Conheça o gato persa: olhos claros e pelagem peculiar para conquistar fãs

Descubra as principais características do gato persa. Assim como porque fazem sucesso entre seus tutores

O gato persa desperta atenção de muitos admiradores da raça. E essa espécie é bem diversificada, pois possui pelo macio, olhos destacados e ainda são calmos e dóceis. Hoje , 23/11, o Folha Go irá te apresentar as características desse bichano que é sucesso entre as famílias. Saiba mais sobre esses animais gentis e carinhosos na nossa coluna pets.

 

Gato Persa
Gato persa é carinhoso e faz sucesso com a criançada (Imagem: Zolina)

E o convite é que leia a matéria até o fim e descubra as principais características do gato persa. Assim como porque fazem sucesso entre seus tutores. Ademais, seu comportamento e cuidados necessários com a saúde.

Características do gato persa

Os persas possuem olhos grandes, pelo longo e focinho achatado. Eles apresentam diversas cores, porém, a branca é a mais popular. E claro, a raça recebe esse nome devido sua origem: a Pérsia, onde atualmente fica o Irã.

Além do mais, são animais calmos, companheiros, inteligentes e muito independentes. Entretanto, apesar da independência, adoram brincar e receber atenção de seus tutores.

Por outro lado, por serem tranquilos, gostam de ambientes calmos. Assim como, eles se dão bem com crianças e outros pets. Entretanto, para famílias mais agitadas são considerados muitos quietos.

Inspiração para desenhos

Entre os gatos persas famosos, podemos citar o Garfield e o Snowball, o gatinho do filme Stuart Little. Esses personagens com seus trejeitos alegram a criançada desde sempre.

E na vida real, esses bichanos são considerados expressivos.  Afinal, tentam se comunicar com seus donos através de miados e olhares, apesar da aparência séria.

Outros detalhes desse felino

Os persas são observadores e desconfiados também, além disso, preferem ficar em casa e não costumam pular em móveis. Ainda mais, não costumam dar atenção para todas as pessoas.

E não se espante, pois, definitivamente, ele escolhe para quem deve ir para o colo. Assim, é provável que não se importe muito com as visitas.

A  cauda desse pet, deve ser cuidada também, pois ela é pomposa, densa e precisa ser escovada frequentemente. Do mesmo modo, o pelo do bichano precisa ser penteado diariamente para evitar que se embole.

No verão, ele pode se sentir desconfortável. Dessa forma, o ideal é tosar os pelos. O banho deve ser, no máximo, uma vez por mês.

 

Conheça o gato persa: olhos claros e pelagem peculiar para conquistar fãs
O querido Garfield, um famoso gato persa dos desenhos ( Crédito Bing)

Cuidados com a saúde do gato persa

Primeiramente, você precisa cuidar dos olhos do seu pet. Limpe com soro fisiológico para evitar fungos e bactérias.

O gato persa, também desenvolve alguns problemas de saúde devido à hereditariedade. Bem como, seu focinho achatado pode trazer dificuldades para respirar.

Logo, é preciso deixá-los em ambientes com temperaturas frescas. Eles possuem muita sensibilidade ao calor.

Além disso, possuem problemas de pele (micose, coceira, fungos, infecções, seborreia oleosa). Fique atento e observe caso ele comece a se coçar mais que o normal.

Assim, para que seu gato tem mais saúde e bem estar, a escovação diária e o uso de shampoos e condicionadores adequados são essenciais e também uma forma de prevenção.

Outras doenças comuns são a atrofia progressiva e a doença renal. Dessa forma, os persas possuem tendência a desenvolver problemas renais.

Tendo isso em vista, faça controles periódicos com o veterinário e se informe mais com esse profissional dos cuidados com o pet.

Outro detalhe importante é que por serem caseiros, esses animais não devem ficar em quintais para evitar exposição ao calor e sujeiras.

E por último, vale dizer que a expectativa de vida do gato persa é em torno de 14 anos. Portanto, os tutores devem estar atentos aos cuidados com a saúde desse animal de estimação e assim ter longos dias com seu pet.

Gostou dessa matéria? Acompanhe mais em nossas redes sociais e compartilhe: FacebookInstagranTwinter e Pinterest

Comments are closed.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais

Política de Privacidade e Cookies