver gatos tosados. Justamente por conta dos pelos mais curtos, dificilmente um gato será tosado. No entanto, como existem felinos bem peludos, e o clima do Brasil é quase sempre quente, alguns animais podem ter a necessidade de tosar periodicamente.

Continua depois da publicidade

No entanto, a decisão de tosar um gato deve ser vista junto a um veterinário. Dessa forma, ele irá analisar a saúde do felino, e determinará se a tosa é permitida. Por isso, veja abaixo algumas raças que têm a necessidade de tosa:

  • Maine Coon;
  • Gato Norueguês da Floresta;
  • Persa;
  • Gato Angorá;
  • Ragdoll;
  • Birmanês;

Tipos de tosa

Existem diversos tipos de tosa. Por isso, saiba quais são as mais conhecidas.

Tosa higiênica: específica para a região íntima do felino. É indispensável para acabar com os nós nos pelos;

Tosa tradicional: consiste em aparar os pelos do animal de maneira uniforme em sua totalidade, dando mais conforto térmico para o bichano;

Veja aindaSaiba tudo sobre os 10 cachorros de raça mais desejados do Brasil

Como escovar o pelo de um gatinho

Gato necessita de tosa? Descubra agora Foto | Horgarmia

Mas algo que o tutor pode fazer sem medo, mas com cuidado, é a escovação do pelo do gato, principalmente aqueles com pelo maior. Confira algumas dicas:

  • Comece aos poucos para que seu gato se acostume a ser escovado ou penteado;
  • Sempre penteie seu gatinho na direção do crescimento dos pelos (e depois na direção contrária) para remover delicadamente os pelos soltos e pequenos nós;
  • Se você encontrar um nó difícil, seja gentil e paciente. Dessa forma, não puxe os pelos com força, pois pode danificar e machucar o animal;
  • Termine a sessão de escovação com uma brincadeira para deixar o seu gatinho mais feliz;
  • Na primavera e no verão, épocas de queda, escove o bichano regularmente e com mais cuidado. Use uma luva de massagem de borracha e penteie para remover os pelos soltos com mais facilidade.

Como cuidar de gatos de pelo curto

Nesse sentido, a escovação semanal é suficiente para gatos de pelo curto. Antes de escovar, você pode massagear o pelo contra a textura com uma luva modeladora para remover os pelos soltos e tonificar a pele. Se possível, use uma escova macia com cerdas de seda natural para evitar danificar o pelo.

Como cuidar de gatos de pelo médio e gatos persas

Apenas alguns minutos de escovação todos os dias evitarão nós e removerão a sujeira. É melhor usar um pente grande com dentes de metal. Adquira os pentes numa pet shop, por exemplo.

Deve-se ter cuidado com os pentes, pois eles penetram mais na pelagem do que as escovas e isso significa que há maior risco de irritar a pele. Portanto, certifique-se de escolher um bom pente.

tosa de gatos
Os gatos precisam de tosa (Imagem: Vet Quality)

A condição da pelagem do seu gato pode ser uma indicação útil de sua saúde e nutrição em geral. A escovação remove a poeira, a pele morta e os pelos soltos. Portanto, evitando emaranhados, o que pode, até mesmo, melhorar a circulação sanguínea.

A higiene regular também permite que você passe mais tempo com seu gato, além de fornecer a oportunidade de monitorar sua saúde.

Verifique se há problemas como manchas doloridas, feridas ou pelo emaranhado. Se o estado do pelo do seu gato mudar, visite o veterinário para um check-up.

Portanto, essas foram algumas dicas sobre higiene do gato. Sobre a tosa, o correto é sempre verificar junto ao veterinário sobre essa decisão.

Continue lendo: Quais são as raças de cães mais populares nos EUA? Descubra aqui

Gostou dessa matéria? Acompanhe mais em nossas redes sociais e compartilhe: FacebookInstagranTwinter e Pinterest

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais

Política de Privacidade e Cookies